terça-feira, agosto 11, 2020

Números de telefones de WhatsApp aparecem em pesquisa do Google

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma simples pesquisa no Google pode revelar números de telefones de usuários do WhatsApp, algo que não deveria acontecer.

Um pesquisador achou vários números de telefones de muitos usuários do WhatsApp, alertou a empresa e a mesma falou que não é uma falha de segurança, mas sim algo que os usuários permitiram.

O problema é bem simples de se resolver, mas pode trazer problemas para as pessoas que foram afetados de alguma forma.

Números de telefones do WhatsApp estão aparecendo no Google

Basta uma pesquisa para encontrar números de usuários do WhatsApp nos resultados, o pesquisador que encontrou o problema relata o que acontece.

WhatsApp

Ao realizar uma pesquisa com wa.me, é encontrado números telefônicos de usuários e empresas de todas as partes do mundo, mas como o Google consegue ver a sua localização, ele irá mostrar resultados mais relevantes, ou seja, números do país de origem da pesquisa.

Isso acontece quando os usuários geram um link de convite para um chat, para conseguir criar um link para enviar para outras pessoas, o WhatsApp cria um link de endereço no site wa.me, aí que acontece o problema, que além e não contar com criptografia e nenhuma outra proteção, ele ainda permite que o Google indexe os endereços criados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Felizmente apenas o número de telefone de quem criou o link é exposto na internet, dados e informações pessoais não são mostradas.

Mas com o número exposto, os usuários correm alguns riscos como ter seu número adicionado em grupos, começar a receber links falsos, vírus e muito mais.

WhatsApp responde sobre números de telefones do WhatsApp aparecendo no Google

WhatsApp logo

A empresa fala que a descoberta não é uma falha de segurança, mas que os usuários ao criar um link, estão permitindo que eles fiquem públicos.

Que o número mostrado no Google não possui dados adicionais e informações dos usuários, e que facilmente os usuários do WhatsApp podem bloquear mensagens indesejadas ao toque de um botão.

Mesmo com essa resposta, muitas pessoas relatam que os números estão começando aos poucos a sumir do Google, o que indica que a empresa está finalmente desativando a indexação desses números diretamente no site da empresa.

Resumo

WhatsApp logo

A falha inicialmente não traz problemas de segurança para os usuários, já que dados e maiores informações continuam seguras, mas o problema é como pessoas mal-intencionadas podem utilizar o número, enviando links com vírus, informações falsas, spams e muito mais.

Como falamos, parece que o WhatsApp já deu um primeiro passo para remover esses resultados das pesquisas do Google, assim fazendo com que esses números não estejam mais visíveis tão facilmente.

Via: Medium

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

CEO da Xaomi fala que Mi Mix Alpha não será lançado e sobre o processador Surge

Mi Mix Alpha e processador Surge foram os destaques do CEO da Xiaomi, que falou um pouco sobre esses itens.

Preenchimento automático no Android 11 é integrado no teclado

O novo Android 11 traz um preenchimento automático mais inteligente, sendo totalmente integrado ao teclado. Atualmente o Android 11...

Mi A4 não deve ser lançado, Xiaomi pode estar abandonando Android One

Novas informações indicam que Mi A4 não será lançado, se isso acontecer irá indicar que a Xiaomi pode estar abandonando o programa...

MIUI receberá versão sem aplicativos pré-instalados proibidos na Índia

A Xiaomi revelou que a personalização MIUI terá versão sem aplicativos proibidos na Índia e que são pré-instalado de fábrica.

Galaxy Tab S7 tem taxa de atualização de 120Hz na resolução máxima

A linha Galaxy Tab S7 terá 120Hz de taxa de atualização na resolução máxima que cada tela suporta, uma novidade bem interessante...

Interessantes para você

Files do Google tem pasta segura que é acessada apenas com PIN

Em sua versão de teste, o Files do Google ganhou uma pasta segura para seus arquivos, sendo acessada apenas por PIN.

Google Play Services alcança a marca de 10 bilhões de downloads

A marca inédita de 10 bilhões de downloads foi alcançada pelo aplicativo Google Play Services, algo que nenhum outro app conseguiu fazer...

WhatsApp está testando silenciar notificações de usuário ou grupo para sempre

O mais recente teste do WhatsApp irá permitir silenciar notificações de usuários e grupos para sempre, algo que não está disponível no...

WhatsApp está testando um número em vários dispositivos ao mesmo tempo

Finalmente o WhatsApp começou a testar o recurso que permite utilizar um número em vários aparelhos ao mesmo tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui