segunda-feira, maio 25, 2020

Nova vulnerabilidade no Bluetooth afeta dispositivos Android

Foi descoberta uma nova falha no Bluetooth que atinge muitos aparelhos com o sistema Android.

Hoje em dia a tecnologia Bluetooth é muito utilizada para diversas tarefas como transferir arquivos, se conectar a outros dispositivos, por exemplo, para enviar áudio e muito mais.

Com tantas funções e recursos, uma vulnerabilidade na tecnologia preocupa muitas pessoas, ainda mais quando esse problema afeta vários dispositivos do mercado.

CERT que descobriu a nova vulnerabilidade no Bluetooth, ela afeta o Android e iOS, a falha está nos chips da marca Qualcomm, Intel e Broadcom, ou seja, em praticamente todos os dispositivos que estão sendo vendidos no mercado internacional.

Essa falha acontece no processo de criptografia de dados durante a transmissão de conteúdos para outro dispositivo. Durante o procedimento, não existe controle das chaves de criptografia, o que permite que um hacker que esteja no alcance da conexão consiga interceptar os dados que estão sendo trocado e acessar todas as informações, já que a chaves também estão inclusas na mesma conexão.

Bluetooth

Como falamos ao número de aparelhos afetados por esse novo problema é enorme, mas felizmente já existe uma solução para a vulnerabilidade do Bluetooth no Android e iOS.

Para os usuários ficarem seguros, basta ter as versões mais recente do sistema para o iOS, já no Android, você precisa ter o patch de segurança de junho ou superior, já que ele tem a correção para o problema.

Se você ainda não está utilizando a versão mais recente do sistema e nem tem o patch mais atual de segurança, a dica é ter um cuidado maior quando for compartilhar seus arquivos via Bluetooth, utilizando a tecnologia apenas com outros aparelhos confiáveis e em lugares que você conhece e que possivelmente não terá um hacker para acessar seu conteúdo.

A falha atinge até mesmo o novo Bluetooth 5, por isso, a atualização é mais do que necessária para manter todos os aparelhos protegidos da vulnerabilidade.

Via: Cert

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Google Maps começará a mostrar lugares acessíveis para cadeirantes

Em sua nova atualização, Google Maps em alguns países começa a mostrar os lugares que estão acessíveis para cadeirantes ou para quem...

Android 11 irá informar melhor qual tipo de rede usuário está utilizando

Para deixar claro que rede o usuário está utilizando, o sistema Android 11 contará com informações mais destacada e eficiente.

Android TV com Chromecast integrado ganha reprodução de música em segundo plano

Nova atualização permite que aparelhos com Android TV que possuam Chromecast integrado possam reproduzir músicas em segundo plano. Para...

OnePlus desativará temporariamente filtro de raio-X no OnePlus 8 Pro

OnePlus revelou que estará desativando filtro de cor de raio-X na câmera do OnePlus 8 Pro, isso acontecerá depois de algumas polêmicas.

MIUI 12 terá recurso na câmera que clona pessoa no mesmo cenário

MIUI 12 em versão de teste já conta com recurso que permite clonar a mesma pessoa em um cenário, algo que será...

Interessantes para você

Xiaomi é acusada de violar privacidade dos usuários em seus telefones e apps

Pesquisadores acusam a Xiaomi de violar a privacidade dos usuários nos telefones e até em alguns apps. Nos últimos...

Cuidado com apps falsos para o Auxílio Emergencial, confira o oficial

Pessoas mal-intencionadas estão criando apps e site falsos do Auxílio Emergencial, confira os oficiais e não passe seus dados para quem não...

Patch de abril 2020 traz desbloqueio com os olhos abertos para Pixel 4 (XL)

A nova atualização de segurança desse mês está trazendo aos Pixel 4 e 4 XL o desbloqueio com os olhos abertos, algo...

Menu Privacidade do Android: Confira tudo o que você pode fazer

O Android 10 conta com um menu exclusivo para privacidade, agora iremos mostrar tudo o que você pode fazer com essa novidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui