segunda-feira, maio 25, 2020

Permissão padrão do Android 6.0.1 ou superior pode ser usada para golpes e fraudes de todos os tipos

As permissões foram criadas para transformar os smartphones e tablets com o sistema Android mais seguros, mas uma delas pode ser usada para outros fins.

Permissão padrão do Android 6.0.1 ou superior pode ser usada para golpes e fraudes de todos os tipos, algo que não deveria acontecer, mas passou despercebido até o momento.

Quando o Android 6.0 Marshmallow foi lançado oficialmente um dos seus maiores destaques foram as novas permissões, elas deixam o sistema mais seguro contra todos os tipos de ameaças, já que o usuário precisa liberar cada permissão de forma manual.

Uma dessas permissões agora está causando uma falha de segurança para o sistema, no Android 6.0 o SYSTEM_ALERT_WINDOW está com sua permissão no modo manual, ou seja, o usuário precisa ativar quando achar que é necessário, mas por algum motivo, no Android 6.0.1 Marshmallow ou versões superiores o sistema chega com a permissão ativa de forma automática.

Android 6.0 Marshmallow permissão de aplicativos

Com essa ativação automática, muitos aplicativos mal-intencionados podem utilizar a permissão ativada para enganar os usuários enviando mensagens e até mesmo mostrando telas falsas.

Essa permissão pode em tese ser utilizada para exibir anúncios fraudulentos, golpes de phishing e janelas de sobreposição, que muitas vezes são utilizadas para coletar dados bancários nos smartphones.

A empresa Check Point que descobriu a falha, revela que que essa permissão ativa é utilizada por cerca de 74% dos ransomware, 57% dos Adware e por 14% de malwares especialmente desenvolvido para roubos bancários.

O Google está ciente dessa falha de segurança e que os usuários estão em perigo, mas a empresa fala que o Android O irá trazer a correção para esse tipo de problema, tudo será corrigido utilizando a nova permissão TYPE_APPLICATION_OVERLAY que é mais restritiva e consegue proteger o usuário nesses casos.

Android 6.0 Marshmallow permissão de aplicativos

Para se proteger, os usuários dos sistemas afetados precisam ficar mais esperto do que nunca no que baixam em seu Android, mesmo se os apps e games estão disponíveis na loja Google Play.

Em qualquer caso você poderá descobrir como se proteger melhor em “Conheça os recursos de segurança que estão disponíveis no Android”.

Via: CheckPoint

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Google Maps começará a mostrar lugares acessíveis para cadeirantes

Em sua nova atualização, Google Maps em alguns países começa a mostrar os lugares que estão acessíveis para cadeirantes ou para quem...

Android 11 irá informar melhor qual tipo de rede usuário está utilizando

Para deixar claro que rede o usuário está utilizando, o sistema Android 11 contará com informações mais destacada e eficiente.

Android TV com Chromecast integrado ganha reprodução de música em segundo plano

Nova atualização permite que aparelhos com Android TV que possuam Chromecast integrado possam reproduzir músicas em segundo plano. Para...

OnePlus desativará temporariamente filtro de raio-X no OnePlus 8 Pro

OnePlus revelou que estará desativando filtro de cor de raio-X na câmera do OnePlus 8 Pro, isso acontecerá depois de algumas polêmicas.

MIUI 12 terá recurso na câmera que clona pessoa no mesmo cenário

MIUI 12 em versão de teste já conta com recurso que permite clonar a mesma pessoa em um cenário, algo que será...

Interessantes para você

Xiaomi é acusada de violar privacidade dos usuários em seus telefones e apps

Pesquisadores acusam a Xiaomi de violar a privacidade dos usuários nos telefones e até em alguns apps. Nos últimos...

Cuidado com apps falsos para o Auxílio Emergencial, confira o oficial

Pessoas mal-intencionadas estão criando apps e site falsos do Auxílio Emergencial, confira os oficiais e não passe seus dados para quem não...

Patch de abril 2020 traz desbloqueio com os olhos abertos para Pixel 4 (XL)

A nova atualização de segurança desse mês está trazendo aos Pixel 4 e 4 XL o desbloqueio com os olhos abertos, algo...

Menu Privacidade do Android: Confira tudo o que você pode fazer

O Android 10 conta com um menu exclusivo para privacidade, agora iremos mostrar tudo o que você pode fazer com essa novidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui