terça-feira, outubro 27, 2020

Como descobrir a qualidade máxima da Netflix para seu Android

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A qualidade máxima dos vídeos da Netflix varia de aparelho para aparelho, ainda mais quando o assunto é o Android.

Então iremos falar um pouco sobre a qualidade dos vídeos e como cada aparelho é afetado diferentemente no aplicativo.

Hoje em dia ninguém tem dúvidas, Netflix é um grande sucesso, o serviço de streaming de vídeo é utilizado por muitas pessoas no mundo todo e é um dos mais conhecidos nesse setor.

Como descobrir a qualidade máxima da Netflix em seu Android

Com aparelhos com diferentes telas e certificações, muitas vezes você nem sabe a qualidade que o telefone, tablet ou dispositivo com Android poderá executar um vídeo na Netflix.

Netflix

Mas iremos ensinar como conferir essa informação rapidamente e não ter dúvidas da condição que poderá ver filmes e séries em seu aparelho.

Conferir a qualidade máxima dos vídeos da Netflix em seu Android

Primeiro entre no aplicativo Netflix e selecione um perfil

Netflix qualidade máxima de reprodução no Android
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aperte em “Mais”

Na próxima tela escolha “Configurações do aplicativo”

E selecione a opção “Especificações de reprodução”

Temos duas abas, a primeira é de gerenciamento dos direitos autorais, o que inclui a cerificação Widevine do seu dispositivo e a segunda é a que procuramos, a de reprodução.

Netflix com descobrir qualidade máxima de reprodução no Android

Resolução máxima de reprodução é a capacidade máxima do seu telefone na questão de reproduzir conteúdo, nela é mostrada a resolução máxima que os vídeos irão rodar.

Os codecs de hardware compatíveis também são importantes, lembrando que atualmente o melhor e mais eficiente codec para Netflix é o AV1, mas nem todos os aparelhos possuem esse recurso, por fim, ainda é possível saber se o HDR está em funcionamento.

Widevine, como funciona a certificação de reprodução de streaming

Widevine Logo

A Widevine é a proprietária de “Gerenciamento de direitos digitais” (DRM em inglês), a empresa hoje em dia é do Google.

A tecnologia Widevine DRM utiliza criptografia e segurança de hardware para garantir que o aparelho tenha a capacidade e recursos suficientes para o consumo e proteção da mídia.

No Android, temos como destaque as certificações Widevine L1 e Widevine L3, cada uma com suas limitações e que afetam profundamente a qualidade máxima que o conteúdo irá rodar na Netflix e em outros serviços de streaming.

O Widevine L3 é o mais simples, ele permite que o conteúdo seja reproduzido no máximo na qualidade SD.

Com o Widevine L1 temos a reprodução máxima em HD, o que é excelente para aparelhos modelos mais recentes, que poderão aproveitar o conteúdo em qualidade superior.

Qualidade depende do suporte, da sua assinatura e do conteúdo na Netflix

Além do Widevine, os usuários precisam ter dois itens, suporte para o aparelho e uma assinatura compatível da Netflix.

Suporte para aparelhos e qualidade na Netflix

Xperia XZ Premium Netflix HDR
Xperia XZ Premium

Seu dispositivo só poderá aproveitar a alta qualidade se ele for certificado pela Netflix, se não, a qualidade SD será a padrão para ele.

Não importa se ele tenha o Widevine L1, sem a certificação própria da Netflix, esse DRM não adianta de nada e os vídeos sempre serão reproduzidos na qualidade SD e não terão acesso para outros recursos como HDR.

A certificação Widevine L1 só irá funcionar em aparelho com bootloader bloqueado, ao desbloquear ou ter root, seu telefone se torna mais inseguro, então é automaticamente rebaixado para o Widevine L3.

Assinatura compatível com qualidade é necessária

Netflix planos para o Brasil em setembro de 2020

A assinatura do serviço é essencial para uma excelente qualidade na Netflix, você precisa ter uma assinatura que permita aproveitar a qualidade do seu aparelho Android atual.

Temos três assinaturas atualmente, o “Básico” não possui a qualidade HD, apenas SD, o “Padrão” tem suporte para HD e o “Premium” tem suporte para HD, Ultra HD e HDR.

O conteúdo é muito importante também, se ele estiver disponível em HD com HDR e seu aparelho suportar esses recursos, você poderá assistir sem maiores problemas.

Mas se os filmes e séries estiverem em SD, claramente só serão reproduzidos nessa qualidade, não importa a certificação ou DRM que seu aparelho possui.

Resumo

Netflix logo

É bem simples saber a qualidade máxima que seu telefone ou dispositivo Android poderá usar na Netflix.

Mas infelizmente, é necessário ter suporte oficial da Netflix no aplicativo para seu aparelho e uma assinatura compatível para poder visualizar o conteúdo na qualidade máxima permitida em seu dispositivo.

PUBLICIDADE
Confira mais em
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais