Com a versão de teste mais recente, o Android consegue rodar aplicativos de Linux, algo que o Google está trabalhando para acontecer.
Novidade seria uma excelente notícia se liberada para todos, pois permitirá ter uma experiência de PC até mesmo em telefones conectados em monitores externos.
Mas também é algo benéfico para os desenvolvedores, que poderão criar suas aplicações nos próprios aparelhos.
Terminal poderá rodar aplicações
Com o Android Canary mais recente foi descoberto que aplicativos do Linux irão rodar no sistema, o que traz muitos benefícios.

O aplicativo Linux Terminal para Android foi revelado na segunda versão trimestral do Android 15, e ele está utilizando o AVF (Android Virtualization Framework) para rodar o sistema Debian em uma máquina virtual.
Agora o Google fala que o aplicativo é muito importante para a plataforma, que ele permitirá que os desenvolvedores criem seus aplicativos para Android na própria plataforma, algo que não é possível até agora.
A intenção do Linux Terminal é trazer um ambiente de desenvolvimento baseado em Linux para os desenvolvedores conseguirem criar as aplicações diretamente no aparelho que possui.

Google também fala que as fabricantes também poderão fazer implementações da máquina virtual (VM) para que funcione aplicativos e até jogos, isso acontecerá com graças ao suporte para gráficos, áudio e aceleração de hardware.
Como está rodando o SO Debian, foi possível rodar aplicativos do Linux como desktop Chromium, GIMP e LibreOffice, que funcionaram, mas ainda estão rodando de forma lenta, o que significa que o Google precisa trabalhar mais para que tudo funcione como esperado.
Isso no futuro permitirá instalar o Android Studio e começar a desenvolver as aplicações, mas até lá o Google precisa trazer a compatibilidade com processadores ARM (são usados em telefones, tablets e mais), o que no momento não existe.

Algo interessante sobre a máquina virtual rodando o Debian, que como é um sistema completo, ele terá acesso a vários jogos e apps, inclusive os que permite rodar software Windows e muito mais, o que será de grande interesse para usuários avançados.
Claro que isso é mais um passo para a unificação do ChromeOS com o Android, o que deixará uma plataforma unificada e que será funcional em telefones, tablets, computadores e mais.
No momento não se sabe quando essas novidades estarão disponíveis para o Android padrão, mas a empresa está trabalhando para que no futuro esses recursos possam ser utilizados pelos interessados.
Fonte: Androidauthority
Deixe um comentário