Google Play Services não suportará mais o Android Jelly Bean a partir de setembro

Marcos Gonçalves da Silva

O Android Jelly Bean perderá o suporte para o Google Play Services, algo que acontecerá no mês de setembro.

Google Play Services é um aplicativo que integra os serviços do Google no Android, isso significa que os sistemas suportados acabam recebendo principalmente recursos e suporte.

Mas para evoluir é preciso abandonar as versões mais antigas do Android, em setembro isso será algo que o Google estará fazendo.

Android Jelly Bean não terá mais suporte para Google Play Services a partir de setembro

Google anunciou oficialmente que o Android Jelly Bean estará sendo abandonado a partir de setembro desse ano, o que indica que novas versões do Google Play Services não estará disponível para os sistemas.

Android 4.1 Logo

Para quem não sabe, o Android Jelly Bean não é um único sistema, mas sim três, ele foi lançado como Android 4.1 (API 16), logo depois chegou o Android 4.2 (API 17) e por fim, a versão mais “atual” é o Android 4.3 (API 18), apesar da numeração diferente, todos mantiveram o nome Jelly Bean.

O Google Play Services ainda chegará na versão 21.30.99 que está prevista para chegar aos aparelhos ainda no final de agosto, depois, o Services não será mais atualizado no Android 4.3 ou versões anteriores, então eles não terão novas melhorias ou recursos adicionados.

Para os desenvolvedores, alguns SDK podem exigir que eles utilizem a API 19 (Android 4.4 KitKat), mas as bibliotecas individuais das aplicações não são obrigadas a mudarem, ainda será possível continuar a trabalhar com as API 16, 17 e 18, mas na hora da compilação, podem surgir erros.

Caso seu aplicativo é bem famoso e muito usado em aparelhos com Android Jelly Bean, o Google indica que você poderá criar um APK com diferentes níveis de API, o que permite continuar a atualizar as suas aplicações para funcionarem nos sistemas que estão sendo deixados de lado e nas versões mais modernas.

O que é Google Play Services?

Google Play Services

Já falamos o que é o Google Play Services, para que serve e como funciona, o que permite conhecer melhor o aplicativo.

Resumindo, o Google Play Services é um aplicativo que aumentar a compatibilidade do Android em diferentes versões, o que permite trazer recursos de versões mais atuais para os mais antigos.

Compartilhe o artigo
Siga-nos
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.