Android 15 exige no mínimo 32GB, API Vulkan 1.3 e mais

Android 15 Logo

Requisitos mínimos do Android 15 foram revelados, ele exige aparelhos com pelo menos 32GB de armazenamento interno.

Para gráficos é necessário ter a API Vulkan na versão 1.3, além de suporte para ANGLE, para que aplicações mais antigas funcionem.

Essas mudanças precisam ser seguidas para que os novos aparelhos tenham o sistema com os aplicativos do Google.

Novas e maiores exigências vão trazem melhorias

Para deixar os aparelhos melhores com a nova versão, o Google tem novas exigências para as fabricantes.

Android 15 Logo

O Android 15 traz novos requisitos mínimos, começando por 32GB de armazenamento interno, o dobro do que o Android 14 pedia (16GB).

Essa quantidade precisa estar pelo menos 75% livre para que os usuários possam utilizar na hora de instalara apps e na utilização de arquivos, o que seria algo como cerca de 24GB disponível.

Ainda em memória, são necessários pelo menos 2GB de RAM, sendo necessário utilizar a otimização de baixa RAM com até 3GB, algo que é opcional com 4GB ou mais.

Algo importante, é que os dispositivos precisam oferecer a capacidade de compartilhar os dados de contatos de emergência com o Serviço de localização de Emergência, então em uma chamada de emergência esses dados podem ser utilizados pelas autoridades.

Android 15 API Vulkan

Outra grande mudança, é que o aparelho precisa suportar a API gráfica padrão do sistema, API Vulkan, que precisa estar em sua versão 1.3 ou mais recente.

Para dispositivos que não fazem do Android Go, é preciso que eles tenham suporte para ANGLE, que chega para compatibilidade com aplicativos e jogos que utilizam OpenGL ES.

Esse último é muito importante, já que permitirá que os games e aplicações mais antigas continuem funcionando normalmente, mesmo que seja recomendado que os desenvolvedores utilizem a API Vulkan por padrão.

Google recomenda que os aparelhos com o sistema que possuam o Bluetooth 5.0 ou mais recente, tenham o Bluetooth LE para aparelhos auditivos, algo que será obrigatório na próxima versão do sistema.

Android Logo

Outra recomendação importante, é o suporte para Widevine L1, que é um decodificador para AVC, AV1, HEVC ou VP9 e é utilizado para segurança de streaming de vídeos, caso da Netflix e outros. Esse recurso será obrigatório com o Android 16.

Todas essas mudanças são válidas para os aparelhos que estão sendo lançados com o Android 15 de fábrica e que querem ter os apps do Google, modelos que serão atualizados para o SO não precisam seguir todos os requisitos.

Fonte: Androidauthority

Confira também:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *