quinta-feira, julho 9, 2020

Assinaturas em aplicativos serão mais transparentes para usuários do Android

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Google revelou que as assinaturas nos aplicativos terão que ser mais transparentes para os usuários do sistema Android.

Já faz um bom tempo que a loja Google Play permite que as aplicações tenham assinaturas, algo essencial para manter os apps funcionando, já que os desenvolvedores gastam com servidores e mão de obra para manter tudo funcionando.

Claro que nem todos os desenvolvedores não utilizam corretamente esse recurso, escondendo ou deixando de lado informações importantes para os consumidores.

Assinaturas em aplicativos serão mais transparentes para usuários

O Google anunciou mudanças que os desenvolvedores terão que seguir para deixar as assinaturas das aplicações mais clara para os usuários que estão querendo fazer a mesma.

Google Play Assinaturas

Nesse primeiro exemplo temos duas imagens, a primeira é a correta, que mostra claramente as informações para os usuários e a segunda que esconde os detalhes importantes.

Basta olhar para saber que a primeira imagem mostra claramente o valor mensal que o usuário irá pagar depois dos dias gratuitos, quais os recursos que o usuário está recebendo e que a assinatura poderá ser cancelada a qualquer momento, na segunda imagem, tudo está errado, não temos o valor da assinatura e nem os termos são visualizados facilmente, apenas temos destacado os dias gratuitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para deixar tudo ainda mais descritivo para os desenvolvedores, o Google traz um segundo exemplo, que também está totalmente errado, para assim você conferir de perto o que precisa fazer e não seguir esse modelo.

Google Play Assinaturas
  1. O botão de fechar precisa ser visível ao usuário, para que ele saiba que não é obrigado a fazer a assinatura.
  2. Quando o aplicativo permite fazer a assinatura de muitos meses, é preciso mostrar o valor total que será cobrado de uma só vez e não o valor mensal.
  3. O valor da assinatura é mostrado no botão para iniciar o teste, mas não deixa claro que ao fim do período promocional que a cobrança será realizada automaticamente.
  4. Por fim, os termos e condições devem ser visualizados facilmente pelo usuário, para que eles possam ler e saber todos os detalhes antes de realizarem uma assinatura.

Google revela que os desenvolvedores terão até o dia 16 de junho para fazer as mudanças nos seus aplicativos e assim seguirem essas novas regras.

Novidades das assinaturas para os usuários

Os desenvolvedores terão que seguir as novas regras e os usuários recebem novas ferramentas importantes.

O Google revela que fez mudanças no carrinho de compra, para que a experiência dos usuários seja a melhor e mais transparente possível.

Google Play traz assinaturas anuais de revistas por R$4,99

Os usuários irão receber um lembrete quando a avaliação gratuita ou sua assinatura com preço reduzido estiver chegando ao fim.

Os lembretes também serão ativados para os usuários que fazem planos de assinaturas de 3 meses ou maior, quando esse plano estiver perto de ser renovado, você será avisado.

A última mudança é quando o usuário irá desinstalar um aplicativo que ele possui uma assinatura, ele receberá uma notificação que a desinstalação do app não cancela a assinatura atual ativa, que é preciso cancelar a assinatura antes e somente depois remover a aplicação do telefone.

Resumo

Como podemos ver, as assinaturas serão mais claras, mostrando os recursos que os usuários terão direito, valores e quando começará a cobrança, mas os usuários também terão notificações que irão ajudar a lembrar quando algumas assinaturas ativas estão perto de serem renovadas.

As novidades e as mudanças começaram a chegar aos usuários em breve, mas os desenvolvedores terão que realizar as mudanças nos aplicativos até 16 de junho de 2020, se não fizerem, poderão ter seus apps retirados da loja Google Play a qualquer momento.

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Atualizações do sistema estão mais rápida do que nunca, Android 10 supera anteriores

Google revelou que as atualizações do sistema estão mais rápido do que nunca, o Android 10 conseguiu superar e muito as versões...

Rumor indica que telefones da Samsung podem chegar sem carregador no futuro

Samsung está pensando em retirar carregador da caixa dos telefones no futuro, isso é que um novo rumor indica.

OnePlus Nord: smartphone intermediário será apresentado em 21 de julho

Fabricante revelou que o OnePlus Nord, telefone intermediário será apresentado oficialmente em 21 de julho. A OnePlus é conhecida...

Samsung revela data da apresentação do Galaxy Note 20 e surge novas fotos e vídeo

Galaxy Note 20 tem data de apresentação revelada pela Samsung, ao mesmo tempo, surge novas fotos e um vídeo do aparelho.

Google Play Protect alerta que AnTuTu é perigoso para ser instalado no Android

Aplicativo do AnTuTu está sendo considerado perigoso pelo Google Play Protect, sistema de proteção do sistema Android. Conhecido como...

Interessantes para você

Atualizações do sistema estão mais rápida do que nunca, Android 10 supera anteriores

Google revelou que as atualizações do sistema estão mais rápido do que nunca, o Android 10 conseguiu superar e muito as versões...

Android Nearby Share, compartilhamento próximo de arquivo está em teste

Google revelou que Nearby Share, recurso de compartilhamento próximo de arquivos está em teste no sistema Android. A intenção...

Antivírus Microsoft Defender chega ao sistema Android

Microsoft revelou que o Microsoft Defender, antivírus da empresa, está chegando ao sistema Android, inicialmente em fase de teste e apenas para...

Google Play Asset Delivery: jogos no Android baixarão apenas o que irão usar

Google Play Asset Delivery entrou em ação e deixa o carregamento dos jogos mais rápidos, já que eles irão baixar apenas o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui