MIUI 13 é anunciada: confira as novidades para celulares

Marcos Gonçalves da Silva
MIUI 13

A MIUI 13 finalmente foi apresentada, em seu anúncio, foram reveladas várias versões e muitas novidades destinadas para celulares.

MIUI 13 conta com o total de cinco versões diferentes, uma destinada para telefones, outra MIUI 13 Pad para tablet, MIUI 13 Watch para relógios inteligentes, MIUI 13 TV para televisores e outros dispositivos como TV Box e MIUI 13 Home, destinada para dispositivos internet das coisas e outros itens para controle da casa em geral.

Iremos falar da versão para telefones, que é a mais tradicional, e que muitas pessoas estão esperando receber o mais rápido possível.

Visual da MIUI 13 tem novidades para telefones

Os widgets ganham muitas melhorias de uma só vez, estão mais bonitos, eficientes e com novos recursos inéditos.

MIUI 13

Os usuários podem criar várias personalizações, deixando as telas únicas, existem widgets para todos os gostos, com informações, com jogos simples, recados, suporte para itens de saúde, exercícios e muito mais.

A MIUI 13 chega apostando em novos papéis de parede, que tentam trazer artes interessante para a tela do seu celular, mas também contam com papeis de parede que se movimentam, mostrando como vitamina C, ácido cítricos e outros são formatos.

MIUI 13

Personalização também traz novas fontes, com destaque para a MiSans, que otimiza o design, torna a leitura mais confortável e traz visual mais claro.

MIUI 13 tem melhorias importantes no desempenho

Para a maior suavidade, a fluência dos aplicativos do sistema MIUI 13 é de 20% a 26% melhor, e em aplicativos de terceiros, a melhoria é de 15% a 52%, isso em comparação com a MIUI 12.5 Enhanced.

Outra melhoria importante no desempenho da MIUI 13, é a quantidade de aplicativos que podem se manter abertos em segundo plano, sistema suporta até 14 aplicações ao mesmo tempo, o que é excelente para quem possui uma celular com muita memória RAM.

Assim como a MIUI 12.5 Enhanced Edition, a MIUI 13 utiliza alguns mecanismos para melhorar a performance de hardware e software.

MIUI 13

Temos o mecanismo de programação inteligente do processador de computação e reatualização, que nada mais é, que a união dos mecanismo de agendamento inteligente do processador (cálculo de fogo) e do Equilíbrio inteligente.

Para os usuários, isso significa que o sistema fica de olho no uso do hardware e nas aplicações, tem vários cenários pré-definidos para muitos usos e somente libera o poder necessário para o funcionamento dos apps, o que ajuda a economizar bateria e diminuir o uso do aparelho.

Mecanismo de memória atômica agora traz um gerenciamento mais fino da RAM, deixando mais apps na memoria e prontos para uso, o que acaba aumentando a performance em geral de todo o sistema.

Já com o armazenamento liquido da MIUI 13, a Xiaomi promete melhor desempenho na escrita e leitura de dados, mas o destaque é manter o armazenamento interno por três anos com menos de 5% de perda do desempenho.

Otimizações e melhorias da MIUI 13 para a privacidade

MIUI 13

O primeiro destaque é a proteção completa contra fraude, que irá te avisar quando uma ligação ou mensagem é normalmente utilizada para aplicar fraudes para tentar roubar seus dados.

A verificação facial foi otimizada, e agora é mais privativa, com opções até mesmo de esconder os itens que estão no fundo e focando apenas em seu rosto.

Temos uma marca d’água para documentos de identidade, que evita que roubo e abusos de suas informações.

Os aplicativos da MIUI 13 trazem maior transparência sobre os dados coletados e como esses dados são utilizados, o que permite que cada usuário tenha um controle melhor dos itens que os apps da fabricante podem ou não fazer.

Xiaomi Mi Magic Center está na MIUI 13

MIUI 13 Xiaomi Mi Magic Center

O novo Xiaomi Mi Magic Center está chegando em versão beta na MIUI 13, mas é bem interessante, já que é um centro de controle de conectividade entre diversos dispositivos da fabricante.

O Xiaomi Mi Magic Center foi feito para o conteúdo fluir perfeitamente entre os dispositivos, você pode “arrastar” a música para que ela troque de aparelho, e toque em outro.

Além disso, você pode arrastar aplicativos, que irá enviar o app do seu telefone para o tablet, sendo possível continuar a sua tarefa de onde parou, esse recurso foi mostrado com um vídeo em uso, então você poderá facilmente enviar filmes e series para diversos aparelhos.

O Xiaomi Mi Magic Center da MIUI 13 permite enviar mapas, trajetos, informações do celular para os relógios inteligentes.

Por fim, os relógios inteligentes podem utilizar o Xiaomi Mi Magic Center para enviar dados para outros dispositivos como TVs, o que permite fazer exercícios e conferir na tela informações em tempo real como batimento cardíaco, tempo, calorias perdidas e mais.

MIUI 13 começa a ser lançada em janeiro de 2022

MIUI 13 Logo
  • Os primeiros telefones que terão a MIUI 13 são os Xiaomi 12 Pro, Xiaomi 11 Ultra, Xiaomi 12, Xiaomi 11 Pro, Xiaomi 12X e Xiaomi 11, atualização chegará nos modelos 11 no final de janeiro de 2022.
  • No caso do Xiaomi Mix Fold, a atualização da MIUI 13 chegará no final de Abril de 2022.
  • Para tablets, MIUI 13 Pad estará disponível para os Mi Pad 5 e Mi Pad 5 Pro no final de janeiro de 2022.
  • Nos relógios inteligentes, a MIUI 13 Watch já está sendo disponibilizada para os Xiaomi Watch Color 2 e Xiaomi Watch S1.
  • MIUI 13 Home estará chegando em aparelhos selecionados no meio de janeiro de 2022.
  • MIUI 13 TV chegará em aparelhos selecionados a partir de final de janeiro de 2022.

Todas as datas são para o mercado chinês, ainda sem maiores informações para o restante do mundo nesse momento.

Tag
Compartilhe o artigo
Siga-nos
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.