Aplicativos da loja Google Play estavam minerando moedas virtuais sem consentimento do usuário

- Publicidade -

Novo dia, uma nova ameaça, a mais recente descoberta foi a que alguns apps estavam minerando moedas virtuais de forma escondida sem o usuário ne desconfiar.

Aos poucos os desenvolvedores de apps mal-intencionados ficam mais espertos e querem ganhar dinheiro a todo custo, claro que de forma ilegal e sem a permissão de ninguém.

Aplicativos da loja Google Play estavam minerando moedas virtuais sem consentimento do usuário, apps já foram removidos da loja, mas felizmente eles não eram perigosos.

Em 2014 alguns papéis de parede estavam minerando Bitcoin escondido, em segundo plano, mas felizmente foram descobertos e removidos da loja do Android.

Aplicativos minerando moedas virtuais escondidos

Agora com o valor do Bitcoin batendo recordes de preço, muitas pessoas mal-intencionadas estão tentando minerar a moeda de forma simples e sem muito trabalho, o que inclui enganar os usuários para que eles façam o serviço “sujo” sem saberem o que está acontecendo.

- Publicidade -

Na loja Google Play tinha dois aplicativos que em segundo plano estavam minerando moedas virtuais, o primeiro era um app de rosário, assim enquanto você rezava, ele conseguir alguns trocados utilizando o poder do seu smartphone, o segundo era um que oferecia descontos, mas verdade ele já estava ganhando dinheiro sem te avisar nada.

As ameaças encontradas foram os ANDROIDOS_JSMINER e ANDROIDOS_CPUMINER, os dois funcionam praticamente da mesma forma, ou seja, são adicionados em aplicativos e que quando são instalados entram em ação.

Aplicativos minerando moedas virtuais escondidos

Essas duas ameaças funcionam em segundo plano para o usuário não desconfiar, ao iniciar o aplicativo, eles começam a minerar qualquer tipo de moeda que estão programas a procurar, quando encontra algo, os valores são enviados para o desenvolvedor que acaba ganhando um bom dinheiro às custas de outras pessoas.

Felizmente os dois itens não foram programados para recolher dados ou qualquer outra informação, por isso, os usuários estão seguros, o único inconveniente que as pessoas irão sentir é um aumento no gasto da bateria e dependendo do aparelho uma diminuição no desempenho.

Atualmente todos os aplicativos descobertos com essa ameaça já foram removidos da loja Google Play.

Bitcoin

Como sempre, a recomendação é apenas utilizar os aplicativos e jogos de desenvolvedores conhecidos, conferir as nossas dicas de segurança para o Android e ficar de olho nas permissões que cada item pede ao ser instalado.

Lembrando se sua intenção é ganhar um pouco de dinheiro, ensinamos o que é Bitcoin e como ganhar utilizando o Android.

Via: Trendmicro

- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Tropico chega ao Android em 05 de setembro, pré-registro iniciado

Android irá receber o game Tropico, seu lançamento será em 05 de setembro, mas jogo já tem pré-registro iniciado na loja Google Play.

Huawei Mate X é adiado novamente, deve ser lançado em novembro

Telefone dobrável Huawei Mate X foi adiado novamente, agora só deverá ser lançado no mês de novembro. Os novos telefones...

Promoção Motorola One Action R$1.519 ou R$1.699 em 10x sem juros

Novo Motorola One Action já está em promoção, telefone acaba de ser lançado e tem preço mais baixo. O destaque...

Câmera de ação ou telefone? Motorola One Action chega com um pouco dos dois

Motorola One Action é lançado no Brasil, dispositivo é um misto de telefone e câmera de ação em um só aparelho.

Jogo Zombieland: Double Tapper entra em pré-registro no Android

Inspirado no novo filme, jogo Zombieland: Double Tapper já está em pré-registro na loja do Android. Zombieland em 2019 terá...

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Receba as novidades em seu E-mail!