Fabricantes OnePlus, Oppo, vivo e Xiaomi estão pensando em uma alternativa ao Android.
Esse pensamento é uma forma de se proteger de possíveis problemas que podem acontecer, e claro, que vem do aprendizado com o passado.
A ideia não é abandonar o sistema, mas sim, ter uma alternativa para se preciso, conseguir ser implementada de forma rápida e eficiente.
Plano B para o futuro
Boato revelou que OnePlus, Oppo, vivo e Xiaomi estão pensando em uma alternativa ao Android, o que funcionaria como um plano B para caso precisem no futuro.

Com os EUA e a China em uma grande guerra comercial, as empresas precisam pensar em várias possibilidades, inclusive a de perde acesso ao sistema que utilizam e mais.
Muitas pessoas podem achar um exagero, mas é um risco real, e que existe o caso da Huawei que foi proibida de negociar com empresas americanas, o que fez perde acesso a loja Google Play e mais, inclusive teve que fazer um sistema proprietário, HarmonyOS.
Agora os rumores falam que as fabricantes OnePlus, Oppo, vivo e Xiaomi podem se juntar com a Huawei para utilizarem HarmonyOS, o que permitiria utilizar um sistema sem qualquer tipo de negociação com o Google.
Esse sistema seria um plano B para o futuro, caso fosse preciso, ele estaria disponível para ser liberado e utilizado nos aparelhos das fabricantes.
Mas também é uma forma de não ficar dependente do sistema de outras empresas que estão em outras regiões.

Ao que tudo indica, HyperOS 3 da Xiaomi já estaria trazendo uma base para essa mudança, mas não se sabe como tudo irá funcionar no momento.
Huawei removeu o suporte para aplicativos de Android no HarmonyOS, mas com a adoção por outras empresas, não se sabe se elas irão seguir o mesmo rumo, ou se irão suportar os apps do sistema Android.
Como falei, esse é um plano alternativo que as fabricantes estão explorando, para não ficar dependendo de uma única empresa e sistema, que não possuem controle e que podem ser proibidas de uso a qualquer momento.
Se um dia um sistema alternativo ao Android nos OnePlus, Oppo, vivo e Xiaomi será lançado oficialmente ninguém sabe, mas é algo que as fabricantes precisam sempre pensar e estar pronta para tudo.
Fonte: GSMArena
Deixe um comentário