Europa quer telefones com carregador único e bateria removível

Samsung bateria

Europa está planejando que telefones cheguem com carregador único e bateria removível, algo que poderá ajudar principalmente os consumidores.

Já faz um bom tempo que as fabricantes estão apostando em diferentes carregadores, conectores e bateria, tudo para economizar espaço em cada tipo de smartphone.

Atualmente as fabricantes utilizam diferentes carregadores e as baterias na maioria das vezes é interna, mas isso pode mudar, pelo menos na Europa.

Carregador único para telefones na Europa

Os telefones da Europa devem chegar com carregador único, isso indica que todos os telefones vendidos devem trazer o mesmo carregador.

Multi-carregador com cabo USB de 3 pontas Samsung

O Parlamento Europeu já aprovou uma resolução em 27 de janeiro, que irá obrigar as fabricantes a adotarem o mesmo carregador, o que é bom para o mundo todo e principalmente para os consumidores.

Essas novas regras também valem para os carregadores sem fio, que também terão que ser universais e funcionando em diferentes dispositivos móveis.

A intenção dos carregadores compatíveis entre vários dispositivos é reduzir a produção de resíduos eletrônicos e evitar que consumidores precisem de vários carregados a cada novo aparelho móvel adquirido.

Curiosamente essa nova resolução fala apenas sobre o carregador e não sobre os conectores e cabos, que também são diferentes em cada dispositivo.

Se sair como esperado, a resolução deverá ser votada e entrar em ação até julho, que irá exigir o carregador único para todas as fabricantes que vendem telefones e outros dispositivos móveis na União Europeia.

Bateria removível para telefones na Europa

Ainda não é algo oficial, mas apenas uma ideia que a União Europeia está pensando no momento, mas que irá mudar a forma das fabricantes projetarem os seus telefones.

Bateria smartphone

Atualmente as fabricantes estão apostando quase que unicamente em telefones com bateria interna, o que no final dificulta a troca pelo usuário, que precisa ter conhecimento ou pagar para alguém realizar a troca.

Em 2012, a Alemanha já queria proibir baterias seladas da forma que a maioria dos telefones estão sendo vendidos no mundo todo.

As fabricantes sempre falaram que as baterias removíveis foram deixadas de lado para tornar os telefones mais finos, assim os dispositivos com bateria interna chegam com baterias maiores e ocupando pouco espaço.

Se esse projeto for para frente, as fabricantes terão que mudar a forma que irão projetar os seus próximos telefones, que terão que contar com bateria removível para que os consumidores possam fazer a troca a qualquer momento e temos que avaliar se essa mudança realmente deixará os telefones maiores ou se voltaremos a ter telefones mais grossos.

Via: XDA

Previous ArticleNext Article
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend