Wi-Fi 6 (802.11ax): promete maior velocidade, menor consumo e latência

O Wi-Fi 6 (802.11ax) está finalmente ganhando destaque, nova tecnologia promete maior velocidade, menor consumo de energia e latência mínima.

Podemos dizer que o novo Wi-Fi 6 (802.11ax) é praticamente a tecnologia 5G para roteadores, já que essa nova rede utiliza até mesmo recursos do 5G.

Wi-Fi 6 (802.11ax) chega para agradar a todos, ele foi desenvolvido para ser utilizado em dispositivos internet das coisas, em aplicações que precisam de latência muito baixa, como realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista.

Wi-Fi 6 (802.11ax)

O Wi-Fi 802.ac, é conhecido como Wi-Fi 5, ele está presente em muitos dispositivos de rede do mercado, mas o Wi-Fi 6 (802.11ax) é o padrão atualizado com muitas melhorias importantes.

Wi-Fi 6

Como falamos, o novo Wi-Fi 6 utiliza algumas tecnologias da rede 5G, são elas: Acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA), MIMO de multiusuário de uplink (MU-MIMO), modulação de ordens mais altas de 1.024-QAM e muitas outras tecnologias que não fazem parte do 5G.

Com esses novos recursos, o Wi-Fi 6 (802.11ax) consegue ter uma média de 20milissegundos, tem um aumento de largura de banda de rede em 4X e maior capacidade de suportar usuários (cerca de 240).

A nova tecnologia permitirá realizar vídeo conferencia em 4K com maior estabilidade na conexão e menor latência para a realidade virtual (até 60% menos que o Wi-Fi 5).

A intenção do Wi-Fi 6 (802.11ax) é trazer uma rede com zero perda de pacotes e com 100% de estabilidade, mesmo se muitos usuários estiverem conectados no mesmo aparelho.

Como também é dedicado para dispositivos internet das coisas, o Wi-Fi 6 (802.11ax) conta com aprimoramentos de energia, assim os dispositivos só irão gastar o mínimo de energia e quando realmente for necessário.

Wi-Fi 6

Na parte de segurança, temos o protocolo WPA3, que é um dos mais atuais e mais seguros para se conectar, assim deixando a sua rede acessível apenas para quem possui a senha do dispositivo.

Dispositivos certificados

Para aproveitar o novo Wi-Fi 6 (802.11ax) é preciso ter dispositivos certificados, então um novo roteador é necessário, entre os telefones Android, os Galaxy Note 10 e Note 10+ já foram certificados para a nova rede.

Em breve novos telefones chegarão com a certificação para o Wi-Fi 6 (802.11ax), mas roteadores compatíveis já podem ser encontrados no mercado.

Ainda falando em rede, já ensinamos como compartilhar o Wi-Fi no Android 10 sem precisar passar a senha.

Via: Huawei e Wi-Fi.org

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Mais recentes

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

Notícias

Página de desenvolvedor do Android 11 aparece, mas some logo depois

O Android 11 recebeu uma página de desenvolvedor, mas rapidamente ela foi removida e não está mais aparecendo. Atualmente o...

Galaxy S20 grava em 8K por até 5 minutos e arquivo ocupa cerca de 3GB

Um dos grandes destaques da linha Galaxy S20 é gravar em 8K, recurso funcionará por 5 minutos e poderá ocupar mais ou menos...

Google e Samsung: Galaxy S20 com FHD no Google Duo, legenda ao vivo e mais

Google e Samsung se uniram para trazer na linha Galaxy S20 qualidade Full HD para o Google Duo, legenda ao vivo para vídeos...

Quer receber as notícias mais recentes?

Basta cadastrar seu e-mail em nossa newsletter que enviaremos as novidades todos os dias que elas surgirem.