Pixel 4 traz gestos para launcher de terceiros e debloqueio facial com olhos fechados

Os novos Google Pixel 4 traz finalmente os gestos de navegação para os launcher de terceiros e seu desbloqueio facial funciona até mesmo com os olhos fechados, o que no final pode ser uma falha de segurança.

Pixel 4 e Pixel 4 XL foram lançados, Google chegou apostando em três novidades, a câmera dupla, até o Pixel 3, era apenas uma na traseira, também abandonou o leitor de digital para apoiar o desbloqueio facial 3D e trouxe um sensor de reconhecimento de gestos.

Mas claro que temos algumas novidades que estão surgindo no software, que poderão ser utilizados pelos consumidores dos Pixel 4 antes de todos.

Pixel 4 gestos de navegação para launcher de terceiros

Quando estava em versão de teste, o Android Q, atual Android 10, apresentou a navegação por gestos, o que tira os botões de navegação da parte inferior, permitindo controlar todo o sistema apenas realizando alguns gestos na tela.

Google Pixel 4 gestos de navegação suportado em launcher de terceiros

O maior problema dos gestos de navegação foi a falta de suporte para launcher de terceiros, então quando você usava, por exemplo, o Nova Launcher, o sistema desativa os gestos e trazia de volta os botões tradicionais, mas o Google revelou que já estava trabalhando para suportar outros launchers.

Agora o suporte foi ampliado nos Google Pixel 4, que chegam com o Android 10 com suporte para gestos de navegação em launcher de terceiros, o que permitirá personalizar o seu telefone sem se preocupar em perder qualquer recurso.

Esperamos que a novidade seja liberada para outros aparelhos em breve, se isso acontecer, possivelmente deverá ser feita através de uma atualização mensal.

Debloqueio facial com olhos fechados

Os Pixel 4 abandonam o leitor de digital e aposta apenas no desbloqueio facial 3D, isso graças aos seus sensores que conseguem reconhecer perfeitamente os usuários.

Mas o desbloqueio facial 3D tem um problema, o de reconhecer o usuário até mesmo com os olhos fechados, algo que pode colocar a sua privacidade e a segurança de seus dados em risco.

Isso significa que os Pixel 4 permite que alguém, por exemplo, pegue seu telefone quando está dormindo, consiga desbloquear apenas colocando perto do seu rosto e assim utilizando todos os seus recursos, tudo sem você nem desconfiar do que está acontecendo.

Google Pixel 4 desbloqueio facial

Curiosamente, o site The Verge apresentou uma foto com a opção que só desbloqueia o telefone quando o usuário está com os olhos abertos, mas essa opção foi removida no lançamento dos Pixel 4.

Como a opção de desbloqueio apenas com os olhos abertos já apareceu em uma imagem, isso indica que o Google já está trabalhando para trazer esse recurso para os consumidores do Pixel 4 e deixar os telefones e seus dados mais protegidos.

Via: Androidpolice e Theverge

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui