quinta-feira, agosto 13, 2020

Malware agente Smith hackeia aplicativos para exibir anúncios no Android

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novo malware chamado agente Smith funciona de forma diferente, ele consegue hackear aplicativos para que esses apps exibam anúncios no Android.

Como o sistema mais bem utilizado no mundo, o Android é um dos alvos preferidos das pessoas mal-intencionadas que querem ter algum tipo de dados ou vantagens com o menor esforço possível.

O sistema Android conta com muitas proteções, a mais conhecida é Google Play Protect, que promete verificar todos os aplicativos do seu dispositivo e te alertar sobre malware e outros vírus em geral.

Mas mesmo com essa grande proteção, foi descoberto um novo malware, ele é chamado de agente Smith, isso em referência aos filmes de Matrix, que mostra o agente Smith invadindo e modificando pessoas, itens e códigos da própria Matrix da maneira que quiser para ter o máximo de vantagens sobre seus inimigos.

Malware agente Smith

O malware segue o mesmo rumo, após ser instalado, ele irá utilizar vários métodos diferentes para atacar e evitar ser descoberto.

A intenção do malware agente Smith não é roubar dados ou qualquer tipo de informação, mas sim de conseguir dinheiro com publicidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O próprio malware consegue hackear aplicativos que estão instalados no aparelho da vítima, para conseguir ser bem efetivo, ele mira nos aplicativos mais conhecidos como WhatsApp e o navegador Opera e assim começa a substituir parte dos códigos dos apps pelos seus próprios que conta com publicidade.

Isso significa que todos os aplicativos modificados começam a apresentar publicidades do hacker, assim a pessoa mal-intencionada começa a ganhar dinheiro apenas com esses anúncios que forma instalados em aplicativos gratuitos que anteriormente não possuía nenhuma publicidade.

malware Android

Foram mais de 25 milhões de aparelhos afetados pelo malware agente Smith, a maioria na Índia em que muitas pessoas baixam aplicativos da loja 9Apps, mas o novo malware também estava em forma de aplicativos de fotos, relacionados a sexo e em jogos.

O Google já removeu todos os aplicativos e jogos que escondia o malware agente Smith, assim a loja Google Play está livre dessa ameaça no momento.

Como sempre falamos, nossa recomendação é seguir nossas dicas de segurança para o Android e só baixar aplicativos de desenvolvedores confiáveis diretamente da loja Google Play.

Via: Checkpoint

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Tela do Galaxy Note 20 Ultra tem taxa de atualização variável para economizar bateria

Galaxy Note 20 Ultra tem taxa de atualização variável que se ajusta ao conteúdo para economizar bateria. Atualmente os...

Google Meet e Google Classroom receberão melhorias importantes

Google revelou que os Meet e Classroom irão receber melhorias importantes, que irão otimizar o uso em cada aplicação.

CEO da Xaomi fala que Mi Mix Alpha não será lançado e sobre o processador Surge

Mi Mix Alpha e processador Surge foram os destaques do CEO da Xiaomi, que falou um pouco sobre esses itens.

Preenchimento automático no Android 11 é integrado no teclado

O novo Android 11 traz um preenchimento automático mais inteligente, sendo totalmente integrado ao teclado. Atualmente o Android 11...

Mi A4 não deve ser lançado, Xiaomi pode estar abandonando Android One

Novas informações indicam que Mi A4 não será lançado, se isso acontecer irá indicar que a Xiaomi pode estar abandonando o programa...

Interessantes para você

Files do Google tem pasta segura que é acessada apenas com PIN

Em sua versão de teste, o Files do Google ganhou uma pasta segura para seus arquivos, sendo acessada apenas por PIN.

Google Play Protect alerta que AnTuTu é perigoso para ser instalado no Android

Aplicativo do AnTuTu está sendo considerado perigoso pelo Google Play Protect, sistema de proteção do sistema Android. Conhecido como...

Google melhora a proteção de dados dos usuários no Android

Google revelou melhorias para aumentar a proteção de dados dos usuários no Android e nas contas da empresa em geral.

Antivírus Microsoft Defender chega ao sistema Android

Microsoft revelou que o Microsoft Defender, antivírus da empresa, está chegando ao sistema Android, inicialmente em fase de teste e apenas para...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui