terça-feira, junho 2, 2020

Pesquisa revela que luz azul da tela pode até causar cegueira

A luz azul das telas, segundo pesquisa podem trazer consequências mais graves do que perder somente o sono, em casos graves pode até mesmo causa cegueira nos usuários.

Nos últimos anos com os telefones inteligentes sendo muito populares, a luz da tela começou a ser pesquisada, muitas dessas pesquisas revelaram que a luz azul traz até a perda do sono, mas novas revelações indicam que a situação é pior do que era imaginado inicialmente.

Agora uma equipe de pesquisa da Universidade de Toledo descobriu que a luz emitida pelas telas de telefones e monitores em geral é mais prejudicial do que outros estudos mostraram.

A pesquisa expõem que a luz azul, ainda mais no escuro, pode desencadear a produção de moléculas toxicas no interior das celulares fotorreceptoras do olho, o que leva a degeneração macular, ou visão turva e até em casos extremos a cegueira na parte central do campo visual.

Galaxy Note 9

Infelizmente quando o usuário fica olhando para uma tela com luz azul, algumas células do olho de forma automática é convertida em molécula tóxica, que no fim acaba matando as células dos fotorreceptores, que quando são mortas, não são regeneradas nunca mais.

Existem várias formas de evitar a morte dessas células, uma molécula chamada alfa-tocoferol impede a morte das células, mas infelizmente essa solução não é algo muito funcional em pessoas mais velhas, já que naturalmente os olhos já apresentam uma degeneração macular mais avançada em comparação com as pessoas mais novas.

De forma mais simples e rápida, a melhor proteção é usar óculos que filtram a cor azul das telas e monitores, ou ativar o modo de proteção para os olhos, que muitas vezes já vem de fabrica nos telefones e nos monitores, em ultimo caso, o melhor a se fazer é baixar um aplicativo para filtrar a cor azul da tela do Android e utilizar as telas apenas em lugares iluminados, já que no escuro a situação é ainda mais agravada.

Via: Techspot

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Imagem de papel de parede consegue fazer o Android reiniciar sem parar

O Android tem um problema com uma imagem de papel de parede, que faz o sistema reiniciar sem parar.

Google Sodar é a ferramenta RA para ajudar no distanciamento social na rua

Para ajudar no distanciamento social, o Google revela a ferramenta Sodar, que utiliza a tecnologia de realidade aumentada para essa tarefa.

Android 11 Beta tem lançamento adiado, ainda não tem nova data para acontecer

Google resolveu adiar o lançamento do Android 11 Beta, evento ainda não tem nova data para ser realizado. Planejado...

Xperia 1 II tem recurso que em jogos utiliza o carregador sem danificar a bateria

Novo Xperia 1 II conta com recurso que utilizar o carregador para rodar jogos e deixar a bateria sem danos ou perda...

Xiaomi irá lançar apenas telefones com 5G a partir de 2021

Fabricante revelou que todos os seus telefones Xiaomi terão a tecnologia 5G, deixando para trás o lançamento de modelos com 4G, isso...

Interessantes para você

Imagem de papel de parede consegue fazer o Android reiniciar sem parar

O Android tem um problema com uma imagem de papel de parede, que faz o sistema reiniciar sem parar.

Qualcomm revela seus chips com tecnologia Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2

Qualcomm revelou seus novos chips que irão trazer a tecnologia Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2 para seus próximos SoCs.

Xiaomi irá lançar apenas telefones com 5G a partir de 2021

Fabricante revelou que todos os seus telefones Xiaomi terão a tecnologia 5G, deixando para trás o lançamento de modelos com 4G, isso...

Android 10 tem 8.2% do mercado, versões antigas ainda são as mais utilizadas

Aos poucos o Android 10 vai aumentando sua participação no mercado, mas as versões anteriores do sistema ainda são as mais utilizadas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui