Google quer acordo para menor taxa na Play Store e maior facilidade para lojas de terceiros no Android

O Google quer se adequar o que é pedido na justiça, então a empresa fala em menor taxa para apps da Play Store e mais facilidade em utilizar lojas de terceiros.

Essas são as mudanças descobertas que eles querem fazer para colocar fim ao processo que está nos tribunais dos EUA.

No momento um juiz ainda irá verificar as alterações e avaliar se as medidas serão o suficiente para acabar com o monopólio da empresa.

Proposta quer colocar fim a brigas na justiça

Epic Games ganhou na justiça contra o Google, que terá que permitir pagamentos de terceiros nos apps e na própria loja.

Android Logo

Agora para remediar e evitar novas e longas brigas na justiça, o Google confirmou que enviou para o juiz do caso algumas mudanças que quer fazer para evitar mais problemas no futuro.

São várias propostas que juntas, irão mudar alguns pontos importantes e pode dar mais liberdade para os desenvolvedores e usuários.

Descritas como uma solução abrangente pelo CEO da Epic Games, ela também é considerada incrível.

Algumas das propostas já foram descobertas e ao que tudo indica, irá melhorar a forma de instalar novas lojas de aplicativos e irá diminuir as taxas de serviços para os desenvolvedores de aplicações.

Android Logo

Entre as alterações que a empresa está disposta a fazer, é a de permitir opções de pagamentos de terceiros, permitindo que os desenvolvedores e usuários possam escolher outras plataformas de pagamento.

Com uma versão do próximo grande lançamento do Android, Android 17, o Google iria facilitar a instalação de lojas de terceiros, o que poderá ser feita a partir de um site em uma única tela de instalação, o que dará a permissão para a instalação de apps diretamente dessa nova store, algo que ficará disponível pelo menos até 30 de julho de 2032.

A taxa de serviços da loja Google Play Store poderá ser de 9% para compras gerais, o que pode significar assinaturas, o valor da taxa é de 20% é para compras que oferecem mais do que uma vantagem de jogabilidade mínima.

Serão 5% para as taxas de faturamento da Google Play Store (atualmente são 15% o que aumenta para 30% receita adicional) para quem conseguir o primeiro US$ 1 milhão de receita por ano.

Android Logo

Além dessas mudanças, a empresa ainda irá seguir as que o juiz atual já declarou, o que significa não ter contratos de exclusividades utilizando a loja Google Play Store, e que os desenvolvedores tenham liberdade para anunciarem os preços que disponibilizam em formas de pagamentos e lojas alternativas.

Agora é preciso que o juiz do caso avalie a proposta para saber se realmente irá causar algum efeito positivo para os usuários, lojas de terceiros e mais.

Fonte: Reuters

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *