Com codec AV1 Netflix gasta menos dados, saiba como ativar a novidade

A Netflix de forma oficial revelou que seu aplicativo agora consegue utilizar o codec AV1, que gasta menos dados, mas novidade precisa ser ativada manualmente para ser aproveitada.

Como um streaming de vídeo, o aplicativo é bem conhecido por consumir muitos dados, mas a empresa está trabalhando para conseguir diminuir esse gasto, algo essencial para os usuários.

Atualmente a Netflix utiliza o codec VP9, mas o novo codec AV1 chega para ser melhor em muitas tarefas, principalmente no consumo de dados, ele inclusive faz parte do Android 10 de forma nativa.

Netflix codec AV1 para economia de dados

A intenção de todos os serviços de streaming é trazer conteúdo em alta qualidade, mas tentando diminuir o gasto dos usuários nos dados, principalmente se utilizam os dados móveis, que as operadoras normalmente colocam limitações e que os usuários pagam mais caro se passarem do limite.

Netflix

O codec AV1 foi desenvolvido por grandes colaborações do mercado, empresas como Mozilla, Google e outros fizeram parte da criação, por isso, o codec é gratuito para utilização por qualquer um.

Além de ser gratuito, o codec AV1 traz grandes vantagens sobre o atual codec VP9, ele conta com eficiência de 20% a mais em compressão, como ele funciona com 10bits, a imagem ainda é excelente para conteúdo de streaming ou para livestream, que exigem imagens ao vivo e de característica boas.

Isso em resumo significa que os conteúdos com AV1 chegam com maior qualidade aos usuários e ao mesmo tempo conseguem gasta menos dados, dois itens que as pessoas que assistem procuram em um aplicativo de vídeo.

Netflix codec AV1 como ativar

Netflix codec AV1 como ativar

Inicialmente a Netflix adicionou o codec AV1 como um extra para quem utiliza o aplicativo, então ele é desligado por padrão, e o usuário precisa ativar a opção.

Para ativar o codec AV1 no Netflix é bem simples, confira:

  • Instale a versão mais recente do Netflix
  • Entre no Netflix e selecione um perfil
  • Aperte em “Mais” na parte inferior da tela
  • Na próxima tela selecione “Configurações do aplicativo”
  • Agora aperte em “ Uso de dados da rede celular”
  • No pop-up que irá abrir, desative a opção automático
Netflix codec AV1 como ativar
  • Por fim, basta selecionar “Salvar dados” e apertar em “Ok”
  • Pronto, você ativou o novo codec AV1 e terá uma boa economia de dados, mas ainda terá uma imagem de qualidade para conseguir visualizar suas séries e filmes perfeitamente.

Resumo

O novo codec AV1 para a Netflix é muito bem-vindo, irá ajudar a economizar uma grande quantidade de dados, mas mantendo uma qualidade de imagem, item essencial para os usuários.

Infelizmente ele não vem ativado por padrão nesse momento, então os usuários precisam ativar o recurso nas configurações do aplicativo.

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Mais recentes

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

Notícias

Página de desenvolvedor do Android 11 aparece, mas some logo depois

O Android 11 recebeu uma página de desenvolvedor, mas rapidamente ela foi removida e não está mais aparecendo. Atualmente o...

Galaxy S20 grava em 8K por até 5 minutos e arquivo ocupa cerca de 3GB

Um dos grandes destaques da linha Galaxy S20 é gravar em 8K, recurso funcionará por 5 minutos e poderá ocupar mais ou menos...

Google e Samsung: Galaxy S20 com FHD no Google Duo, legenda ao vivo e mais

Google e Samsung se uniram para trazer na linha Galaxy S20 qualidade Full HD para o Google Duo, legenda ao vivo para vídeos...

Quer receber as notícias mais recentes?

Basta cadastrar seu e-mail em nossa newsletter que enviaremos as novidades todos os dias que elas surgirem.