Opinião, Samsung

Precisamos mesmo de um Galaxy S4 ou aparelhos mais poderosos?

ARM Cortex A15

Como nos computadores os aparelhos móveis incluindo a linha Galaxy S da Samsung estão evoluindo cada vez mais rápido, mas será que precisamos mesmo de tanto poder? Será que precisamos de tantos núcleos nos processadores ou nas GPU?

O novo Galaxy S4 teve aparentemente suas configurações vazadas e inclui processador Exynos 5410 octa (dois processadores quad-core), GPU PowerVR SGX 544MP, tela de 4.99 polegadas com resolução de 1920×1080, memória de 2GB e muitas outras coisas.

Eu ainda não encontrei nenhum jogo que necessite somente de um processador quad-core para funcionar, na verdade acontece o contrário já que os desenvolvedores querem ganhar dinheiro eles investem em jogos que sejam funcionais em vários processadores diferentes principalmente nos que tem somente um núcleo.

Já em aplicativos os únicos que usam totalmente o potencial dos aparelhos e dos vários núcleos são os benchmarks, que são aplicativos para medir a performance dos dispositivos, mas quem vai comprar um aparelho só para ficar rodando benchmark o dia todo?

No caso da GPU (placa de vídeo) ainda não estou convencido totalmente com o Nvidia Tegra 3 talvez o Tegra 4 possa mudar minha opinião, os jogos ficam realmente mais bonitos quando são otimizados para esse processador, mas será que de fato outros processadores como o do Galaxy S4 não podem executar o mesmo jogo com a mesma qualidade?

Ainda penso que o Google deve de fato otimizar o Android para usar todos os núcleos perfeitamente, mas no momento isso é somente uma esperança, outro fato importante é os desenvolvedores se importarem com os núcleos extras e trabalharem para otimizar cada jogo ou aplicativo para usá-los corretamente.

Não é difícil de encontrar dispositivos com dois núcleos que são mais rápidos em transição de telas, navegação e tudo mais quando comparado com alguns processadores quad-core, ou o Android não está preparado para tantos núcleos ou simplesmente as fabricantes não estão conseguindo otimizar os quad-cores corretamente.

Só com otimizações por parte do Google, fabricantes e desenvolvedores poderemos aproveitar ou ter certeza que a performance dos aparelhos estão sendo usadas corretamente, até isso acontecer os modelos dual-core não estarão tão longe de processadores quad-core em questão de usabilidade ou até mesmo de performance no dia-a-dia.

Veja as configurações do Galaxy S4, veja suas novidade em software e conheça seus acessórios.

E qual é sua opinião sobre o assunto? Participe e deixe seus pensamentos.

Conteúdo original do site Ajudandroid
Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

2 Comments

  1. Winder7 acho que todos querem que os smartphones consiga substituir os computadores modernos 8-), mas acho que ainda falta muito para isso acontecer independente do sistema :-b,a falta de otimização é algo normal de acontecer, já vimos isso no sistema Windows no passado, mas o problema é que os smartphones/tablets não são usados na tomada [-(, sendo assim um processador mal otimizado é jogar com certeza uma certa quantia de bateria “fora” ;((e um pouco de carga nas nossas baterias que já descarregam rápido faz muita falta ;(.

  2. Na verdade eu queria um smartphone com windows 8 pro que pudesse substituir meu computador de verdade, queria poder conectar meu smartfone em uma TV ou monitor e editar minhas planilhas, editar meus documentos do Word, criar conteúdo, programas, converter arquivos, fazer apresentações, entrar em uma pagina completa sem a pagina reclamar que falta o maldito flash player pra funcionar, adicionar qualquer tipo de arquivo sem restrição de conteúdo, jogar jogos em full HD e depois de tirar do HDMI ele volta a ser um Smartphone funcional… Aiai dai eu cai da cama e me perguntei em que planeta eu estava..!!! O Android chega bem próximo disso por isso gosto tando dele… Os Smarts de hoje podem ter capacidade pra isso, mas não são otimizados para usar todo seu poder de fogo. Mesmo assim acho que o hardware tem que evoluir aposto que tem mais loucos como eu que querem algo parecido onde smartphones serão computadores independentes…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *