Android 13 pode ser lançado oficialmente em setembro

Marcos Gonçalves da Silva
Android 13 Easter egg

Foi descoberto que o Android 13 tem grandes chances de ser lançado oficialmente em setembro, ou seja, em algum momento do mês que vem.

O Android 13 Preview 1 foi lançado em fevereiro, essa foi a primeira versão de teste do novo sistema, que permitiu que muitos usuários testarem as novidades antes do lançamento.

Agora já estamos em agosto, mas ao que tudo indica, deve demorar mais um mês ou um pouco mais, para que o sistema seja lançado oficialmente para o mundo.

Android 13 deve ser lançado em setembro

Com o Android 13 Beta 4 sendo liberado e o Google avisando que é ultima grande versão de teste antes do lançamento oficial, todo mundo quer saber quando o novo sistema será lançado oficialmente.

Android 13

Graças a uma página com notas de segurança do Android 13, é possível saber quando o sistema será liberado, isso pelo menos para o AOSP, que é onde fica o código aberto do sistema Android, e que quando disponibilizado, permite que os desenvolvedores e fabricantes trabalhem em suas versões do sistema.

Nas notas de segurança do Android 13, o destaque fica logo no começo da nota, confira:

“Estas Notas de versão de segurança do Android contêm detalhes das vulnerabilidades de segurança que afetam os dispositivos Android que são abordadas como parte do Android 13. Os dispositivos Android 13 com um nível de patch de segurança de 01/09/2022 ou posterior estão protegidos contra esses problemas (Android 13, conforme lançado em AOSP, terá um nível de patch de segurança padrão de 2022-09-01).”

Isso significa que o Android 13 será lançado para o AOSP já com o patch de segurança de setembro de 2022, ou seja, ele será liberado em setembro ou um pouco antes, se o Google estiver com alguma pressa.

Curiosamente, se seguir os passos do Android 12, o novo Android 13 deve ser liberado para o AOSP primeiro e somente depois será liberado para os aparelhos da linha Google Pixel.

Android 13

Antes do Android 12, o sistema Android era lançado ao mesmo tempo para o AOSP e para os dispositivos da linha Google Pixel, mas como a empresa mudou no ano passado, tudo indica que essa mudança veio para ficar e em 2022 acontecerá da mesma forma.

Claro que o lançamento para o AOSP primeiro e depois para os seus próprios telefones, aconteceu graças aos Google Pixel 6, que foram os primeiros a estrearem o Android 12, e que foram lançados um pouco mais tarde do que o próprio sistema, então algo parecido deve acontecer com os Google Pixel 7.

De qualquer forma, até o final de setembro, o sistema Android 13 já estará disponível na AOSP, que permitirá que os desenvolvedores trabalhem em ROMs de terceiros e que as fabricantes, como a Samsung, possam trabalhar em suas personalizações para o sistema.

Se seguir o lançamento do Android 12 no ano passado, o Google deve lançar o Android 13 em 6 de setembro, já que no dia 5 será um feriado para os EUA.

Fonte: Droid-life

Compartilhe o artigo
Siga-nos
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.