ChatGPT e Copilot vão parar de funcionar no WhatsApp


WhatsApp logo

Empresas revelam que o ChatGPT e Copilot não estará mais funcionando no WhatsApp.

A mudança acontece por causa da Meta, que fez mudanças que não permite o chatbots utilizando a sua API.

Em alguns casos os usuários irão conseguir manter o histórico, algo que não deve funcionar em todas as ocasiões.

Inteligência artificial não pode utilizar API do mensageiro

Meta revelou mudanças na API do WhatsApp, que não permitirá o uso por IA do mercado, quando a tecnologia é o produto.

WhatsApp, ChatGPT logo de verificado

A empresa diz que “o objetivo da API empresarial do WhatsApp é ajudar empresas a fornecer suporte ao cliente e enviar atualizações relevantes”.

Além disso, ela fala que o uso por chatbots de inteligência artificial iria exigir recursos e infraestrutura diferente da atual, e claro, ela não quer gastar para isso.

OpenAI revela que o ChatGPT funcionará até o dia 15 de janeiro na plataforma de mensagens, o que permite fazer o uso normal até a data.

Como o uso não necessita de uma conta, os usuários interessados podem se conectar na conta da empresa utilizando a URL no perfil do bot, o que permitirá enviar as conversas para a sua conta e conferir tudo quando preciso.

Microsoft Copilot

Com essa alteração na API empresarial, Microsoft revelou que estará removendo o Copilot do WhatsApp, a IA estará funcionando até o 15 de janeiro de 2026, depois não poderá ser utilizada no mensageiro.

Os usuários poderão transferir o histórico, algo que deve ser feito pelas ferramentas integradas ao app, isso deve ser feito antes da data de desligamento.

Claro que essas são as duas ferramentas mais conhecidas no momento, mas a alteração na API irá afetar todas as IA que estão disponíveis no WhatsApp, que irão parar de funcionar em 15 de janeiro.

Maior problema é que a inteligência artificial da Meta não é afetada e continuará a funcionar normalmente, o que para muitos pode ser considerada um monopólio, e isso pode causar problemas para a empresa no futuro.

WhatsApp logo

De qualquer forma, quem utiliza o WhatsApp para utilizar IA de empresas de terceiros poderá fazer a utilização até o dia 15 de janeiro e depois não será mais possível.

Fonte: Theverge


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *