Nova falha descoberta no WhatsApp permitia invasão com apenas uma ligação, para se proteger, usuário só precisa atualizar para a versão mais recente do aplicativo.

A grande falha de segurança do WhatsApp foi descoberta depois que uma pessoa começou a receber ligações de números estranhos e pediu para a Citizen Lab avaliar o que estava acontecendo.

A empresa de segurança descobriu uma falha no WhatsApp que estava sendo explorada, ela permite que uma simples ligação consiga realizar um ataque no aparelho do usuário.

Confira celulares em oferta na Amazon

Para piorar ainda mais a situação, o usuário não precisa nem atendera ligação para ser vítima desse ataque, basta receber a ligação para que a vulnerabilidade entre em ação.

WhatsApp

Isso acontece graças ao estouro do buffer do aplicativo WhatsApp, ele permitia que os hackers conseguissem enviar códigos maliciosos nos pacotes de dados da ligação, depois que os dados são recebidos, o buffer do aplicativo sobrescreve a memória, assim o item malicioso consegue acesso ao telefone e faz o que bem entender.

O próprio WhatsApp revela que no Android essa falha de segurança está em versões anteriores a 2.19.134 e no WhatsApp Business nas versões anteriores a 2.19.44, então se estiver utilizando versões mais antigas, esse é um excelente momento para atualizar o aplicativo.

Mesmo com essa falha tão grande, os usuários em tese não precisam ficar preocupado, tudo indica que a falha foi descoberta pelo grupo NSO, que vendeu para alguns governos a maneira de realizar esse tipo de ataque.

Os governos em geral focam em poucos alvos, assim selecionando pessoas especificas para atacar e obter informações que estão procurando ou precisando naquele momento, por isso, muitas poucas pessoas foram atingidas realmente por esse problema.

Mas como segurança nunca é demais, é mais do que recomendado que você baixe e instala a versão mais recente do aplicativo WhatsApp em seu Android, assim se mantendo protegido dessa e de outras ameaças que podem utilizar a mesma falha para realizar ataques no futuro.

Compre smartphones e celulares na Amazon

Baixe agora na loja Google Play:

WhatsApp

Via: Forbes

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here