Novo malware chamado agente Smith funciona de forma diferente, ele consegue hackear aplicativos para que esses apps exibam anúncios no Android.

Como o sistema mais bem utilizado no mundo, o Android é um dos alvos preferidos das pessoas mal-intencionadas que querem ter algum tipo de dados ou vantagens com o menor esforço possível.

O sistema Android conta com muitas proteções, a mais conhecida é Google Play Protect, que promete verificar todos os aplicativos do seu dispositivo e te alertar sobre malware e outros vírus em geral.

Confira celulares em oferta na Amazon

Mas mesmo com essa grande proteção, foi descoberto um novo malware, ele é chamado de agente Smith, isso em referência aos filmes de Matrix, que mostra o agente Smith invadindo e modificando pessoas, itens e códigos da própria Matrix da maneira que quiser para ter o máximo de vantagens sobre seus inimigos.

Malware agente Smith

O malware segue o mesmo rumo, após ser instalado, ele irá utilizar vários métodos diferentes para atacar e evitar ser descoberto.

A intenção do malware agente Smith não é roubar dados ou qualquer tipo de informação, mas sim de conseguir dinheiro com publicidade.

O próprio malware consegue hackear aplicativos que estão instalados no aparelho da vítima, para conseguir ser bem efetivo, ele mira nos aplicativos mais conhecidos como WhatsApp e o navegador Opera e assim começa a substituir parte dos códigos dos apps pelos seus próprios que conta com publicidade.

Isso significa que todos os aplicativos modificados começam a apresentar publicidades do hacker, assim a pessoa mal-intencionada começa a ganhar dinheiro apenas com esses anúncios que forma instalados em aplicativos gratuitos que anteriormente não possuía nenhuma publicidade.

malware Android

Foram mais de 25 milhões de aparelhos afetados pelo malware agente Smith, a maioria na Índia em que muitas pessoas baixam aplicativos da loja 9Apps, mas o novo malware também estava em forma de aplicativos de fotos, relacionados a sexo e em jogos.

Compre smartphones e celulares na Amazon

O Google já removeu todos os aplicativos e jogos que escondia o malware agente Smith, assim a loja Google Play está livre dessa ameaça no momento.

Como sempre falamos, nossa recomendação é seguir nossas dicas de segurança para o Android e só baixar aplicativos de desenvolvedores confiáveis diretamente da loja Google Play.

Via: Checkpoint

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here