O novo padrão UFS 5.0 tem alguns detalhes importantes revelados, chegará com mais do que o dobro de desempenho do anterior e mais.
Além da maior velocidade, ainda terá aprimoramento de segurança e isolamento energético.
Outro detalhe interessante, é a compatibilidade com o modelo mais antigo, o que permitirá o seu uso em plataformas já existente.
Mais rápido, seguro e mais
Padrão Universal Flash Storage (UFS): UFS 5.0 está quase concluído e é possível conferir alguns detalhes interessantes do que o armazenamento interno ou externo irá trazer.

Lembrando que o a versão UFS 4.0 estreou com 4,2 GB/s, mas a nova versão conta com 10,8 GB/s, o que é mais do que o dobro de desempenho sequencial.
Esse aumento de velocidade chega para que a inteligência artificial seja ainda mais rápida, conseguindo executar as tarefas com a máxima performance possível.
Para conseguir esse maior desempenho, JEDEC que é responsável pelo padrão UFS, revela que está aproveitando as especificações da MIPI Alliance, assim conseguindo utilizar o M-PHY 6.0 que tem largura de banda de interface de 46,6 Gb/s por pista e suportando até 10,8 GB/s em leitura/gravação em 2 pista M-PHY.
A eficiência energética também foi aprimorada, o que significa melhor desempenho com baixo consumo de bateria, outro detalhe interessante, é que o trilho de fonte de alimentação agora é individual, o que fornece isolamento de ruído entre o PHY e o subsistema de memória.

Para maior segurança, o novo padrão é equipado com hashing embutido, o que deixa tudo mais seguro em geral.
Algo muito importante, é que os hardwares atuais com suporte para a versão UFS 4.x irá suportar o novo padrão sem precisar de nenhuma mudança, mas possivelmente pode ter alguma perda de desempenho, sendo preciso esperar o lançamento do padrão oficial para mais detalhes.
JEDEC revela que o padrão UFS 5.0 está quase pronto e que a tecnologias chega atender às demandas de IA que o mercado exige atualmente, sendo mais rápido e eficiente, o que é perfeito para todo tipo de aparelhos, o que inclui telefones, dispositivos vestíveis, consoles, carros e mais.
Mais informações e detalhes da tecnologia serão totalmente conhecidos quando o padrão for finalizado oficialmente.
Fonte: JEDEC
Deixe um comentário