API Vulkan 1.2 é oficial e traz mais ferramentas para desenvolvedores

A nova API Vulkan 1.2 se torna oficial e traz ferramentas para que desenvolvedores tenham mais facilidade na hora de criar jogos.

Faz um bom tempo que a API Vulkan foi integrada ao Android, a intenção é que os jogos possam utilizar esse recurso para criar jogos que consigam utilizar todo o hardware que o telefone possui, o melhor é que os jogos só consomem o poder necessário para funcionar, então no fim, temos um melhor desempenho e menor gasto de energia em comparação ao OpenGL tradicional.

Isso significa que os jogos rodam melhores e utilizando mesmo recursos do que as outras APIs mais conhecidas, tanto que a API Vulkan também está disponível para computador tamanha é a sua qualidade e seus recursos.

API Vulkan 1.2

Quando uma nova versão é lançada, podemos esperar muitas novidades, algo que também acontece com Vulkan 1.2.

Vulkan Logo

Mas curiosamente, a API Vulkan em sua versão 1.2 traz melhorias para os desenvolvedores, o que deixará a utilização da mesma mais simples e eficiente.

API Vulkan 1.1 foi lançada em 2018, com dois anos de diferença, a nova versão 1.2 promete ser melhor do que nunca.

Novidades API Vulkan 1.2

A primeira novidade é que todos os hardwares que suportam Vulkan, também irão suportar a API Vulkan 1.2, ou seja, não será preciso um novo telefone, computador ou qualquer outro dispositivo mais recente para aproveitar os recursos que estão sendo inseridos.

O multithread foi melhorado, agora consegue lidar com mais solicitações e a forma de gerenciamento também foi otimizada, o que no fim permite que os desenvolvedores tenham um controle maior sobre as operações em geral.

ARM OpenGL ES vs Vulkan

Falando em threads, cada um deles podem sincronizar entre si, o que permite a memória formal seja sincronizada entre eles facilmente.

Os desenvolvedores ainda irão encontrar 23 novas extensões que chegam para melhorar a compatibilidade e otimizar o desenvolvimento dos jogos que utilizam a API.

Por fim, a API Vulkan também traz suporte para interação direta com itens que utilizam a realidade aumentada ou realidade virtual.

Resumo

Android Logo Vulkan

As especificações da API Vulkan 1.2 é oficial, então os desenvolvedores já podem utilizar a novidade a partir de agora, o que pode resultar em jogos mais otimizados e que aproveitem melhor o hardware de cada dispositivo em específico.

Como podemos ver, a API Vulkan 1.2 é toda para os desenvolvedores, a tentativa é atrair mais pessoas a utilizarem a plataforma, mas no futuro a API promete trazer suporte para Ray Tracing e outras tecnologias mais atuais, o que inclui também suporte a Codec de vídeo.

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Mais recentes

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

Notícias

Página de desenvolvedor do Android 11 aparece, mas some logo depois

O Android 11 recebeu uma página de desenvolvedor, mas rapidamente ela foi removida e não está mais aparecendo. Atualmente o...

Galaxy S20 grava em 8K por até 5 minutos e arquivo ocupa cerca de 3GB

Um dos grandes destaques da linha Galaxy S20 é gravar em 8K, recurso funcionará por 5 minutos e poderá ocupar mais ou menos...

Google e Samsung: Galaxy S20 com FHD no Google Duo, legenda ao vivo e mais

Google e Samsung se uniram para trazer na linha Galaxy S20 qualidade Full HD para o Google Duo, legenda ao vivo para vídeos...

Quer receber as notícias mais recentes?

Basta cadastrar seu e-mail em nossa newsletter que enviaremos as novidades todos os dias que elas surgirem.