sábado, setembro 19, 2020

Google Pay: conheça o sistema de pagamento móvel por aproximação e como usar

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sistema de pagamento móvel por aproximação Google Pay é bem conhecido, mas muitos não sabem como utilizar e seu funcionamento.

O Google Pay é o sistema de pagamento padrão do Android, então é o mais recomendado para a maioria das pessoas, mas muitas fabricantes possuem seus próprios serviços de pagamento móvel.

Nos dias atuais ter um sistema de pagamento integrado ao telefone é algo mais do que essencial, principalmente se não quer andar com vários cartões de credito na carteira.

O que é o Google Pay?

Conhecido inicialmente como Android Pay, o sistema de pagamento do Google não está mais apenas no sistema Android, mas sim em vários dispositivos e sistemas diferentes.

Google Pay

Agora chamado de Google Pay, o serviço de pagamento móvel por aproximação é algo bem atual e que permitirá que você faça pagamentos em muitas lojas do Brasil e do mundo.

Diferente do que é o esperado, o sistema de pagamento por aproximação irá funcionar em qualquer smartphone, pelo menos de maneira virtual, já que o Google Pay também funciona como uma carteira virtual que irá permitir realizar pagamentos diretamente nas lojas on-line.

O que podemos fazer com o Google Pay?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Podemos realizar pagamentos em lojas físicas utilizando o smartphone, basta aproximar o telefone da máquina para conseguir que o pagamento seja aprovado, o melhor é que não é preciso andar com seus cartões, apenas com o seu dispositivo.

Google Pay

Como um sistema de pagamento, Google Pay irá permitir que você realize compras diretamente em lojas virtuais e aplicativos de lojas, o que deixará suas compras ainda mais seguras.

Falando nisso, o serviço Google Pay é o sistema de pagamento da loja Google Play, a loja do sistema Android, então muitas pessoas já utilizam esse recurso.

Onde o Google Pay é aceito?

Para pagar com Google Pay é bem simples, basta encontrar uma loja que permita fazer o pagamento por aproximação, algo que muitos estabelecimentos atuais possuem.

Google Pay lojas

O Google destaca algumas lojas em seu site, que são garantidas para suportar o pagamento, o que é a segurança que o serviço irá funcionar normalmente nesses estabelecimentos.

A compra on-line também é válida, permitindo que você realize pagamento em muitos sites, mas muitos aplicativos permitem que você também pague dessa forma, o que é bem simples e rápida.

Todos os aparelhos que suportam Google Pay

Xiaomi Mi Band 4

Todos os dispositivos com o sistema Android são compatíveis com o Google Pay (relógios inteligentes e pulseiras inteligentes sem o Android também utilizam Google Pay), mas o seu funcionamento irá depender da tecnologia que seu smartphone possui, basta baixar o aplicativo na loja do Android e utilizar.

Com Android, todos os aparelhos são compatíveis com o Google Pay em sua forma virtual, que permite realizar pagamentos on-line e em aplicativos de compras.

Já para pagamento por aproximação é preciso que seu smartphone tenha NFC, que aqui já falamos muito dessa tecnologia, ela permite que você pague em loja apenas colocando seu telefone perto da máquina de pagamento.

Como saber se o meu aparelho tem NFC?

O melhor jeito é ir no site da fabricante e conferir se lá está escrito se ele possui NFC.

Para quem não sabe, as fabricantes lançam os aparelhos em diferentes regiões com algumas mudanças, o NFC tradicionalmente é uma delas, isso significa que um aparelho pode ter a tecnologia integrada em um país e o mesmo modelo em outro país não ter o recurso.

NFC no Android, pesquisa do recurso em configurações

Mas a forma mais simples de descobrir se seu telefone possui a tecnologia é indo em configurações, e pesquisar por NFC, se não aparecer opções, ele não conta com o recurso, se aparecer, você poderá inclusive ativar e gerenciar a função em geral.

Com quais cartões posso pagar utilizando Google Pay?

Google Pay Bancos

Para pagamentos virtuais praticamente todos os cartões são aceitos, inclusive muitos de vários bancos do Brasil inteiro.

Para pagamentos em lojas via aproximação as coisas mudam, nem todos podem ativar esse recurso, confira todos os cartões suportados no Google Pay.

Como utilizar Google Pay

Você precisa baixar o aplicativo Google Pay em seu telefone Android, logo depois registre seus dados e coloque seu um cartão de credito ou débito aceito para pagamentos virtuais e/ou pagamentos por aproximação, esse último muitas vezes precisará de uma verificação extra para que o recurso fique ativo.

Na loja física, quando for pagar, basta aproximar o telefone desbloqueado na máquina de pagamento, não é necessário nem abrir o aplicativo para a transação acontecer.

Para saber se a loja recebe pagamentos desse tipo, pergunte se eles aceitam pagamento por aproximação pelo Google Pay ou veja se existe alguma indicação na frente da loja ou no caixa sobre os tipos de pagamentos aceitos.

Resumo

O Google Pay é um serviço de pagamento por aproximação que também é uma carteira virtual, assim permitindo que você pague em lojas físicas e virtuais com maior segurança.

Todos aparelhos com o sistema Android podem aproveitar o Google Pay, mas apenas dispositivos com NFC terão pagamento por aproximação, o restante será apenas pagamentos virtuais.

Como todas as tecnologias mais recentes, Google Pay chega para melhorar a sua vida, pagamentos por aproximação são feitos de forma instantânea, segura e sem precisar que você ande com o cartão de plástico.

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Curiosidades sobre o Motorola RAZR flexível: modo retro, eSim e mais

O Motorola RAZR foi anunciado oficialmente, telefone conta com tela flexível e muitas curiosidades, como o modo retro, apenas eSIM e muito...

Rede 5G chegará em duas formas, conheça os padrões 5G NSA e 5G SA

A nova rede 5G já está sendo disponibilizada em algumas regiões, mas chegará de duas formas, os padrões 5G NSA e 5S AS...

Descubra como entrar no jogo oculto do Android 10

O Android 10 já é uma realidade, está disponível para alguns aparelhos, mas ele tem um jogo oculto, saiba como ativar.

DC Dimming: recurso para acabar com a cintilação da tela

DC Dimming não é muito conhecido, mas recurso que promete acabar com a cintilação da tela estará chegando em muitos aparelhos.

10 anos de Android: Google destaca alguns aspectos das versões

O Google esperou até o dia 22 de outubro para começar os 10 anos do Android, empresa aproveitou e destacou alguns aspectos importantes das...

Interessantes para você

Fortnite ganha método de pagamento que deixa itens 20% mais baratos e causa polêmica

Com novo método de pagamento, os itens de Fortnite ganham 20% de desconto, o que é excelente para quem quer pagar mais...

Recurso de pagamento no WhatsApp está liberado no Brasil

WhatsApp agora conta com recurso de pagamento no Brasil, novidade permite realizar pagamento, enviar e receber dinheiro de forma simples, fácil e...

Facebook Pay: sistema de pagamento para Instagram, WhatsApp e Facebook

Sistema de pagamento Facebook Pay é anunciado oficialmente, ele chegará para o Instagram, WhatsApp e para o próprio Facebook e seu Messenger.

Samsung Pay Cash é o cartão de débito virtual da fabricante

A Samsung acaba de anunciar o Samsung Pay Cash, cartão de débito virtual da fabricante, novidade é para quem utiliza o sistema de pagamento...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui