terça-feira, agosto 11, 2020

Android 11 traz lixeira para aplicativos, recurso permite restaurar itens apagados

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Android 11 tem muitas novidades, uma delas é a lixeira para aplicativos, permitindo que usuários possam restaurar itens que foram apagados anteriormente.

Android 11 Beta 1 já está disponível, inclusive para aparelhos de algumas fabricantes, mas como sempre acontece, nem todas as novidades foram reveladas pelo Google inicialmente.

A mais recente descoberta revela uma lixeira, mas infelizmente ela não é centralizada para o sistema, mas cada aplicação terá a sua própria.

Android 11 conta com lixeira para aplicativos

O armazenamento com escopo é que surgiu no sistema Android 10, mas realmente está sendo utilizado no Android 11, ele traz uma sanbox privada para os aplicativos, o que no final melhorou a segurança e alterou um pouco a forma de instalar APKs no sistema.

Android 11 armazenamento com escopo

Mas esse recurso está trazendo uma grande novidade, a de permitir a criação de uma lixeira para os aplicativos no Android 11.

Isso significa que cada aplicativo individualmente tem a sua própria lixeira que não é compartilhada, então se algo é apagado, por exemplo, no Google Fotos, a imagem estará na lixeira apenas do aplicativo Google Fotos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O funcionamento é bem parecido com a lixeira do Windows, mas com o diferencial de que cada aplicação possuir a própria.

Android 11 logo

Quando um usuário apagar uma imagem, o aplicativo cria uma lixeira e deixa o item lá dentro por até 30 dias, depois desse período, o arquivo é excluído automaticamente e permanentemente.

O item apagado estará disponível nesses 30 dias para ser recuperado a qualquer momento, assim permitindo o usuário se arrepender e recuperar o arquivo durante esse período.

Como podemos observar, a lixeira individual para cada aplicação só é possível graças ao armazenamento com escopo, que precisa ser utilizado pelos desenvolvedores, eles terão que desenvolver ou migrar suas aplicações atuais para esse novo modelo de armazenamento para que os apps possam utilizar essa e todas as novidades e melhorias de segurança do sistema Android 11.

Resumo

Android 11

Os aplicativos no Android 11 podem ter sua própria lixeira, que permitirá restaurar itens em até no máximo 30 dias, depois desse período, a lixeira irá apagar o arquivo para sempre.

A lixeira é um bom recurso para os usuários, já que permite recuperar alguns itens que foram apagados intencionalmente ou não, e que você acabou se arrependendo depois de um tempo e precisa deles novamente.

Via: XDA

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

CEO da Xaomi fala que Mi Mix Alpha não será lançado e sobre o processador Surge

Mi Mix Alpha e processador Surge foram os destaques do CEO da Xiaomi, que falou um pouco sobre esses itens.

Preenchimento automático no Android 11 é integrado no teclado

O novo Android 11 traz um preenchimento automático mais inteligente, sendo totalmente integrado ao teclado. Atualmente o Android 11...

Mi A4 não deve ser lançado, Xiaomi pode estar abandonando Android One

Novas informações indicam que Mi A4 não será lançado, se isso acontecer irá indicar que a Xiaomi pode estar abandonando o programa...

MIUI receberá versão sem aplicativos pré-instalados proibidos na Índia

A Xiaomi revelou que a personalização MIUI terá versão sem aplicativos proibidos na Índia e que são pré-instalado de fábrica.

Galaxy Tab S7 tem taxa de atualização de 120Hz na resolução máxima

A linha Galaxy Tab S7 terá 120Hz de taxa de atualização na resolução máxima que cada tela suporta, uma novidade bem interessante...

Interessantes para você

Preenchimento automático no Android 11 é integrado no teclado

O novo Android 11 traz um preenchimento automático mais inteligente, sendo totalmente integrado ao teclado. Atualmente o Android 11...

Android 11 Beta 3 está disponível, versão final do sistema em breve

A versão de teste do Android 11 Beta 3 está disponível, o sistema de forma oficial será lançado muito em breve.

Perfis de trabalho e pessoal ganham mais destaques no Android 11

O Android 11 está destacando ainda mais os perfis de trabalho e pessoal, a intenção é facilitar mostrando o que faz parte...

Android 11 Beta 2.5 é lançado, versão traz correções para muitos problemas

O Android 11 em sua versão Beta 2.5 está sendo lançado, atualização traz correções para muitos problemas encontrados pelos usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui