segunda-feira, outubro 26, 2020

Xiaomi ensina como ativar o Modo Canhoto na MIUI

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Modo Canhoto é perfeito para algumas pessoas, a Xiaomi ensina como ativar na MIUI, personalização que está nos telefones fabricante.

Os canhotos são minorias no mundo, então algumas poucas fabricantes e sistemas focam nesse tipo de usuário, que infelizmente precisam utilizar os itens de uma forma que não é perfeita.

Mas felizmente a MIUI tem uma opção, mesmo que escondida, que é perfeita para os canhotos terem uma melhor usabilidade do sistema.

Canhotos

São pessoas que fazem a maior parte das suas interações utilizando como base a mão e/ou o pé esquerdo, então eles são bem diferentes dos destros.

Os canhotos representam cerca de até 10% da população mundial, então são uma minoria que as vezes são esquecidas, principalmente em sistemas de computadores, mas aos poucos isso vem mudando.

MIUI conta com modo canhoto

MIUI Modo Canhoto ativado
MIUI 11 Modo Canhoto ativado

Para agradar esses consumidores, a MIUI, personalização da Xiaomi, conta um recurso para ajudar os usuários que utilizam a mão esquerda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao ativar esse recurso, os itens e botões são mudados de lados, normalmente eles ficam na direita da tela, para facilitar o acesso a maioria das pessoas, mas quando você ativa o Modo Canhoto, esses itens ficam no lado direito da tela, o que é mais confortável para a utilização do sistema em geral.

Como ativar o Modo Canhoto na MIUI

O tutorial foi feito na MIUI 11, mas deixaremos os nomes em parentes para refletir as mesmas opções em versões diferentes da MIUI, então se, por exemplo, não encontrar a opção “Meu Dispositivo”, você terá que procurar por “Sobre o telefone”.

  • Primeiro entre em “Configurar” (“Configurações”)
  • Selecione “Meu Dispositivo” (“Sobre o telefone”)
Ativando o Modo Canhoto na MIUI
  • Localize “Versão do MIUI” (“Versão do Sistema”) e aperte repetidamente nela até aparecer que você é um desenvolvedor
Ativando o Modo Canhoto na MIUI
  • Volte para “Configurar” (“Configurações”) e entre em “Configurações adicionais”
Ativando o Modo Canhoto na MIUI
  • Procure e aperte em “Opções do Desenvolvedor”
Ativando o Modo Canhoto na MIUI
  • Na aba desenho você irá encontrar a opção “Forçar Dir. layout (RTL)”, ative essa opção
Ativando o Modo Canhoto na MIUI
  • Pronto os itens e botões principais passarão para o lado esquerdo, o que é excelente para os canhotos.
MIUI Modo Canhoto ativado
MIUI 11 no navegador Microsoft Edge com o recurso Modo Canhoto ativado

O mais legal é que o recurso também irá força a alteração nos aplicativos e outros recursos como notificações, então tudo irá utilizar como base o lado esquerdo ao invés do tradicional lado direito.

Resumo

Se você utiliza a mão esquerda para tudo, o Modo Canhoto da MIUI é bem interessante, se quiser tentar ter uma usabilidade do telefone otimizada, então vale o teste.

Mesmo que a opção seja escondida, a possiblidade de ativar o recurso é muito importante para muitas pessoas que se sentem deslocadas por utilizarem a mão esquerda e que agora poderão ter uma experiência aprimorada na acessibilidade com a mão esquerda.

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais