Android: Navegador e motor de busca de terceiros podem ser definidos como padrão

0

Novidade está sendo liberada na Europa, o Android agora permite definir como padrão navegadores e motor de busca de terceiros.

A opção já está disponível para quem mora apenas em alguns país da Europa, trazendo maior liberdade de escolha para as fabricantes e usuários do sistema Android.

Sabemos que o Google recebeu uma multa de 4.3 bilhões da Comissão Europeia por abuso dominante da posição do Android no mercado.

Em resumo, a multa aconteceu por causa da maneira que o Google exige que as fabricantes tenham acesso a loja Google Play, elas só podem ter acesso a loja se seguirem algumas regras como colocar o Google como mecanismo de busca e o Chrome como navegador padrão do Android, além do próprio Google proibir a concorrência em determinados segmentos do Android.

Tela de seleção de navegador e mecanismo de busca para Android na Europa

No fim, depois da multa bilionária, o Google revelou que seus aplicativos pré-instalados irão custar até 40 dólares, valor que pode variar dependendo do acordo que a fabricante faz com o próprio Google, o que no final poderia até mesmo sair de graça para algumas empresas.

Mas agora a grande novidade é que os usuários do Android que estão na Europa estão ganhando uma grande inovação, a possibilidade de definir a navegador móvel e o mecanismo de busca que irão utilizar como padrão em seu dispositivo.

A nova tela irá surgir ao entrar na loja Google Play, nela os usuários irão encontra a pergunta sobre qual motor de busca está interessado em utilizar em seu Android, a tela irá mostra os apps que já estão instalados em seu aparelho e conforme o país, também irá mostra as aplicações mais populares.

Na segunda tela a mesma pergunta agora é feita para o navegador, os usuários irão visualizar os navegadores instalados e algumas opções mais populares para a sua região.

Chrome Android tela de seleção e mecanismo de busca para o Android na Europa

Se o usuário escolher outro mecanismo de busca que não seja o do Google, quando entrar no Chrome o navegador irá perguntar se você que utilizar o mesmo motor de busca selecionado anteriormente, assim permitindo fazer pesquisas diretamente no navegador com a ferramenta que mais gosta.

A novidade já começou a ser implementada ontem na Europa, sendo que todos os usuários do Android daquela região irão ver essa tela, não importa se o seu aparelho é novo ou já está contigo há um bom tempo.

Como a multa e as mudanças exigidas para o Android foram apenas na Europa, dificilmente devemos ver essa novidade sendo implementada em outras regiões do mundo.

Via: Google

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here