terça-feira, maio 26, 2020

Android Oreo é o mais utilizando e Android 9 Pie está em 1 a cada 10 aparelhos

O Google revelou que o Android 8 Oreo é o mais utilizado no momento, já a versão mais recente disponível, o Android 9 Pie equipa 1 a cada 10 aparelhos.

Anteriormente o Google a cada novo mês liberava os dados sobre o sistema Android, mas no fim do ano passado a empresa teve alguns problemas, assim parou de liberar esse tipo de informação.

Agora meses depois, o Google vem trazer os dados de maio, eles foram coletados do começo do mês até o dia 07 de maio de 2019, eles refletem os aparelhos que visitaram a loja Google Play nesse período.

Esse novo relatório do sistema Android revela algumas coisas bem interessantes, a primeira é que o Android Oreo (8.0 e 8.1) conseguiram o total de 28.3% dos dispositivos, isso é um grande número para uma versão anterior do sistema.

Logo depois encontramos o Android Nougat (7.0 e 7.1) juntos, as duas versões do sistema conseguiram alcançar 19,2% dos aparelhos.

Em terceiro lugar temos o Android Marshmallow, a versão 6.0 do sistema está equipando 16,9% dos dispositivos móveis.

Relatório Android maio de 2019

O quarto lugar está nas mãos do Android Lollipop (5.0 e 5.1), como muitos aparelhos foram abandonados nessa versão, o sistema ainda equipa 14.5%.

Já a grande novidade é o quinto lugar, ele é ocupado pelo Android 9 Pie que está equipando 10.4% dos dispositivos, isso significa que 1 a cada 10 Android estão com a versão mais atual disponível do sistema.

Relatório Android maio de 2019

Para comparação, no ano anterior, no mesmo mês, o Android Oreo, contava apenas com 5,7%, ou seja, nesse ano o Android 9 Pie e suas melhorias conseguiram quase dobrar o número de aparelhos equipados com a nova versão.

Isso em grande parte é graças ao Projeto Treble, que separou o sistema, drives e as modificações do sistema, assim permitindo uma atualização mais rápida para as fabricantes, o que no final também gera atualizações mais rapidamente disponíveis para os consumidores. Infelizmente o Projeto Treble chegou apenas no Android 8 Oreo e só podemos ver que ele está apresentando melhorias no processo de atualização somente agora, mas com o Android Q que está em teste, as atualizações prometem ser mais rápidas do que estão atualmente, ainda mais se a intenção for atualizar do Android 9 para o novo Android 10.

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Google Maps começará a mostrar lugares acessíveis para cadeirantes

Em sua nova atualização, Google Maps em alguns países começa a mostrar os lugares que estão acessíveis para cadeirantes ou para quem...

Android 11 irá informar melhor qual tipo de rede usuário está utilizando

Para deixar claro que rede o usuário está utilizando, o sistema Android 11 contará com informações mais destacada e eficiente.

Android TV com Chromecast integrado ganha reprodução de música em segundo plano

Nova atualização permite que aparelhos com Android TV que possuam Chromecast integrado possam reproduzir músicas em segundo plano. Para...

OnePlus desativará temporariamente filtro de raio-X no OnePlus 8 Pro

OnePlus revelou que estará desativando filtro de cor de raio-X na câmera do OnePlus 8 Pro, isso acontecerá depois de algumas polêmicas.

MIUI 12 terá recurso na câmera que clona pessoa no mesmo cenário

MIUI 12 em versão de teste já conta com recurso que permite clonar a mesma pessoa em um cenário, algo que será...

Interessantes para você

Google Maps começará a mostrar lugares acessíveis para cadeirantes

Em sua nova atualização, Google Maps em alguns países começa a mostrar os lugares que estão acessíveis para cadeirantes ou para quem...

Samsung, Huawei e Qualcomm anunciam novo codec MPEG-5 EVC

As empresas Samsung, Huawei e Qualcomm se uniram para anunciar o novo codec MPEG-5 EVC com maior compressão para vídeos.

Nokia revela motivo de atualizar seus aparelhos rapidamente

Com atualizações rápidas, Nokia é uma das melhores fabricantes nesse setor, sempre mantendo seus telefones atualizados por cerca de 3 anos.

Fabricantes estão lançando patches de segurança mais rapidamente

Pesquisa revela que fabricantes estão liberando atualizações de segurança de forma mais rápida para seus telefones com sistema Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui