União Europeia define USB Tipo-C como padrão para telefones e dispositivos móveis

Marcos Gonçalves da Silva 7 de junho de 2022
Atualizado ter/06/22 em 7:35 PM
USB tipo-C

A União Europeia deixa claro que o USB Tipo-C é o novo padrão para telefones e outros dispositivos móveis que chegarão à região.

Já faz um tempo que a Europa está lutando para criar um padrão único para os diversos aparelhos que precisam de carregadores, algo que acontece agora.

A intenção é trazer maior facilidade para os consumidores, mas ao mesmo tempo, ainda melhorar o meio-ambiente, diminuindo o lixo que os carregadores e cabos causam nos países.

USB Tipo-C é o novo padrão para telefones e dispositivos móveis na União Europeia

USB Tipo-C se torna o padrão na União Europeia, empresa terão que utilizar em telefones e em outros dispositivos móveis.

USB Tipo-C

Isso significa que com apenas um carregador e cabo, os consumidores da região poderão carregar seus diversos aparelhos móveis, o que é uma facilidade que muitos já desejam hoje em dia e que nem sempre é possível.

A mudança não é uma exigência nesse momento, a norma só entra em ação em outono de 2024, ou seja, em setembro e dezembro do ano citado, mas para computadores, eles terão um tempo extra para seguirem a alteração.

O padrão USB Tipo-C deve ser seguido por telefones, tablets, fones de ouvido, câmeras, alto-falantes, teclados, mouse, GPS, computadores e outros aparelhos moveis em geral, como é o caso dos leitores digitais.

A União Europeia diz que a mudança irá evitar que 11.000 toneladas de carregadores sejam descartados por ano, além de evitar a compra de carregadores na marca de 250 milhões de euros.

Lembrando que USB Tipo-C tem muitas melhorias a cada versão, atualmente a versão mais recente suporta carregamento rápido de 240W.

Além do padrão, União Europeia quer informações detalhadas do carregamento

Cabo USB Tipo C

Com USB Tipo-C se tornando um padrão para a região, a União Europeia quer outra mudança importante para os consumidores desses países.

As fabricantes terão que trazer informações detalhadas sobre o carregamento dos dispositivos, algo que nem sempre é destacado no atualmente pelas empresas.

A ideia é deixar claro para os consumidores se os seus carregadores que já possuem podem ser utilizados, mas também permitir conferir as informações para tirar dúvidas de compatibilidade em geral, algo que o próprio logo USB já está fazendo, o de mostra a velocidade de carregamento e dados.

Além de facilitar para os usuários a possibilidade de utilizar seus carregadores nos novos aparelhos, ajudar a descobrir qual será a velocidade do carregamento, e se será necessário ter um carregador mais potente para carregamento mais rápido, a Europa também quer uma harmonização das tecnologias de carregamento rápido, o que permitirá um carregador funcionar ao máximo em diversos aparelhos e de fabricantes diferentes.

Samsung 45W Power Adapter USB-C

Outra alteração é que os consumidores poderão comprar aparelhos com o carregador incluído na caixa e os mesmos aparelhos sem carregadores, então as fabricantes como a Samsung, que retira os carregadores de muitos de seus telefones, terá que vender versões com o carregador no pacote.

Claro que a medida de selecionar o USB Tipo-C como padrão irá afetar o mundo todo, que também deverá contar com mais aparelhos com essa entrada, o que acaba sendo benéfico para todos e não apenas para a Europa.

Fonte: Twitter

Compartilhe o artigo
Siga-nos
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.