terça-feira, maio 26, 2020

Falha no WhatsApp permite invasão com uma ligação, atualize para se proteger

Nova falha descoberta no WhatsApp permitia invasão com apenas uma ligação, para se proteger, usuário só precisa atualizar para a versão mais recente do aplicativo.

A grande falha de segurança do WhatsApp foi descoberta depois que uma pessoa começou a receber ligações de números estranhos e pediu para a Citizen Lab avaliar o que estava acontecendo.

A empresa de segurança descobriu uma falha no WhatsApp que estava sendo explorada, ela permite que uma simples ligação consiga realizar um ataque no aparelho do usuário.

Para piorar ainda mais a situação, o usuário não precisa nem atendera ligação para ser vítima desse ataque, basta receber a ligação para que a vulnerabilidade entre em ação.

WhatsApp

Isso acontece graças ao estouro do buffer do aplicativo WhatsApp, ele permitia que os hackers conseguissem enviar códigos maliciosos nos pacotes de dados da ligação, depois que os dados são recebidos, o buffer do aplicativo sobrescreve a memória, assim o item malicioso consegue acesso ao telefone e faz o que bem entender.

O próprio WhatsApp revela que no Android essa falha de segurança está em versões anteriores a 2.19.134 e no WhatsApp Business nas versões anteriores a 2.19.44, então se estiver utilizando versões mais antigas, esse é um excelente momento para atualizar o aplicativo.

Mesmo com essa falha tão grande, os usuários em tese não precisam ficar preocupado, tudo indica que a falha foi descoberta pelo grupo NSO, que vendeu para alguns governos a maneira de realizar esse tipo de ataque.

Os governos em geral focam em poucos alvos, assim selecionando pessoas especificas para atacar e obter informações que estão procurando ou precisando naquele momento, por isso, muitas poucas pessoas foram atingidas realmente por esse problema.

Mas como segurança nunca é demais, é mais do que recomendado que você baixe e instala a versão mais recente do aplicativo WhatsApp em seu Android, assim se mantendo protegido dessa e de outras ameaças que podem utilizar a mesma falha para realizar ataques no futuro.

Baixe agora na loja Google Play:

WhatsApp

Via: Forbes

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Google Maps começará a mostrar lugares acessíveis para cadeirantes

Em sua nova atualização, Google Maps em alguns países começa a mostrar os lugares que estão acessíveis para cadeirantes ou para quem...

Android 11 irá informar melhor qual tipo de rede usuário está utilizando

Para deixar claro que rede o usuário está utilizando, o sistema Android 11 contará com informações mais destacada e eficiente.

Android TV com Chromecast integrado ganha reprodução de música em segundo plano

Nova atualização permite que aparelhos com Android TV que possuam Chromecast integrado possam reproduzir músicas em segundo plano. Para...

OnePlus desativará temporariamente filtro de raio-X no OnePlus 8 Pro

OnePlus revelou que estará desativando filtro de cor de raio-X na câmera do OnePlus 8 Pro, isso acontecerá depois de algumas polêmicas.

MIUI 12 terá recurso na câmera que clona pessoa no mesmo cenário

MIUI 12 em versão de teste já conta com recurso que permite clonar a mesma pessoa em um cenário, algo que será...

Interessantes para você

WhatsApp Beta conta com QR Code para compartilhar seu contato

A mais recente versão Beta de WhatsApp está recebendo o recurso de QR Code que permite compartilhar mais facilmente seu contato.

Xiaomi é acusada de violar privacidade dos usuários em seus telefones e apps

Pesquisadores acusam a Xiaomi de violar a privacidade dos usuários nos telefones e até em alguns apps. Nos últimos...

Facebook ganha chamadas de vídeo com até 50 pessoas com ou sem conta

Empresa revelou que o Facebook está recebendo o Messenger Rooms, que permite fazer chamadas de vídeos com 50 pessoas, não importa se...

Google Duo terá mais participantes, melhor codec para internet lenta e mais

Google Duo começa a receber melhorias importantes, como melhor codec para chamadas em internet lenta, maior número de participantes e outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui