sábado, julho 4, 2020

API Vulkan 1.2 é oficial e traz mais ferramentas para desenvolvedores

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova API Vulkan 1.2 se torna oficial e traz ferramentas para que desenvolvedores tenham mais facilidade na hora de criar jogos.

Faz um bom tempo que a API Vulkan foi integrada ao Android, a intenção é que os jogos possam utilizar esse recurso para criar jogos que consigam utilizar todo o hardware que o telefone possui, o melhor é que os jogos só consomem o poder necessário para funcionar, então no fim, temos um melhor desempenho e menor gasto de energia em comparação ao OpenGL tradicional.

Isso significa que os jogos rodam melhores e utilizando mesmo recursos do que as outras APIs mais conhecidas, tanto que a API Vulkan também está disponível para computador tamanha é a sua qualidade e seus recursos.

API Vulkan 1.2

Quando uma nova versão é lançada, podemos esperar muitas novidades, algo que também acontece com Vulkan 1.2.

Vulkan Logo

Mas curiosamente, a API Vulkan em sua versão 1.2 traz melhorias para os desenvolvedores, o que deixará a utilização da mesma mais simples e eficiente.

API Vulkan 1.1 foi lançada em 2018, com dois anos de diferença, a nova versão 1.2 promete ser melhor do que nunca.

Novidades API Vulkan 1.2

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira novidade é que todos os hardwares que suportam Vulkan, também irão suportar a API Vulkan 1.2, ou seja, não será preciso um novo telefone, computador ou qualquer outro dispositivo mais recente para aproveitar os recursos que estão sendo inseridos.

O multithread foi melhorado, agora consegue lidar com mais solicitações e a forma de gerenciamento também foi otimizada, o que no fim permite que os desenvolvedores tenham um controle maior sobre as operações em geral.

ARM OpenGL ES vs Vulkan

Falando em threads, cada um deles podem sincronizar entre si, o que permite a memória formal seja sincronizada entre eles facilmente.

Os desenvolvedores ainda irão encontrar 23 novas extensões que chegam para melhorar a compatibilidade e otimizar o desenvolvimento dos jogos que utilizam a API.

Por fim, a API Vulkan também traz suporte para interação direta com itens que utilizam a realidade aumentada ou realidade virtual.

Resumo

Android Logo Vulkan

As especificações da API Vulkan 1.2 é oficial, então os desenvolvedores já podem utilizar a novidade a partir de agora, o que pode resultar em jogos mais otimizados e que aproveitem melhor o hardware de cada dispositivo em específico.

Como podemos ver, a API Vulkan 1.2 é toda para os desenvolvedores, a tentativa é atrair mais pessoas a utilizarem a plataforma, mas no futuro a API promete trazer suporte para Ray Tracing e outras tecnologias mais atuais, o que inclui também suporte a Codec de vídeo.

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

MediaTek Helio G35 e G25 são anunciados, chegam para melhorar telefones de entrada

MediaTek anunciou os processadores Helio G35 e G25, novos chips chegam para melhorar os telefones de entrada, que normalmente são os mais...

Snapdragon Wear 4100 é anunciado e tem arquitetura hibrida na versão Plus

Os dispositivos vestíveis serão ainda melhores, os Snapdragon Wear 4100 e Wear 4100+ são revelados, versão Plus tem arquitetura hibrida e ambos...

Huangshan 2 é o novo processador da Xiaomi para pulseiras inteligentes

Huami e Xiaomi revelaram o Huangshan 2, novo processador especialmente projetado para pulseiras inteligentes. A intenção do novo chip...

Snapdragon 690 é oficial, suporta tela de 120Hz, 5G e mais

Novo chip Snapdragon 690 é anunciado pela Qualcomm, chega com suporte para tecnologias mais recentes como 5G e telas com taxa de...

Samsung Exynos 850 é anunciado para equipar dispositivos mais simples

Samsung anunciou o novo Exynos 850, chip que irá equipar dispositivos mais simples que chegarão em breve no mercado.

Interessantes para você

Android Nearby Share, compartilhamento próximo de arquivo está em teste

Google revelou que Nearby Share, recurso de compartilhamento próximo de arquivos está em teste no sistema Android. A intenção...

Antivírus Microsoft Defender chega ao sistema Android

Microsoft revelou que o Microsoft Defender, antivírus da empresa, está chegando ao sistema Android, inicialmente em fase de teste e apenas para...

Números de telefones de WhatsApp aparecem em pesquisa do Google

Uma simples pesquisa no Google pode revelar números de telefones de usuários do WhatsApp, algo que não deveria acontecer.

Loja de jogos Epic Games Store chegará ao sistema Android

O sistema Android irá receber a Epic Games Store, loja de game que está disponível há pouco tempo no PC, mas já...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui