Tecnologias

Broadcom anuncia novo chip de GPS com enorme precisão e que chegará a smartphones Android

Com novo chip de GPS, Broadcom quer melhorar aparelhos e até smartphones com Android.

Hoje em dia é normal o sinal do GPS nem sempre funcionar muito bem, mas ele acaba de ser melhorado para ser muito eficiente em todos os sentidos.

Broadcom anuncia chip de GPS com enorme precisão que chegará a aparelhos Android, novidade foi revelada e se mostra muito confiável.

Quem usa GPS nos smartphones sabe que muitas vezes eles podem te deixem na mão por alguns segundos, tanto com a perca do sinal ou mostrando a localização de forma errada.

Google Maps

Mas felizmente a tecnologia de posicionamento global está recebendo uma grande melhoria para todos que utilizam esse recurso.

A Broadcom anunciou seu mais recente chip de GPS na conferência ION GNSS, a novidade chega com uma precisão de 30 centímetros, ou seja, uma régua escolar, para comparação, os GPS tradicionais têm em média 5 metros de precisão se for recente, os mais antigos podem até ter um espaço maior para erros.

Conhecido como BCM47755, o novo chip chegará em 2018 para muitos equipamentos, mas também irá equipar alguns smartphones, mas no momento não sabemos quais chegarão com a novidade de fábrica.

Tradicionalmente o GPS envia sinais conhecido como L1, essa frequência infelizmente é muito propensa a distorções de reflexos, por isso, o sinal nem sempre é correto e muitas vezes é comum perder a localização.

Android Wear Google Maps

Mas o chip BCM47755 da Broadcom chega com o novo L5, sinal que é utilizado para corrigir a distância de cada satélite utilizando como base o tempo que o sinal leva para chegar ao receptor.

Com os sinais L1 e L5, a precisão do GPS simplesmente fica incrível, a margem de erro é apenas 30 centímetros, um valor muito baixo em comparação com os outros dispositivos, o melhor é que essa melhoria é sentida até mesmo nas cidades grandes que possuem vários obstáculos que podem atrapalhar.

Esse novo sinal L5 já é utilizado, mas inicialmente é muito usado para a exploração de petróleo e gás, itens que precisam de uma grande precisão, já que uma escavação no lugar errado pode gerar bastante prejuízo.

No momento existem cerca de 30 satélites que utilizam L5 para localização, mas no futuro esse número deve aumentar.

satélite

Além da melhoria na precisão, a Broadcom também revela que o chip BCM47755 é muito eficiente energeticamente, que irá consumir somente o que precisa, pois utiliza a tecnologia big.LITTLE da ARM, que permite ter dois processadores, um de economia de energia e outro para desempenho, o que no final permite utilizar pouca bateria.

Esse novo chip é compatível com o GPS (Americano), Galileo (Europa), QZSS (Japão), IRNSS (Índia), Beidou (China) e da (Rússia) o GLONASS, que já falamos dele e ele já está disponível em muitos aparelhos Android.

BCM47755 da Broadcom chegará em algum momento de 2018, irá equipar dispositivos GPS e smartphones Android pré-selecionados, mas sem data de lançamento exata revelada.

Via: Spectrum

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *