Em nova decisão, juiz dos EUA anuncia que loja do Android, Google Play Store terá que permitir pagamento de terceiros.
Isso deve começar a ser liberado em 22 de outubro, ou seja, daqui há duas semanas.
Epic comemorou, já que será uma das beneficiadas, podendo vender seus itens e aplicações sem dar uma grande parte para o Google em taxas e descontos.
Mudança afetará os Estados Unidos
A batalha entre a Epic Games e o Google não tem fim, e em sua nova fase, um juiz não aceitou o pedido do Google para adiar a liberação de pagamentos de terceiros nos EUA.

Com isso, em 22 de outubro a loja Google Play Store precisará permitir o uso de pagamentos de terceiros diretamente nas aplicações.
O detalhe interessante, é que não poderá ser mostrada telas de avisos assustadores para fazer o usuário pensar que é um perigo ou nada parecido para evitar que a compra seja concluída longe da loja.
Já faz um bom tempo que a Epic Games entrou na justiça pelo monopólio do Google na loja do Android, isso aconteceu logo depois de colocar seu pagamento alternativo no Fortnite, que na época ainda estava disponível na store.
O jogo foi removido pelo pagamento de terceiros e logo depois a Epic Games começou a acusar o Google e Apple de monopólio, o que entre muitas acusações, tem essa, de não permitir pagamentos de terceiros, e cobrar valores altos em taxas para cada compra realizada.

Se a empresa for considerada monopólio até o julgamento final, essa não será a única mudança, a loja do Android terá que liberar lojas de aplicativos de terceiros, compartilhar o catálogo de aplicações com outras stores, Google não poderá ter contratos de exclusividades com fabricantes e operadoras e muitos mais.
Com resposta padrão dos últimos anos, o Google fala que as mudanças que estão sendo pedidas irão colocar os usuários em risco, não permitindo ter certeza de que os apps são seguros e mais, e que a empresa vai recorrer para evitar esses problemas.
Ainda será preciso esperar um bom tempo para saber o resultado final da disputa judicial, mas no momento, essa é mudança no pagamento de terceiros que terá que entrar em ação até 22 de outubro.
Lembrando que pagamentos de terceiros para a loja Google Play Store já está disponível em algumas regiões.
Fonte: Engadget
Deixe um comentário