quinta-feira, julho 9, 2020

Imagem de papel de parede consegue fazer o Android reiniciar sem parar

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Android tem um problema com uma imagem de papel de parede, que faz o sistema reiniciar sem parar.

Sim, uma simples imagem pode causar muitos problemas para os usuários do sistema Android, que terão que fazer uma restauração de fábrica para conseguir utilizar o dispositivo novamente.

Os usuários do sistema Android não precisam ficar preocupados, a imagem em questão só afeta os dispositivos se colocada como papel de parede.

Papel de parede faz Android reiniciar sem parar

A imagem abaixo consegue fazer muitos dispositivos com o sistema Android reiniciarem sem parar, isso acontece depois de ser colocar como um papel de parede.

O bug da imagem foi confirmado em aparelhos da linha Google Pixel, em smartphones da fabricante Samsung e afeta até mesmo o emulador do Android Studio.

Curiosamente a imagem pode ser visualizada em qualquer aparelho com Android, inclusive os usuários podem fazer a edição da foto em qualquer aplicativo, e nada irá acontecer, mas basta colocar a mesma como papel de parede e pronto, o sistema começará a reiniciar sem parar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro item importante é que o Android 11 não é afetado por essa imagem, então apenas aparelhos com Android 10 ou inferiores terão esse problema.

Qual é o motivo desse bug com essa imagem?

Os desenvolvedores começaram a pesquisar o que estava acontecendo para que o Android fique reiniciando sem parar ao colocar essa imagem como um papel de parede.

Eles descobriram que a imagem tem apenas uma codificação de cores que o Android não possui suporte, então a interface do sistema não consegue ler a imagem automaticamente.

Android Logo

Tentando ler um valor na imagem que não sabe interpretar, o Android começa a travar, e depois fica reiniciando sem parar, a solução é fazer uma restauração de fábrica, procedimento que irá apagar todos os seus dados sem dar a possibilidade de fazer um backup.

Solução

Como solução, o usuário não pode utilizar a imagem como papel de parede de forma alguma, principalmente se estiver utilizando o Android 10 ou versões anteriores.

Um patch de atualização para solucionar o problema já foi lançado no AOSP (código-fonte do sistema Android), mas ainda não tem data para chegar aos dispositivos, ainda mais nos aparelhos das fabricantes, que precisam esperar o Google lançar a correção nas atualizações mensais e depois trazer a mesmo para os aparelhos selecionados.

Resumo

Uma simples imagem como papel de parede pode fazer o seu dispositivo Android ficar reiniciando sem parar, o que é péssimo para o usuário que irá perder seus dados, já que fazer o procedimento de restauração de fábrica é a melhor solução.

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Atualizações do sistema estão mais rápida do que nunca, Android 10 supera anteriores

Google revelou que as atualizações do sistema estão mais rápido do que nunca, o Android 10 conseguiu superar e muito as versões...

Rumor indica que telefones da Samsung podem chegar sem carregador no futuro

Samsung está pensando em retirar carregador da caixa dos telefones no futuro, isso é que um novo rumor indica.

OnePlus Nord: smartphone intermediário será apresentado em 21 de julho

Fabricante revelou que o OnePlus Nord, telefone intermediário será apresentado oficialmente em 21 de julho. A OnePlus é conhecida...

Samsung revela data da apresentação do Galaxy Note 20 e surge novas fotos e vídeo

Galaxy Note 20 tem data de apresentação revelada pela Samsung, ao mesmo tempo, surge novas fotos e um vídeo do aparelho.

Google Play Protect alerta que AnTuTu é perigoso para ser instalado no Android

Aplicativo do AnTuTu está sendo considerado perigoso pelo Google Play Protect, sistema de proteção do sistema Android. Conhecido como...

Interessantes para você

Atualizações do sistema estão mais rápida do que nunca, Android 10 supera anteriores

Google revelou que as atualizações do sistema estão mais rápido do que nunca, o Android 10 conseguiu superar e muito as versões...

Android Nearby Share, compartilhamento próximo de arquivo está em teste

Google revelou que Nearby Share, recurso de compartilhamento próximo de arquivos está em teste no sistema Android. A intenção...

Antivírus Microsoft Defender chega ao sistema Android

Microsoft revelou que o Microsoft Defender, antivírus da empresa, está chegando ao sistema Android, inicialmente em fase de teste e apenas para...

Números de telefones de WhatsApp aparecem em pesquisa do Google

Uma simples pesquisa no Google pode revelar números de telefones de usuários do WhatsApp, algo que não deveria acontecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui