sexta-feira, setembro 25, 2020

Wi-Fi 6 (802.11ax): promete maior velocidade, menor consumo e latência

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Wi-Fi 6 (802.11ax) está finalmente ganhando destaque, nova tecnologia promete maior velocidade, menor consumo de energia e latência mínima.

Podemos dizer que o novo Wi-Fi 6 (802.11ax) é praticamente a tecnologia 5G para roteadores, já que essa nova rede utiliza até mesmo recursos do 5G.

Wi-Fi 6 (802.11ax) chega para agradar a todos, ele foi desenvolvido para ser utilizado em dispositivos internet das coisas, em aplicações que precisam de latência muito baixa, como realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista.

Wi-Fi 6 (802.11ax)

O Wi-Fi 802.ac, é conhecido como Wi-Fi 5, ele está presente em muitos dispositivos de rede do mercado, mas o Wi-Fi 6 (802.11ax) é o padrão atualizado com muitas melhorias importantes.

Wi-Fi 6

Como falamos, o novo Wi-Fi 6 utiliza algumas tecnologias da rede 5G, são elas: Acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA), MIMO de multiusuário de uplink (MU-MIMO), modulação de ordens mais altas de 1.024-QAM e muitas outras tecnologias que não fazem parte do 5G.

Com esses novos recursos, o Wi-Fi 6 (802.11ax) consegue ter uma média de 20milissegundos, tem um aumento de largura de banda de rede em 4X e maior capacidade de suportar usuários (cerca de 240).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova tecnologia permitirá realizar vídeo conferencia em 4K com maior estabilidade na conexão e menor latência para a realidade virtual (até 60% menos que o Wi-Fi 5).

A intenção do Wi-Fi 6 (802.11ax) é trazer uma rede com zero perda de pacotes e com 100% de estabilidade, mesmo se muitos usuários estiverem conectados no mesmo aparelho.

Como também é dedicado para dispositivos internet das coisas, o Wi-Fi 6 (802.11ax) conta com aprimoramentos de energia, assim os dispositivos só irão gastar o mínimo de energia e quando realmente for necessário.

Wi-Fi 6

Na parte de segurança, temos o protocolo WPA3, que é um dos mais atuais e mais seguros para se conectar, assim deixando a sua rede acessível apenas para quem possui a senha do dispositivo.

Dispositivos certificados

Para aproveitar o novo Wi-Fi 6 (802.11ax) é preciso ter dispositivos certificados, então um novo roteador é necessário, entre os telefones Android, os Galaxy Note 10 e Note 10+ já foram certificados para a nova rede.

Em breve novos telefones chegarão com a certificação para o Wi-Fi 6 (802.11ax), mas roteadores compatíveis já podem ser encontrados no mercado.

Ainda falando em rede, já ensinamos como compartilhar o Wi-Fi no Android 10 sem precisar passar a senha.

Via: Huawei e Wi-Fi.org

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Snapdragon 750G chega com 5G e é 20% mais rápido que Snapdragon 730G

Novo Snapdragon 750 é anunciado pela Qualcomm, novidade tem rede 5G e desempenho 20% superior ao Snapdragon 730G. O...

MediaTek Helio G95 é anunciado, maior desempenho com foco em jogos

Helio G95 é o novo processador anunciado pela MediaTek, novidade é focada em jogos, então tem maior desempenho que a versão anterior.

Snapdragon 732G é anunciado: evolução do Snapdragon 730G tem maior desempenho

Qualcomm apresentou o novo processador Snapdragon 732G, ele é uma evolução do Snapdragon 730G, chegando com novas tecnologias e maior desempenho.

Dimensity 800u é anunciado: é uma versão turbinada do MediaTek Dimensity 800

MediaTek apresentou o novo chip Dimensity 800u, que na verdade é uma versão turbinada do já conhecido Dimensity 800.

Qualcomm Quick Charge 5: 70% mais eficiente, 4x mais rápida e mais

O carregamento rápido Quick Charge 5 foi revelado pela Qualcomm, nova versão chega com maior eficiência, 4x mais rápida e mais.

Interessantes para você

Android 11 apresenta problemas no menu de aplicativos recentes e em toques na tela

Usuários com telefones da linha Pixel relatam problemas no menu de aplicativos recentes do Android 11 e em toques na tela, algo...

TikTok e WeChat são banidos dos EUA (cancelado e adiado)

O governo dos EUA anunciou que estará banindo os TikTok e WeChat da região, não sendo mais possível fazer o download dos...

DSPs dos processadores Snapdragon possuem mais de 400 vulnerabilidades

Processadores Snapdragon contam com mais de 400 vulnerabilidades no DSP, o que permite invasão, espionagem e mais. Atualmente os...

Google Play Services alcança a marca de 10 bilhões de downloads

A marca inédita de 10 bilhões de downloads foi alcançada pelo aplicativo Google Play Services, algo que nenhum outro app conseguiu fazer...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui