quarta-feira, julho 8, 2020

Samsung, Huawei e Qualcomm anunciam novo codec MPEG-5 EVC

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As empresas Samsung, Huawei e Qualcomm se uniram para anunciar o novo codec MPEG-5 EVC com maior compressão para vídeos.

Aos poucos novos codec vão surgindo para melhorar a vida das empresas e dos consumidores em geral.

O mais recente é o codec MPEG-5 EVC, que chega com melhorias importantes para as necessidades mais recentes do mercado.

MPEG-5 EVC

Huawei, Qualcomm e Samsung trabalharam juntas no desenvolvimento do MPEG-5 EVC, elas prometem preço justo pela licença de uso.

MPEG-5 logo

Codec é conhecido como MPEG-5 Essential Video Coding (EVC) e quer ser superior as versões anteriores, principalmente na eficiência.

O MPEG-5 EVC chega com a intenção de apresentar compressão pelo menos 25% maior em comparação com o atual HEVC, apesar do menor tamanho pela compressão, as empresas falam que não terá perda na qualidade da imagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo codec chega para otimizar vídeos em 8K, 4K com HDR, realidade aumentada e realidade virtual, já que irá ocupar menos largura de banda em streaming.

Então o MPEG-5 EVC será um concorrente e alternativa aos HEVC e ao AV1.

Codec AV1 um concorrente de peso

Como novo MPEG-5 EVC sendo anunciado, o mesmo já chega com concorrentes de peso, um deles é o AV1

O codec AV1 começou a ganhar destaque em fevereiro, quando a Netflix revelou que está suportando a novidade, assim os usuários podem trocar entre o codec VP9 atual.

Em comparação com o codec VP9, o codec AV1 apresenta 20% de eficiência na compressão de dados de vídeos e traz suporte para 10bits, o que permite HDR.

Xperia XZ Premium Netflix HDR

Isso significa que os vídeos em streaming ocupam menos 20% da banda, o que permite transmitir vídeos com qualidade maior e gastando menos internet, algo essencial principalmente para serviços de streaming, como é o caso da Netflix.

O codec AV1 também está sendo utilizado no Google Duo, o que melhorou as chamadas de vídeos em redes mais lentas.

Grande destaque do codec AV1 é que ele é gratuito para uso, o que não acontece com o HEVC e com o MPEG-5 EVC, que exige um pagamento sobre o uso.

Resumo

O MPEG-5 EVC foi anunciado, novo codec chega com maior compressão de dados de vídeos, o que é excelente para streaming de vídeo em 8K, 4K com HDR, mas também poderá ser utilizada para a realidade virtual e realidade aumentada.

Via: Huawei

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

MediaTek Helio G35 e G25 são anunciados, chegam para melhorar telefones de entrada

MediaTek anunciou os processadores Helio G35 e G25, novos chips chegam para melhorar os telefones de entrada, que normalmente são os mais...

Snapdragon Wear 4100 é anunciado e tem arquitetura hibrida na versão Plus

Os dispositivos vestíveis serão ainda melhores, os Snapdragon Wear 4100 e Wear 4100+ são revelados, versão Plus tem arquitetura hibrida e ambos...

Huangshan 2 é o novo processador da Xiaomi para pulseiras inteligentes

Huami e Xiaomi revelaram o Huangshan 2, novo processador especialmente projetado para pulseiras inteligentes. A intenção do novo chip...

Snapdragon 690 é oficial, suporta tela de 120Hz, 5G e mais

Novo chip Snapdragon 690 é anunciado pela Qualcomm, chega com suporte para tecnologias mais recentes como 5G e telas com taxa de...

Samsung Exynos 850 é anunciado para equipar dispositivos mais simples

Samsung anunciou o novo Exynos 850, chip que irá equipar dispositivos mais simples que chegarão em breve no mercado.

Interessantes para você

Android Nearby Share, compartilhamento próximo de arquivo está em teste

Google revelou que Nearby Share, recurso de compartilhamento próximo de arquivos está em teste no sistema Android. A intenção...

Antivírus Microsoft Defender chega ao sistema Android

Microsoft revelou que o Microsoft Defender, antivírus da empresa, está chegando ao sistema Android, inicialmente em fase de teste e apenas para...

Números de telefones de WhatsApp aparecem em pesquisa do Google

Uma simples pesquisa no Google pode revelar números de telefones de usuários do WhatsApp, algo que não deveria acontecer.

Loja de jogos Epic Games Store chegará ao sistema Android

O sistema Android irá receber a Epic Games Store, loja de game que está disponível há pouco tempo no PC, mas já...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui