O Android Q está liberado, mas tem muitas novidades que estão surgindo aos poucos e são bastantes interessantes.

Com a chegada do Android Q Beta 1 para os aparelhos Pixel, o sistema tem muitos recursos que não foram revelados no anúncio oficial.

Isso é tradicional, a cada versão o Google revela as maiores melhorias e novidades, deixando mudanças pequenas ou não importantes no momento para que o próprio usuário descubra.

Confira celulares em oferta na Amazon

Android Q Beta 1

  • Modo Desktop
Android Q Desktop Mode

Essa novidade realmente existe no Android Q Beta 1, ela não está realmente ativa, mas com alguns comandos e você poderá utilizar esse recurso.

O Modo Desktop pode ser ativado nas três gerações da linha Pixel, em opções de desenvolvedor você precisa ativar o “Forçar modo de área de trabalho”, digitar um comando no ADB:

Para versão não GMS o comando é: adb shell am start -n “com.android.launcher3/com.android.launcher3.SecondaryDisplayLauncher”

Para a versão GMS o comando é: adb shell am start -n “com.google.android.apps.nexuslauncher/com.android.launcher3.SecondaryDisplayLauncher”

Após isso é precisa mudar o DPI da tela e iniciar a transmissão sem fio da tela para um monitor externo.

Android Q Desktop Mode

No Modo Desktop o usuários pode abrir aplicativos em janelas, que podem ser redimensionadas da forma que quiser, é basicamente a experiência de PC no Android.

Compre smartphones e celulares na Amazon

Lembre-se que dependendo do sistema operacional do seu computador, pode ser preciso colocar ./ antes de cada comando.

  • Tema Escuro

Para muitos o tema escuro do Android Q não pode ser ativado, mas para algumas pessoas ele vem como padrão, não sabemos o que está acontecendo no momento.

Tudo indica que o tema escuro ainda está em desenvolvimento, mas felizmente existem alguns comandos que permite ativar ou desativar o recurso para quem estiver interessado.

Google Pixel 3 Tema claro e tema escuro

Novamente utilize o ADB para ativar o tema e realize o comando: adb shell settings put secure ui_night_mode 2

Para desativar utiliza o ADB e faça o comando: adb shell settings put secure ui_night_mode 1

Depois de realizar qualquer um desses comandos, basta reiniciar o telefone para que o tema escuro seja ativado ou desativado.

Dependendo da versão do sistema que está utilizando, é necessário colocar ./ antes de cada comando.

  • Dual Sim

O Android Q está ativando o modo Dual SIM no Google Pixel, inclusive com suporte para Dual Standby, o que permite que os dois chips fiquem ativos ao mesmo tempo, mas não é possível usar os dois ao mesmo tempo, para, por exemplo, realizar duas ligações.

Para quem não sabe, o Google Pixel 3 chega com um eSIM e um SIM tradicional, então os consumidores finalmente podem ter um linha para cada chip, o que é excelente para quem precisa mais que um número.

  • Lançamento Android Q

O Google revelou um cronograma oficial do Android Q, começando com a versão Beta 1 que já está disponível.

Em abril temos a versão Beta 2, a versão Beta 3 chegará em maio e beta 4 em junho, essa primeiras versões de testes são essenciais para corrigir bugs e problemas que surgirem.

Android Q Cronograma

Já as versão Beta 5 e Beta 6 virão um pouco mais tarde e serão versões de pré-lançamento, ou seja, terão todos os recursos e novidades esperadas para a versão final, mas elas são feitas para descobrir se ainda existe algum problema sério que pode afetar o sistema em geral.

Por fim, temos a versão oficial do Android Q, ela será lançada em algum momento do terceiro trimestre de 2019.

Via: XDA, 2, 3, 4

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here