Notícias

Google revela como encontra malware nos aplicativos da loja Google Play

Google Play encontrando Malware

A segurança é um dos itens mais importantes e que todos devem ficar atentos principalmente nos dispositivos móveis que possuem muitas informações e são vulneráveis.

Google revela como encontra malware nos aplicativos da loja Google Play, essa novidade conseguiu retirar da loja do Android muitos apps infectados.

Com o aumento significativo de ameaças sendo desenvolvidas e liberadas para o sistema Android, o Google resolveu usar uma nova tática para conseguir evitar um grande número de infecções por aplicativos que estão sendo baixados na loja Google Play.

Sabemos que o Google vem melhorando a segurando do Android e da loja do sistema ao longo dos anos, algo que podemos ver em detalhes em “Android 7.0 Nougat chega com melhoria de segurança que evita sistema iniciar com malware ou root”, “Google lança serviço de segurança “Bouncer” para proteger a Android Market”, “Para maior proteção aplicativos e jogos da loja Google Play são testados por especialistas” e em “Android 4.2 faz verificação anti-malware antes de instalar aplicativos”.

Google Play encontrando Malware

A novidade é que agora o Google trouxe uma nova maneira de verificar quando um aplicativo é perigoso para os usuários e assim conseguir remover antes que muitas pessoas sejam infectadas.

Todas as versões mais recentes do sistema Android possui a varredura de segurança que permite verificar se existem malwares nos aplicativos, mas claro que apps mal-intencionados conseguem desativar essa proteção se tiverem acesso ao sistema, então o sistema começa a ser inseguro para o usuário.

Primeiro você deve saber que para o Google, um aparelho que é restaurado de fábrica ou inseguro é sinalizado como (DOI) e dispositivos que estão funcionando corretamente são chamados de “retido”, pois eles ainda conseguem verificar periodicamente se o sistema possui alguma ameaça.

Certamente todos os malwares são projetados para fazer o maior número de vítima, o Google usa isso ao seu favor para conseguir saber quais aplicativos possuem alguma ameaça ou não, para isso é necessária uma conta.

  • N = Número de dispositivos que baixaram o aplicativo.
  • X = Número de dispositivos “retidos” que baixaram o aplicativo.
  • P = A probabilidade de um dispositivo baixar qualquer aplicativo que será “retido”.
  • Z= Pontuação DOI.

Google Play encontrando Malware

Com essa conta, o Google pode saber facilmente quais aplicativos estão desativando a verificação de malware no sistema Android ou quantos dispositivos fizeram uma restauração de fabrica após instalar um determinado app, esse último caso é muito interessante já que muitos malware como podemos ver em “Ghost Push novo vírus de Android que deixa o aparelho lento e consome dados” pode deixar o sistema lento e a única solução seria a restauração de fábrica para tentar corrigir o problema.

Os aplicativos que apresentarem uma pontuação inferior a -3,7, são verificados mais de perto, se eles tiverem algum malware são instantaneamente removidos da loja para evitar que outras pessoas baixem o app.

Usando essa nova técnica o Google já conseguiu encontrar e remover muitos aplicativos que estavam infectados com os malwares, Gooligan, Ghost Push, Hummingbad e muitos outros.

A segurança no Android não é excelente, mas a cada dia está sendo melhorada para que os usuários fiquem mais seguros.

Para se manter seguro recomendamos que você leia “Conheça os recursos de segurança que estão disponíveis no Android”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *