O novo processador Snapdragon SiP 1 foi uma grande surpresa, ele foi desenvolvido no Brasil, o foco é trazer desempenho, mais espaço interno e menor preço.

Para desenvolver o Snapdragon SiP 1, a Qualcomm, o Governo Federal do Brasil e a USI (Universal Scientific Industrial) uniram forças para criar esse novo projeto que promete muitas novidades.

O SiP significa System in Package, ou seja, que todos os componentes principais estão dento de um mesmo pacote, o que traz grandes vantagens para as fabricantes.

O Snapdragon SiP 1 traz uma miniaturização do processo, isso significa que em um mesmo lugar encontramos mais de 400 itens diferentes, algo que não era possível até o momento.

Snapdragon SiP 1

Dentro do SiP iremos encontrar processador, GPU, processador de imagens, gerenciamento de energia, redes, Wi-Fi, Bluetooth, RF em geral e outros.

A Qualcomm revela que o Snapdragon SiP 1 já é pré-tunado de fábrica, então ele é testado pela empresa e é totalmente otimizado para apresentar desempenho e performance ao máximo.

Snapdragon SiP 1

Logicamente que como um empacotamento mais completo e menor, o resultado é mais espaço interno para as fabricantes, o que permite no caso do Zenfone Max Shot, trazer três câmeras na traseira e um espaço maior para a bateria, que no aparelho tem 4000mAh.

Na imagem abaixo que tiramos do vídeo do pessoal do Asus Fanáticos (vídeo que inclusive está nessa matéria), podemos observar a placa mãe do Zenfone 5 cheio de componentes e a placa do Zenfone Max Shot que é mais limpa e possui poucos componentes.

Snapdragon SiP 1
Snapdragon SiP 1(Zenfone Max Shot) e Snapdragon 636 (Zenfone 5)

Em desempenho a Qualcomm fala que o Snapdragon SiP 1 fica entre Snapdragon 450 e Snapdragon 630, mas alguns aplicativos de benchmark reconhecem atualmente o processador como Snapdragon 625, então precisamos esperar testes para saber o resultado apresentado e poder comparar com outros processadores conhecidos do mercado.

Como o nome indica, o Snapdragon SiP 1 é apenas o primeiro a chegar com esse formato de produção para smartphones, então as fabricantes terão mais espaço para colocar uma bateria maior, mais câmeras e muito mais, não precisam se preocupar em testar cada componente e os projetos são desenvolvidos mais rapidamente dessa forma.

Atualmente o Snapdragon SiP 1 pode ser encontrado nos Asus Zenfone Max Shot e Zenfone Max Plus (M2), mas no futuro nada impede desse novo pacote ser utilizado em smartphones de outras fabricantes.

Lembrando que a Qualcomm anunciou uma fabricante em São Paulo, a partir do meio de 2020 ela irá produzir processadores Snapdragon SiP no país, então eles deverão ficar ainda mais baratos, o que poderá trazer telefones com preços menores ao consumidor final.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here