terça-feira, novembro 24, 2020

Pix estreia no Brasil: sistema de transferência e pagamento está liberado

Brasil está recebendo o sistema de pagamento Pix, inovação permite realizar pagamentos e transferência em poucos segundos, deixando tudo mais rápido e seguro para os brasileiros.

A intenção é que o novo sistema traga maiores possibilidades para os consumidores brasileiros, que terão mais uma forma de pagar suas contas e compras.

Como uma nova opção, o sistema de pagamento e transferência não é obrigatório para ninguém, mas muitas pessoas poderão utilizar gratuitamente.

O que é Pix?

Pix é o sistema de transferência e pagamento extremamente rápido do Brasil, o Banco Central fala que uma transação demorará no máximo 10 segundos para ser realizada, normalmente deve ser finalizada em 1 segundo.

Pix

O mais legal é que o sistema funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana, então a qualquer momento você poderá transferir e realizar pagamentos.

As transferências e pagamentos são feitas de forma rápida e simples, não importa onde foi feita a sua chave Pix e da outra pessoa ou empresa que irá receber.

O que é a chave Pix?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A chave Pix é sua identificação no sistema, foi criada para que você compartilhe e as outras pessoas possam enviar dinheiro para você com segurança.

Você pode usar como chave Pix, seu e-mail, número de telefone, número do CPF e muito mais, no total é permitindo ter 5 chaves Pix (empresas podem ter 20) em seu nome e cadastradas em diferentes instituições bancarias e outros.

Pix

Para quem não quiser utilizar nenhum desses dados para criar uma chave no Pix, o Banco Central também pode criar uma chave aleatória, que serão um conjunto de números, letras e símbolos, que o usuário terá que passar para outras pessoas, as chaves aleatórias não são muito recomendadas, por serem mais difícil de serem lembradas e passadas para outras pessoas.

Depois de que uma chave é criada, você poderá transferir ela para outra instituição a qualquer momento, ou seja, você não ficará preso a um banco ou empresa para sempre.

Se quiser, também poderá excluir as suas chaves a qualquer momento, o que é excelente se você trocar, por exemplo, o número do telefone e e-mail.

Onde posso fazer minha chave Pix?

Você pode fazer em qualquer lugar que quiser, em seu banco e ou quaisquer outras instituições financeiras.

Pix

Além disso, aplicativos como Mercado Pago, AME, PicPay eRecargaPay, também permitem que você crie e utilize o Pix, assim não é preciso ter uma conta em banco para ter acesso a novidade.

Quanto custa o Pix?

É totalmente gratuito para pessoas físicas, mas cobranças podem acontecer se for realizada mais de 30 transações por mês em uma conta.

Para as empresas, o valor fica a cargo da instituição bancaria e outros, que poderão ou não cobrar.

O que posso fazer com Pix?

Com seu Pix, você poderá realizar transferência e pagamentos de forma rápida, em até 10 segundos, a operação foi finalizada e a outra pessoa já está com o pagamento.

Você também poderá receber dinheiro de outras pessoas e se a loja que você está, aceitar Pix, poderá utilizar o mesmo para realizar o pagamento das suas compras.

O Pix também será utilizado para realizar pagamentos on-line em aplicativos e sites, o que é excelente para quem quer maior praticidade.

Como pagar ou transferir dinheiro com Pix?

Pix

É bem simples, toda a operação é feita no aplicativo do banco ou instituição em que você criou a sua chave Pix, então não é preciso de um app extra.

Você poderá utilizar a chave da outra pessoa ou empresa para conseguir completar o pagamento ou transferência.

Mas também será possível realizar pagamento com o Pix com NFC (por aproximação) e com QR Code, nesse último, basta apontar a câmera para o QR Code para receber as informações da outra pessoa ou empresa e completar a operação.

Confira os dados antes de realizar uma operação no Pix?

Assim como muitos métodos de pagamento e transferência no mundo todo, você precisa olhar bem os dados para saber se tudo está correto.

Depois que uma operação é realizada, não poderá ser desfeita de forma alguma, se enviar o dinheiro para uma chave errada, não conseguirá recuperar o valor, a menos que o dono da chave envie o dinheiro novamente para você.

Então confira a chave corretamente e o valor que irá enviar, para não ter problemas.

Pix

Resumo

Pix é o novo sistema de pagamento e transferência de dinheiro para o Brasil, chega prometendo e trazendo transações em até 10 segundos, sendo possível utilizar a novidade 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como revelamos, o Pix é gratuito, nem conta em banco é preciso para ter acesso ao sistema, a novidade começou a funcionar para todos a partir de hoje.

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Ainda nesse mês, Google Assistente chegará em TVs 2020 da Samsung no Brasil

Samsung anunciou que algumas das suas TVs 2020, irão receber Google Assistente, permitindo que os usuários selecionem qual a melhor assistente para seu uso...
Publicidade

Nova versão do Google Pay chega em alguns países e traz até conta corrente Plex

Google começou a atualizar o aplicativo Google Pay em algumas regiões, a grande novidade também é a chegada da conta corrente Plex.Com a nova...

Mi 10T e Mi 10T Pro são lançados no Brasil a partir de R$5.499 reais

Xiaomi traz oficialmente ao Brasil, os novos Mi 10T e Mi 10T Pro, aparelhos chegam custando a partir de R$5.499 reais em seu lançamento.Tops...

Realme venderá telefones no Brasil a partir de dezembro

Brasil terá a fabricante Realme lançando seus telefones Android no país a partir de dezembro desse ano.A intenção da fabricante é vim para ficar,...

Galaxy M21s e Galaxy M51 chegam ao Brasil, destaque é bateria gigante

Samsung está lançado os Galaxy M21s e Galaxy M51 no Brasil, o maior destaque dos modelos são as baterias gigantes, que no último é...

Google Assistente traz mais funções com ações agendadas

Se tornando ainda mais inteligente, Google Assistente ganha função para ações agendadas para lâmpadas inteligentes e outros dispositivos.A intenção é trazer ainda mais comodidade...

Google Assistente ganha mais recursos para uso em família

Google anunciou novidades para Google Assistente, que agora conta com mais recursos para uso em família.Hoje revelamos que as TVs da Samsung de 2020,...

Redmi Note: mais de 140 milhões vendidos, Redmi Note 9 5G no dia 26

A linha Redmi Note conseguiu alcançar a marca de 140 milhões de aparelhos vendidos e nova linha Redmi Note 9G será apresentada no dia...

Nord N100: telefone mais simples da OnePlus tem tela de 90Hz que não foi revelada

Foi descoberto que o Nord N100 tem tela de 90Hz, mas a OnePlus não tinha revelado essa especificação no lançamento do aparelho.A OnePlus agora...

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui