NFC: saiba tudo sobre essa tecnologia

NFC é uma tecnologia bem atual, então iremos falar um pouco sobre, o que podemos fazer, seus principais usos e muito mais.

A tecnologia começou a ganhar destaque nos smartphones graças ao Android 4.0 Ice Cream Sandwich, que foi o primeiro sistema Android a trazer suporte para esse recurso.

Claro que a partir de então, a tecnologia recebeu muitas novas funções e habilidades, assim expande a sua capacidade para diferentes tipos de tarefas.

O que é NFC?

O NFC é conhecido como Near-Field Communication, em português, significa Comunicação por Campo de Proximidade.

Como o NFC se desenvolveu nos últimos anos

Inicialmente o NFC no sistema Android chegou com dois propósitos, o primeiro era compartilhamento, sendo possível compartilhar páginas na internet, contatos, aplicativos, áudio e vídeo.

Mas logo chegaram as tags NFC, que permitem programar funções para o telefone realizar quando é lida, dessa forma, por exemplo, você pode programar uma tag para ligar o Wi-Fi e ligar o Bluetooth em sua casa e outra para desligar o Wi-Fi, o Bluetooth e ligar a rede do telefone, aí basta aproximar seu telefone nessa tag para que essas funções sejam realizadas automaticamente.

Logo depois, o NFC começou a chegar aos acessórios, que agora permitem uma rápida conexão, em um fone sem fio com a tecnologia, você só precisa encostar o seu telefone no fone para que a conexão seja feita corretamente.

Com o tempo, a tecnologia começou a ser integrada até mesmo em bilhetes de ônibus e em crachá de funcionários e muito mais.

Mas a tecnologia realmente começou a se destacar quando foi incorporada como uma forma de pagamento, hoje em dia você pode cadastrar cartões no Google Play, e utilizar o seu celular para realizar o pagamento por aproximação, atualmente alguns cartões de credito também contam com essa tecnologia, o que permite apenas aproximar o cartão da máquina de pagamento para finalizar a compra.

Principais usos do NFC atualmente

Em 2020, o NFC está mais em alta do que nunca, a tecnologia é um sucesso para realizar pagamento por aproximação, todo mundo está interessado em utilizar o smartphone para pagar de forma rápida e simples nas lojas físicas, e o melhor, não é preciso levar nenhum dos cartões, já que eles estarão cadastrados no telefone.

Mas normalmente muitas pessoas utilizam a tecnologia e nem sabem, um grande exemplo, são os bilhetes dos ônibus, que possuem NFC e que realizam o pagamento da passagem apenas aproximando o cartão na máquina de cobrança do veículo.

Cartões de crédito mais recentes também possuem a tecnologia integrada, permitindo apenas encostar o cartão na máquina de pagamento para conseguir finalizar a comprar de forma rápida e segura.

Onde encontramos a tecnologia NFC?

NFC utilizações

Com muitos usos diferentes, a tecnologia pode ser incorporada praticamente em qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Iremos encontrar a tecnologia NFC nos telefones com o sistema Android, tablets, pulseiras inteligentes, relógios inteligentes, cartões de ônibus, crachás de funcionários e até mesmo em alguns lugares como museus, que contam com a tecnologia para mostrar maiores informações de cada item que está em exposição.

Mas as empresas podem acrescentar essa tecnologia em qualquer lugar e dispositivos que realmente podem trazer benefícios, o céu é o limite para a criatividade e tipos de uso.

Como usar o NFC?

Xiaomi Mi Band 4

O uso é extremamente simples, você só precisar encostar um dispositivo NFC em outro compatível.

Se forem dois telefones, o conteúdo da tela será compartilhado, se for um celular e uma máquina, o pagamento será realizado, o mesmo acontece com um bilhete de viagem ou cartão de credito, que ao aproximar em uma máquina, a compra é realizada.

A tecnologia pode tecnicamente funcionar em até 10cm de distância, mas normalmente o alcance não passa de 5cm, o que permite que a tecnologia seja ainda mais segura, já que dificilmente terá outro dispositivo nessa curta distância.

Quais os serviços de pagamento por aproximação mais conhecidos para o Android?

No sistema Android podemos facilmente destacar dois serviços que a maioria dos usuários estão utilizando.

O primeiro é o Google Pay (antigo Android Pay), que é o serviço de pagamento do próprio Google, ele é utilizado para realizar compras virtuais e claro, em compras físicas, com os cartões compatíveis, os usuários podem realizar pagamento por aproximação de forma extremamente rápida.

Google Pay

O segundo é o Samsung Pay, como o nome já indica, é o sistema de pagamento que acompanha os dispositivos Android da Samsung, depois de cadastrar os cartões, os usuários podem realizar pagamentos por aproximação em milhares de lojas no Brasil e no mundo.

Claro que temos muitos outros serviços que utilizam o pagamento por aproximação (as fabricantes possuem um), mas para o Android, esses dois são os mais conhecidos.

Quais celulares e dispositivos Android possuem NFC?

Redmi Note 8T

Infelizmente é impossível fazer uma lista com todos os aparelhos com Android que possuem NFC.

O melhor a se fazer é ir no site da fabricante de sua região e verificar, muitos aparelhos chegam com a tecnologia em um lugar e em outro não, um grande exemplo é o Moto G8 Plus, que no Brasil não tem NFC, mas a tecnologia está disponível no modelo vendido em outros lugares.

Então sempre verifique no site da fabricante em seu país para ter certeza que o dispositivo que quer adquirir realmente tem o NFC disponível no modelo que está sendo vendido na sua região.

Resumo

A tecnologia NFC começou bem tímida nos smartphones, mas atualmente é utilizada principalmente para realizar pagamento por aproximação.

Muitos itens utilizam a tecnologia de diferentes formas, o que faz com que mais empresas utilizem o recurso e tragam o NFC como um diferencial nos aparelhos mais atuais.

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

1 COMENTÁRIO

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui