sexta-feira, setembro 25, 2020

Saiba se muita memória RAM realmente faz diferença em um smartphone com sistema Android

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muitas pessoas têm algumas dúvidas referentes a memória RAM nos smartphones atuais e como ela funciona, hoje iremos falar um pouco sobre esse assunto.

Saiba se muita memória RAM realmente faz diferença em um smartphone com sistema Android e tire suas dúvidas de uma vez por todas.

Desde que começou o seu sucesso, o Android deixa muita gente brava quando a memória RAM está sendo muito usada, mas os usuários deveriam saber que memória foi feita para ser usada a todo momento e não para ficar livre.

Ao contrario do que muitas pessoas pensam, o sistema Android foi feito para consumir a memória RAM, ao abrir um aplicativo ou jogo, eles vão diretamente para a RAM do seu aparelho.

Galaxy Note 7 4GB RAM

Os aplicativos e jogos vão se acumulando na memória RAM até ela ficar cheia, mas não pense que isso é ruim, ao contrario, isso é excelente e mostra que tudo está funcionando como deveria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como um sistema móvel, o Android usa muitos truques para gastar pouca energia e assim manter os aparelhos ligados pelo maior tempo possível, um desses truques é a memória RAM, com os aplicativos e jogos nessa memória, o processador irá funcionar em menor tempo o que é essencial para gastar pouca bateria.

De forma automática o sistema Android irá liberar a memória RAM quando ela estiver muito cheia ou os apps e jogos não são usados por muito tempo.

Uma das maiores dúvidas dos usuários do sistema Android é saber se a quantidade maior de memória RAM realmente irá fazer diferença em seu uso diário, às vezes, um aparelho com mais ou menos memória RAM pode variar entre valores de R$200 ou um pouco mais ou um pouco menos, por isso, muitas pessoas querem descobrir se um investimento maior ou menor irá afetar a usabilidade do sistema como um todo.

Memória RAM Android 6.0

Em geral muita memória RAM realmente faz diferença em um smartphone Android, mas tudo depende de como você usa o seu aparelho, talvez memória RAM extra não trará benefícios para o seu tipo de uso.

Teoricamente podem falar números de aplicativos que podem ser abertos com uma quantidade de RAM, mas logicamente que o sistema usado e os aplicativos podem alterar esse valor para mais ou para menos, confira:

  • 2GB de memória RAM abre cerca de 25 aplicativos
  • 3GB de RAM mantem aberto cerca de 37 apps
  • 4GB de RAM consegue gerenciar cerca de 50 aplicativos ao mesmo tempo.

Como podemos ver, a memória RAM é usada para manter os aplicativos abertos mesmo quando não estão em uso, com eles na memória, você conseguirá alternar entre vários aplicativos sem que nenhum deles seja reiniciado e tenha que usar o processador para ser reaberto.

Quando o Zenfone 2 foi lançado com 4GB de memória RAM, falamos sobre o aparelho e em “Vídeo: ZenFone 2 de 4GB permite alternar entre 5 jogos sem reiniciar nenhum” mostramos o aparelho fazendo pleno uso de toda essa quantidade de memória.

Agora a Oukitel fez um vídeo próprio para mostrar que 4GB de memória RAM é mais do que suficiente para qualquer consumidor de smartphone, confira:

No vídeo podemos ver o Oukitel U15 abrindo 52 aplicativos diferentes, você pode notar que não existe travamento ou algo do tipo na abertura de cada app, essa marca é bem impressionante e revela como a memória precisa ser usada e não ficar livre como muitos usuários do sistema Android acreditam.

Com todos esses aplicativos abertos, será pouco provável que qualquer um deles tenha que ser reaberto, assim, você estará gastando pouca energia ao abrir um app que já foi aberto e ainda terá a vantagens de cada um deles abrirem rapidamente.

Em resumo, podemos falar que a memória RAM é muito importante e pode fazer uma enorme diferença para muitas pessoas que usam muitos aplicativos ao mesmo tempo, para as que usam poucos aplicativos por dia, a recomendação é ter um aparelho com no mínimo 2GB de RAM apenas para não ter travamentos e investir em smartphones com melhorias importantes para o seu uso, por exemplo, uma câmera melhor, a prova d’água, bateria maior e muito mais.

