Tutoriais e Dicas

Tutorial: Android 5 Lollipop como retirar o fundo branco do menu

remover o fundo branco do menu do Android 5 Lollipop

Curiosamente o site vem recebendo muitas visitas e comentários de usuários perguntando como retirar o fundo branco do menu que é padrão no Android 5.0 Lollipop.

Quando revelamos que o Google Now foi atualizado e recebeu um fundo branco no Moto Maxx, a maioria dos usuários já estão reclamando e querendo retirar essa cor, já que na opinião de muitos o menu está “horroroso”.

Por isso resolver fazer uma matéria especial só para ensinar como tirar o fundo branco do menu do Android 5.0 ou superior e ter o menu praticamente igual ao anterior KitKat.

Esse tutorial serve para qualquer versão do Android e temos dois modos de fazer essa mudança, confira:

remover o fundo branco do menu do Android 5 Lollipop

Remover o fundo branco do menu do Android 5 Lollipop

Remover o aplicativo do Google

remover o fundo branco do menu do Android 5 Lollipop

Esse método não é recomendado, já que ele irá desinstalar o Google Now ou fazer o app ficar em uma versão antiga e assim você irá perder algumas funções do aplicativo. Além disso se remover o aplicativo Google ao atualizar o aparelho para o novo Android 5.0 Lolllipop esse método não irá funcionar já que a versão padrão do novo Android já tem a cor branca no menu.

Se quiser usar esse método basta ir em Configurações, “Aplicativos”, selecione a aba “Todos”, selecione o “App do Google” e logo depois “Desinstalar atualizações”.

Instalando um Launcher

remover o fundo branco do menu do Android 5 Lollipop

Existem muitos Launhcher disponíveis na loja Google Play que você pode conferir aqui. No geral praticamente todos permitem aos usuários trocarem a cor de fundo do menu. Hoje iremos usar o KitKat Launcher para trocar a cor de fundo do menu.

Primeiro baixe o KitKat Launcher na loja Play Store do seu dispositivo.

Depois de instalado vamos deixar o KitKat Launcher como padrão, para isso vá em “Configurações”, “Início” e por fim escolha o “KitKat Launcher”.

remover o fundo branco do menu do Android 5 Lollipop

Com o Launcher ativado volte para a tela inicial do aparelho e teremos praticamente o mesmo visual do Android KitKat. Mesmo se o seu aparelho for atualizado para o novo Android 5.0 Lollipop você poderá usar esse launcher para ter o visual do Android anterior.

Como falamos existem muitos launcher disponíveis para serem baixados na loja Google Play, se quiser poderá baixar alguns temas prontos que também mudam completamente o visual do sistema.

remover o fundo branco do menu do Android 5 Lollipop

O KitKat Launcher é somente um exemplo fácil e rápido para resolver o problema, mas aconselhamos que teste alguns launcher diferentes para ver qual é o melhor para o seu uso.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

2 Comments

  1. Ola Marcos boa noite, vc poderia tirar uma duvida sobre o Moto Maxx? É sobre esse fundo branco, mas nao se confunda, minha duvida é a cor de fundo do “menu configuracoes”, quando vc clica em configuracoes e aparecem as opcoes, nao no menu onde ficam os aplicativos. Tipo, eu vi que no 4.4.4 o fundo era preto, mas assistindo um video com o Maxx ja atualizado para o 5.0.1, o fundo do “menu configuracoes” ficou branco. Vc sabe me dizer se essas informacoes procedem, ou continua preto ainda? E se vc tem acesso ao Maxx ja com o 6.0.1, verificando essas cores. Muito obrigado. Valeu!!!

    1. Diogo, o Moto Maxx usa o Android em sua forma pura (sem modificações), por isso, segue os mesmos passos da linha Nexus. Então dessa forma ele irá usar tudo que o Google deixa como padrão.

      No Android 4.4 o padrão do launcher era preto, mas com o Android 5.0 e 6.0, o Google agora usa a cor branca.

      Em resumo o Moto Maxx só tem o menu preto no Android 4.4, nas versões mais novas incluindo o Android 6.0 o fundo dos menus agora são brancos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *