terça-feira, junho 2, 2020

Leitor de digital da Samsung permite desbloquear aparelho sem digital cadastrada

Foi descoberta uma vulnerabilidade no leitor de digital da Samsung que permite desbloquear o aparelho mesmo sem a digital cadastrada.

Ultimamente o leitor de digital é um dos itens mais utilizados, ele é seguro e rápido para desbloquear, a nova geração de sensores chega integrada na tela.

Agora foi descoberto que o leitor de digital ultrassônico da Samsung, que é integrada nos aparelhos top de linha da fabricante, atualmente não é tão segura.

Leitor de digital ultrassônico da Samsung inseguro

Um casal no Reino Unido descobriu que depois que colocaram película protetora de tela de silicone, o seu Galaxy S10 conseguia ser desbloqueado por outras pessoas, por exemplo, somente o marido tem a digital cadastrada, mas com a película, até mesmo a mulher conseguia utilizar a digital para desbloquear, mesmo que a digital dela nunca tenha sido cadastrada no telefone.

linha Galaxy S10

Logicamente que isso é um grande problema de segurança, deixando o telefone vulnerável e podendo ser acessado por outras pessoas que não possuem acesso autorizado.

Samsung anuncia atualização para corrigir leitor de digital ultrassônico

Incialmente a Samsung revelou que estava investigando a situação, mas quando um banco on-line da Coreia começou a alertar os usuários pelo problema do leitor de digital, a fabricante revelou que está trabalhando em uma atualização para corrigir o problema.

Até agora a fabricante diz que o problema está acontecendo por causa de películas protetoras de tela que não são oficiais, elas conseguem interferir no processo de digitalização, permitindo um número elevado de falsos positivos, assim outras pessoas têm chance de desbloquear o telefone, mesmo sem precisar ter uma digital cadastrada.

Esse problema está afetando diretamente os telefones top de linha da fabricante que chegam com leitor de digital ultrassônico, ou seja, a linha Galaxy S10 e Galaxy Note 10.

No mais recente comunicado de imprensa, a Samsung relata o seguinte:

Galaxy Note 10 e Galaxy Note 10+

“Em relação aos relatórios recentes de um problema de reconhecimento de impressão digital que afeta certos dispositivos Galaxy, gostaríamos de informar nossos clientes sobre as seguintes informações. Esse problema envolveu sensores de impressão digital ultrassônica que desbloqueiam dispositivos depois de reconhecer padrões tridimensionais que aparecem em certos casos de proteção de tela de silicone como impressões digitais dos usuários. Para evitar outros problemas, recomendamos que os usuários do Galaxy Note10/10+ e S10/S10+/S10 5G que usam essas capas para removê-la, excluam todas as impressões digitais anteriores e registrem suas impressões digitais novamente. Se você atualmente usa capas protetoras da tela frontal, para garantir uma digitalização otimizada das impressões digitais, evite usar essa capa até que o dispositivo seja atualizado com um novo patch de software. Uma atualização de software está planejada para ser lançada já na próxima semana e, uma vez atualizada, lembre-se de digitalizar toda a sua impressão digital, para que todas as partes da sua impressão digital, incluindo o centro e os cantos, sejam totalmente digitalizadas. Agradecemos sua paciência e nos esforçaremos para melhorar continuamente as experiências de produtos e serviços para nossos usuários. “

Em resumo, a Samsung está dizendo que a atualização para corrigir o problema de leitor de digital ultrassônico integrado nas telas das séries Galaxy S10 e Galaxy Note 10 será liberada na próxima semana, quando ela chegar, as digitais cadastradas serão apagadas e você precisará cadastrar novamente, mas elas irão funcionar como o esperado até mesmo em películas de tela de silicone.

Via: Samsung

*Atualização: 23/10/2019

A Samsung começou a liberar a atualização para corrigir a esse problema no leitor de digital, a novidade já está chegando aos Galaxy Note 10 e Galaxy S10.

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Imagem de papel de parede consegue fazer o Android reiniciar sem parar

O Android tem um problema com uma imagem de papel de parede, que faz o sistema reiniciar sem parar.

Google Sodar é a ferramenta RA para ajudar no distanciamento social na rua

Para ajudar no distanciamento social, o Google revela a ferramenta Sodar, que utiliza a tecnologia de realidade aumentada para essa tarefa.

Android 11 Beta tem lançamento adiado, ainda não tem nova data para acontecer

Google resolveu adiar o lançamento do Android 11 Beta, evento ainda não tem nova data para ser realizado. Planejado...

Xperia 1 II tem recurso que em jogos utiliza o carregador sem danificar a bateria

Novo Xperia 1 II conta com recurso que utilizar o carregador para rodar jogos e deixar a bateria sem danos ou perda...

Exynos 880 é anunciado pela Samsung, chip é mediano com 5G integrado

Samsung anunciou o seu novo chip móvel, Exynos 880 traz desempenho mediano e suporte para a rede 5G, que é integrada.

Interessantes para você

Xiaomi é acusada de violar privacidade dos usuários em seus telefones e apps

Pesquisadores acusam a Xiaomi de violar a privacidade dos usuários nos telefones e até em alguns apps. Nos últimos...

Cuidado com apps falsos para o Auxílio Emergencial, confira o oficial

Pessoas mal-intencionadas estão criando apps e site falsos do Auxílio Emergencial, confira os oficiais e não passe seus dados para quem não...

Patch de abril 2020 traz desbloqueio com os olhos abertos para Pixel 4 (XL)

A nova atualização de segurança desse mês está trazendo aos Pixel 4 e 4 XL o desbloqueio com os olhos abertos, algo...

Galaxy S10 e Galaxy Note 10 ganham novos recursos com One UI 2.1

Samsung revelou os recursos que a personalização One UI2.1 traz aos Galaxy S10 e Galaxy Note 10. Para quem não...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui