segunda-feira, abril 6, 2020

Com codec AV1 Netflix gasta menos dados, saiba como ativar a novidade

A Netflix de forma oficial revelou que seu aplicativo agora consegue utilizar o codec AV1, que gasta menos dados, mas novidade precisa ser ativada manualmente para ser aproveitada.

Como um streaming de vídeo, o aplicativo é bem conhecido por consumir muitos dados, mas a empresa está trabalhando para conseguir diminuir esse gasto, algo essencial para os usuários.

Atualmente a Netflix utiliza o codec VP9, mas o novo codec AV1 chega para ser melhor em muitas tarefas, principalmente no consumo de dados, ele inclusive faz parte do Android 10 de forma nativa.

Netflix codec AV1 para economia de dados

A intenção de todos os serviços de streaming é trazer conteúdo em alta qualidade, mas tentando diminuir o gasto dos usuários nos dados, principalmente se utilizam os dados móveis, que as operadoras normalmente colocam limitações e que os usuários pagam mais caro se passarem do limite.

Netflix

O codec AV1 foi desenvolvido por grandes colaborações do mercado, empresas como Mozilla, Google e outros fizeram parte da criação, por isso, o codec é gratuito para utilização por qualquer um.

Além de ser gratuito, o codec AV1 traz grandes vantagens sobre o atual codec VP9, ele conta com eficiência de 20% a mais em compressão, como ele funciona com 10bits, a imagem ainda é excelente para conteúdo de streaming ou para livestream, que exigem imagens ao vivo e de característica boas.

Isso em resumo significa que os conteúdos com AV1 chegam com maior qualidade aos usuários e ao mesmo tempo conseguem gasta menos dados, dois itens que as pessoas que assistem procuram em um aplicativo de vídeo.

Netflix codec AV1 como ativar

Netflix codec AV1 como ativar

Inicialmente a Netflix adicionou o codec AV1 como um extra para quem utiliza o aplicativo, então ele é desligado por padrão, e o usuário precisa ativar a opção.

Para ativar o codec AV1 no Netflix é bem simples, confira:

  • Instale a versão mais recente do Netflix
  • Entre no Netflix e selecione um perfil
  • Aperte em “Mais” na parte inferior da tela
  • Na próxima tela selecione “Configurações do aplicativo”
  • Agora aperte em “ Uso de dados da rede celular”
  • No pop-up que irá abrir, desative a opção automático
Netflix codec AV1 como ativar
  • Por fim, basta selecionar “Salvar dados” e apertar em “Ok”
  • Pronto, você ativou o novo codec AV1 e terá uma boa economia de dados, mas ainda terá uma imagem de qualidade para conseguir visualizar suas séries e filmes perfeitamente.

Resumo

O novo codec AV1 para a Netflix é muito bem-vindo, irá ajudar a economizar uma grande quantidade de dados, mas mantendo uma qualidade de imagem, item essencial para os usuários.

Infelizmente ele não vem ativado por padrão nesse momento, então os usuários precisam ativar o recurso nas configurações do aplicativo.

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Taxa de 96Hz está escondido na tela da linha Galaxy S20, saiba como ativar

Samsung escondeu taxa de atualização de 96Hz nos Galaxy S20, mas recurso foi descoberto e pode ser facilmente ativado pelos usuários.

Como higienizar seu telefone e se manter protegido do Coronavírus

O Coronavírus é um grande problema na maior parte do mundo, então saber higienizar seu telefone é uma maneira de se manter protegido.

Menu Privacidade do Android: Confira tudo o que você pode fazer

O Android 10 conta com um menu exclusivo para privacidade, agora iremos mostrar tudo o que você pode fazer com essa novidade.

Tema escuro chega ao WhatsApp, saiba como ativar a novidade (para todos agora)

Atualização 04/03/2020 Finalmente o WhatsApp está trazendo o tema escuro para todos os usuários, inicialmente estava disponível apenas...

Economia de bateria: Saiba como ativar e quando utilizar

O sistema Android possui o recurso de economia de bateria, que irá fazer o telefone ficar ainda mais tempo ligado, hoje iremos descobrir como...

Quer receber as notícias mais recentes?

Receba as últimas novidades diretamente em seu E-mail!