Como usar a Pasta Segura nos Samsung Galaxy para manter apps de banco seguros

Marcos Gonçalves da Silva 23 de maio de 2022
Atualizado seg/05/22 em 2:36 PM
Pasta Segura Samsung Galaxy

Pasta Segura é um recurso disponível nos Samsung Galaxy, ele consegue deixar os apps de bancos mais seguros, mas também faz o mesmo com outros apps e arquivos no geral.

Com muitos roubos de celulares acontecendo e muitas pessoas tendo seus apps de banco utilizados para enviar dinheiro, fazerem empréstimos e muito mais.

Resolvemos ajudar quem possui um Samsung Galaxy a manter seus aplicativos de bancos, outros e até mesmo arquivos seguros, o que irá dificultar ainda mais que estranhos tenham acesso a esses itens, mesmo com o telefone em mãos.

Para que serve a Pasta Segura nos Samsung Galaxy?

O recurso de Pasta Segura está disponível nos Samsung Galaxy, essa função está disponível para aumentar a segurança e proteção de dados dos usuários dos aparelhos da fabricante.

Pasta Segura Samsung Galaxy

Isso significa que a Pasta Segura nos Samsung Galaxy é um lugar privativo que apenas você terá acesso, então pode guardar itens como arquivos e até manter aplicativos protegidos de acesso não autorizado.

Com maior segurança em geral, os usuários estarão protegidos de muitas formas diferentes, a principal é manter todo mundo longe dos seus aplicativos de bancos, mesmo se o telefone for roubado com a tela ligada, o acesso aos arquivos e apps dessa pasta, exigirá o leitor de digital ou uma senha extra.

Como ativar a Pasta Segura dos Samsung Galaxy

Para ativar o recurso, você precisa seguir alguns passos, confira:

  • Entre em configurações
Pasta Segura Samsung Galaxy
  • Selecione Biometria e segurança
  • Aperte em Pasta Segura
Pasta Segura Samsung Galaxy
  • Na tela de “Bem-vindo à Pasta Segura”, aperte em “continuar”, aceite as permissões e espere a pasta ser criada
  • Na próxima tela, selecione o tipo de bloqueio da pasta segura, a recomendação é ativar “Impressões digitais” e selecionar “Senha” o que aumentará a segurança e evitará acessos indevidos
Pasta Segura Samsung Galaxy
  • Com a pasta criada, você já pode adicionar apps e arquivos que ficarão protegidos.

Lembrando que é preciso testar para saber se todos os recursos dos aplicativos estão funcionando corretamente, já que alguns apps podem apresentar alguma incompatibilidade com o recurso de Pasta Segura.

Pasta Segura dos Samsung Galaxy: Como adicionar aplicativos

Com a Pasta Segura já criada em seu Samsung Galaxy, agora você poderá adicionar seus aplicativos nela e manter tudo mais seguro.

  • Entre na Pasta Segura, normalmente existe um atalho no meio da gaveta de aplicativos, se não achar, basta ir em “Configurações”, “Biometria e segurança” e depois aperte em “Pasta Segura”
Pasta Segura Samsung Galaxy
  • Dentro da Pasta Segura, aperte no sinal de “+”
  • Agora selecione o aplicativo que você quer colocar na pasta, depois de selecionar todos os apps, aperte em “adicionar”

Diferente do que é esperado, os aplicativos não são movidos, mas são espelhados, ou seja, é criado um segundo aplicativo, então é preciso configurar novamente todos os apps criados na pasta, depois de colocar seus dados e conferir se tudo está funcionando, limpe ou desinstale as aplicações tradicionais que estava utilizando anteriormente, para que elas não mantenham seu dados.

Pasta Segura Samsung Galaxy

Também é possível se logar nas lojas Galaxy Store ou Google Play Store na própria Pasta Segura e realizar o download dos aplicativos, algo que só irá aparecer nessa pasta.

Como mover arquivos e imagens para a Pasta Segura dos Samsung Galaxy

Pasta Segura Samsung Galaxy

Arquivos e imagens são bem simples de serem movidos para a Pasta Segura dos Samsung Galaxy

  • Entre no gerenciado de arquivos da Samsung
  • Selecione a categoria ou faça uma busca pela imagem ou arquivo que está procurando
Pasta Segura Samsung Galaxy
  • Aperte e segure o dedo sobre o item, se precisar, selecione outros arquivos
  • Agora aperte no botão “Mais”
  • E depois selecione a opção “Mover para Pasta Segura”
Pasta Segura Samsung Galaxy
  • Pronto, os itens estão protegidos na sua pasta a partir de agora.

Aumentando ainda mais a segurança escondendo a Pasta Segura na gaveta de aplicativos

Como falamos, ao criar a Pasta Segura em seu Samsung Galaxy, de forma automática, o recurso cria o ícone e atalho para a Pasta Segurança no meio dos outros aplicativos na gaveta de apps.

Isso significa que facilmente alguém pode ver que existe uma pasta que está protegida, mas claro, que não conseguirá acessar sem a digital ou a senha.

Mas para aumentar ainda mais a sua segurança, o ideal é remover esse ícone, algo bem simples de se fazer, confira:

  • Entre na Pasta Segura
Pasta Segura Samsung Galaxy
  • Aperte nos três pontinhos ao lado da lupa de pesquisa
  • Selecione “Configurações”
Pasta Segura Samsung Galaxy
  • Agora basta desativar a opção “Adicionar Pasta Segura à Tela de aplicativos”
Pasta Segura Samsung Galaxy
  • O ícone não será mais mostrado na gaveta de aplicativos.

Então a partir de agora, para achar o recurso, você precisa ir em “Configurações”, “Biometria e segurança” e “Pasta Segura”, mas também pode ir apenas em “Configurações” e pesquisar por “Pasta Segura” para ir um pouco mais rápido.

Aprimorando a segurança ao máximo fazendo a Pasta Segura sempre pedir a senha

Agora temos uma última parte para manter a segurança no nível aprimorado e realmente evitar que qualquer pessoa tenha acesso aos arquivos e aplicativos da pasta segura.

Por padrão, a Pasta Segura só faz o bloqueio da pasta quando a tela é desligada, o que não é muito seguro e muitas vezes, em caso de roubo, não vai mudar nada, já que a tela pode estar ligada e quem roubou, conseguirá acessar os apps de bancos e outros.

Para corrigir esse problema é bem simples, confira:

  • Entre na Pasta Segura
  • Aperte nos três pontinhos ao lado da Lupa
  • Escolha “Configurações”
Pasta Segura Samsung Galaxy
  • Logo depois “Bloqueio automático da Pasta Segura”
  • E selecione “Sempre que eu sair de um aplicativo”.
Pasta Segura Samsung Galaxy

Agora toda vez o recurso irá pedir a senha ou a digital para você acessar os arquivos ou aplicativos que estão na Pasta Segura, então apenas você terá acesso a esses itens, mesmo que alguém pegar o seu telefone na mão e com a tela ligada, não será possível entrar nas aplicações sem a digital ou senha.

Isso significa que seus aplicativos de bancos estão mais seguros, o mesmo vale para outros aplicativos e até arquivos e itens que você enviar para a pasta, então pode ficar despreocupado com roubo de dados, acesso não autorizado aos aplicativos de bancos e outros.

Como sempre acontece, os aparelhos da Samsung contam com diferentes versões do sistema e alguns com recursos a mais ou a menos, o tutorial foi feito com um Galaxy A71 com o Android 12 com One UI 4.1, então versões mais recente ou mais velhas, podem ter algumas pequenas diferenças.

Compartilhe o artigo
Siga-nos
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.