Nexus é vulnerável a ataques SMS DOS, mas isso não oferece muito perigo

Marcos Gonçalves da Silva 2 de dezembro de 2013
Atualizado ter/08/18 em 7:38 PM
Alerta de emergência Android Barsil

[vimeo id=”80539057″]Os aparelhos Nexus ultimamente vem apresentando vários problemas tanto de desempenho como em segurança, um pesquisador descobriu que os Nexus são vulneráveis a ataques SMS DOS.

Para quem não conhece um ataque DOS é um ataque de negação de serviço, esse ataque é feito para tornar os recursos do sistemas indisponíveis para seus usuários e não é uma forma de invasão, em resumo o ataque tem o objetivo de fazer seu aparelho reiniciar ou da possibilidade de obstruir a comunicação com o sistema.

O ataque a linha Nexus acontece através da SMS de emergência, o SMS de emergência é aquele SMS que a operadora pode mandar alertas de emergências em situações de risco.

Mesmo sendo um SMS ele não chega a fica guardado nas suas mensagens ele só aparece na tela principal, mas um pesquisador descobriu que esse SMS pode simplesmente reiniciar seu Nexus e até mesmo perde a conexão de dados.

Alerta de emergência Android Barsil

No caso de reiniciar o aparelho o problema só aparece se seu SIM possui chip para desbloquear o uso, ao reiniciar será preciso colocar o código novamente, mas como você pode nem ver seu Nexus reiniciando pode ficar com o aparelho sem rede por um bom tempo.

Em relação ao outro problema de conexão de dados o resultado é que você não poderá acessar a internet e para recuperar o acesso é necessário reiniciar o aparelho.

Esses são os dois problemas que o ataque DOS SMS pode causar na linha Nexus, o problema maior nesse caso é o Google que já foi avisado desse problema desde antes do lançamento do Android 4.3 e mesmo com o novo Android 4.4 o problema ainda não foi resolvido.

O problema só afeta o Android 4.0 ou superior, mas somente a linha Nexus é afetada, foram feitos teste em 20 aparelhos das diversas fabricantes e nenhum deles apresentam esse problema.

Agora mais uma vez o Google promete corrigir esse problema e os muitos outros que o Android 4.4 conseguiu trazer ao sistema Android.

Via: PCWorld e Wikipédia

Tag
Compartilhe o artigo
Siga-nos
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.