Lembrando que os mais rápidos aparelhos da China já chegam com 6GB de RAM como podemos ver em “AnTuTu revela os smartphones mais rápidos do mês de agosto, maioria ainda são da China e com Android” e que a Samsung já tem 8GB de memória RAM para smartphones e tablets, saiba mais detalhes em “Samsung anuncia memória RAM de 8GB para dispositivos móveis”.

Confira itens parecidos em nossa “Seção Curiosidades”.

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Linha Moto Z e Zenfone 3 a esperança de smartphones potentes e baratos para o Brasil

Nos últimos anos os smartphones e tablets sofreram um grande aumento de preço no mundo todo, no Brasil as coisas estão complicadas, temos aparelhos...

Além do LG G5 SE ser caro, seus itens modulares e acessórios possuem elevados valores

O LG G5 SE não era o smartphone que queríamos receber no Brasil, mas além de receber uma versão mais fraca, os consumidores ficaram...

Xiaomi vai sair do Brasil? O que a fabricante precisa para se consolidar no país?

Alguns rumores desde a semana passada falam um pouco da Xiaomi no Brasil e aparentemente tentaram mostrar algumas coisas que o público não consegue...

LG G5 e seus itens modulares, um novo mundo de possibilidades

Com certeza a maior inovação do LG G5 é ser um smartphone modular, isso significa que você poderá adicionar novos itens e capacidades ao...

Leitores de digitais são realmente seguros nos smartphones Android?

Nos últimos meses vários lançamentos estão chegando com sensores de impressão digital, mas será que os leitores de digitais são realmente seguros nos smartphones...

Interessantes para você

Curiosidades sobre o Motorola RAZR flexível: modo retro, eSim e mais

O Motorola RAZR foi anunciado oficialmente, telefone conta com tela flexível e muitas curiosidades, como o modo retro, apenas eSIM e muito...

Rede 5G chegará em duas formas, conheça os padrões 5G NSA e 5G SA

A nova rede 5G já está sendo disponibilizada em algumas regiões, mas chegará de duas formas, os padrões 5G NSA e 5S AS...

Descubra como entrar no jogo oculto do Android 10

O Android 10 já é uma realidade, está disponível para alguns aparelhos, mas ele tem um jogo oculto, saiba como ativar.

Curiosidades sobre o Dino: jogo off-line do navegador Chrome

O Chrome tem o jogo Dino, que pode ser jogado off-line, comemorando 10 anos do navegador, Google liberar algumas curiosidades sobre o game. Já falamos...

4 COMENTÁRIOS

  1. A única dúvida que ainda tenho e que eu quero comprar um fone com 3gb de ram tira minha dúvida quantos gigas vem livres por favor obrigado.

    • Wesley, fone de ouvido? Eles vem com armazenamento interno, memória que permite guardar seus arquivos e que é bem diferente da RAM, mas em todo caso, normalmente esses acessórios com 3GB de armazenamento interno deixam entre 2.5GB-2.7GB de espçao para ser utilizado pelo usuário.

  2. Bom dia Marcos! Acho que foi o único site que tinha as informações que eu queira.
    Eu tinha um iphone (ótimo celular, ótima interface, bateria não tão boa kkkk) e peguei um xiaomi 3gb de ram recentemente, estou adorando o celular só que estou com um problema.
    Eu abro um jogo, abro o navegador ou outro jogo e quando vou voltar para o jogo que está em segundo plano ele reinicia, isso é muito chato!!! Será que tem alguma solução pra isso? Não era pra estar acontecendo isso com 3gb de ram correto?

    vlw!

    • Boa tarde Felix, infelizmente isso depende da quantidade que o sistema utiliza de RAM, a quantidade que o jogo precisa, o navegador e assim por diante, tudo isso tem impacto no que você está falando, mas tudo indica que o jogo necessita de mais memória do que você tem livre, então é normal ele reiniciar quando você retorna para ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui