quarta-feira, outubro 28, 2020

DSPs dos processadores Snapdragon possuem mais de 400 vulnerabilidades

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Processadores Snapdragon contam com mais de 400 vulnerabilidades no DSP, o que permite invasão, espionagem e mais.

Atualmente os processadores da série Snapdragon são os responsáveis por equipar mais de 40% dos aparelhos móveis do mundo todo.

Então essas vulnerabilidades são perigosas e podem afetar muitos usuários do sistema Android ao redor do planeta.

O que é um DSP

DSP é a sigla em inglês que significa processador de sinal digital, ele é dedicado para executar diferentes tipos de instruções, eles possuem capacidade de resolver problemas matemáticos com menor gasto de bateria.

Snapdragon 855

Além dos processadores móveis, o DSP está praticamente em tudo que é digital e que possui imagem ou som, ou seja, ele é utilizado a todo momento pelos dispositivos atuais.

DSP do Snapdragon tem mais de 400 vulnerabilidades

O site Check Point descobriu que o DSPs dos processadores Snapdragon possuem mais de 400 vulnerabilidades, mas não deu muito detalhes sobre as falhas em si, mas relatou o que é possível fazer, confira:

  • Espionar os telefones
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sem qualquer interação do usuário, uma pessoa mal-intencionada pode simplesmente acessar suas fotos, vídeos, dados do microfone em tempo real, dados do GPS, localização, gravação das ligações e mais.

  • Pode travar o seu smartphone

É possível receber um ataque de negação de serviço direcionado, o que não permitirá você ter acesso as suas informações, deixando todos os itens indisponíveis para você e o telefone travado.

  • Instalação de malware e códigos maliciosos

É possível adicionar malware e códigos maliciosos no aparelho do usuário em maiores problemas e até ocultando as suas atividades.

Alguns desses códigos se tornam até mesmo permanentes e não poderão ser removidos de maneira tradicional, apenas com a instalação de uma nova imagem de fábrica.

Solução já foi liberada para Qualcomm

Snapdragon 845

Assim que foi avisada sobre as vulnerabilidades do DSP nos processadores Snapdragon, a Qualcomm começou a verificar e confirmou que realmente as falhas existem.

A empresa trabalhou em correções e já liberou para as fabricantes, mas como sabemos, irá demorar um pouco para que esse problema seja realmente corrigido na maioria dos aparelhos Android atuais, já que essas atualizações sempre demoram a chegar para os usuários.

Resumo

Foram descobertas mais de 400 vulnerabilidades diferentes no DPS dos processadores Snapdragon, falhas são graves e permitem invasões, espionagem, acesso de dados e muito mais.

Felizmente a Qualcomm já liberou correções para essas vulnerabilidades, mas irá demorar um tempo para que as fabricantes realmente liberem essa correção para todos os seus aparelhos.

Via: Checkpoint

PUBLICIDADE
Confira mais em
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais