Rede 5G está avançando no Brasil, confira o que é preciso para utilizar

Marcos Gonçalves da Silva
Galaxy Tab S7 FE 5G

A rede 5G está chegando para São Paulo, mas continua avançando Brasil, agora iremos destacar como a tecnologia está no momento e o que é preciso para conseguir fazer a utilização da novidade.

Para quem utiliza a rede da operadora, em resumo, podemos dizer que os usuários terão maior velocidade na conexão, o que será perfeito para diversos tipos de uso.

Mas como é esperado, a nova tecnologia exige aparelhos recentes, e possivelmente outras mudanças para a sua utilização, algo que iremos explicar.

A rede 5G no Brasil está avançando, São Paulo recebe a novidade a partir de hoje

A nova rede 5G estreou hoje, 4 de agosto de 2022, em São Paulo, o que permite que muitas pessoas possam aproveitar a nova tecnologia nas regiões em que o sinal já está disponível.

Samsung Galaxy M13 5G
Samsung Galaxy M13 5G

Além da cidade de São Paulo, a nova tecnologia de rede já está sendo disponibilizada para Belo Horizonte/MG, João Pessoa/PB e Porto Alegre/RS, mas muitas outras estarão recebendo a novidade ainda nesse ano.

A promessa é que os usuários conectados na nova rede consigam realizar downloads normalmente entre 300Mbps e 400Mbps, mas em alguns momento conseguirão alcançar até 1Gbps.

Anatel fala que as operadores serão obrigadas a instalar antenas para levar a rede 5G para locais com menos de 30 mil habitantes até 2029, que será o último ano do cronograma para a nova rede.

Tipos de rede 5G

Moto G50 5G
Moto G50 5G

Existem três formas da tecnologia, a rede 5G chega em SA, NSA e DSS, cada uma foi criada para um tipo de uso e tem seus diferenciais.

Rede 5G SA é o 5G autônomo, e é a rede que está se expandindo no Brasil, ela é a mais rápida e permite aproveitar todas as novidades que a tecnologia possui, como destaque, a tecnologia pode funcionar teoricamente a 10Gbps, o que é uma velocidade muito alta.

Já a rede 5G NSA é o 5G não autônomo, foi criado para utilizar os aparelhos atuais da rede 4G, mas utilizando uma antena 5G, o que aumentada a velocidade em comparação com a rede 4G, e permite que as operadores tenham tempo para investir na rede 5G autônoma, mas ainda assim, oferendo uma boa velocidade na rede.

O último é o 5G DSS, que utiliza tudo o que a rede 4G utiliza, inclusive as antenas e faixas, essa era a tecnologia que estava sendo utilizada até agora no Brasil, ela traz um pouco mais de velocidade em comparação com o 4G tradicional, mas não chega perto do que o 5G realmente tem a oferecer em velocidade.

Quais são as vantagens da rede 5G?

Galaxy M32 5G
Galaxy M32 5G

Como falamos, a maior vantagem é a sua velocidade, que consegue ser até 10x maior em comparação com a rede 4G atual, é esperada velocidades de 1Gbps.

Atualmente os brasileiros contam com tecnologia 4G que possui velocidade média de 30Mbps, já a rede 5G DSS chegou com média de 50Mbps e a nova rede 5G SA já conta com média de 250Mbps, mas promete até 1Gbps em alguns momentos.

Além da maior velocidade, a internet chegará com menos lag, o que permitirá aproveitar os games com melhorias importantes, principalmente no ping, então os games serão mais fluidos e as partidas multiplayer irão funcionar sem problemas.

Para o mercado em geral, existem muitas novas possibilidades, o que envolve dispositivos inteligentes, múltiplos aparelhos conectados, dados em tempo real, veículos autônomos, e muito mais.

Graças a arquitetura da própria rede 5G, que suporta mais dispositivos na mesma antena, outro beneficio será ao estar, por exemplo, andando de carro ou outros veículos, já que a rede permite que o aparelho mude de antenas da operadora de forma mais confortável, então irá afetar bem pouco o que você está fazendo, na maioria das vezes sem interromper o sinal.

O que eu preciso para receber a rede 5G no celular?

Logo 5G

O primeiro e mais importante passo, é ter um aparelho com suporte para a rede 5G, algo que pode ser visto no site da fabricante do telefone.

Se está atrás de um aparelho com rede 5G, confira as nossas promoções, sempre divulgamos telefones que estão com descontos interessantes no preço.

Já o segundo passo, irá depender da sua operadora de telefonia móvel, a Claro fala que a tecnologia 5G irá funcionar normalmente se você tem um aparelho compatível, a Vivo diz que a troca do chip é necessária e a TIM apenas informa que terá plano com a rede 5G em breve.

Por fim, você também precisa estar na região em que a nova rede está disponível, para conferir as localidades, o melhor que você pode fazer, é entrar no site da sua operadora e conferir o mapa da rede, que permitirá conferir o tipo de tecnologia que está disponível em sua casa, trabalho e outras localidades.

Compartilhe o artigo
Siga-nos
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.