terça-feira, maio 26, 2020

Malware DrainerBot drena dados e recursos e estava na loja do Android

Google removeu apps e games que estavam com o malware DrainerBot, que consegue drenar dados e recursos de aparelhos Android.

A nova ameaça para os usuários Android foram descoberta pelos pesquisadores da Oracle, que conseguiram identificar que o malware estava ativo em aplicativos que até mesmo estavam sendo muito baixado.

O malware DrainerBot foi descoberto em cinco aplicativos diferentes, cada um de desenvolvedores diferentes e com finalidades bem distintas uma da outra.

Os aplicativos que estão infectados com o DrainerBot  são:

  • Perfect365
  • VertexClub
  • Draw Clash of Clans
  • Touch ‘n’ Beat – Cinema
  • Solitaire: 4 Seasons.

Curiosamente quase todos os aplicativos e jogos foram removidos da loja do Android (Google Play), menos o Solitaire: 4 Seasons, o único que ainda continua disponível para ser baixado.

Juntos, todos esses aplicativos conseguiram mais de 10 milhões de download, então muitas pessoas foram afetadas e talvez nunca nem notaram que existia algo de errado.

O DrainerBot ao infectar os aparelhos Android consegue realizar uma fraude de publicidade, o malware faz o download de vídeos para gerar receita por exibições falsas.

Malware Android

Como primeiro sintoma do ataque do DrainerBot, o aplicativo que o malware está instalado começa a gastar uma grande quantidade de dados, o que para os usuários que utilizam a rede da operadora e possuem limites baixos, pode trazer uma conta de internet mais alta do que a tradicional.

Outro ponto do DrainerBot é que ele utiliza muito o hardware do aparelho, o que gera superaquecimento e uma duração de bateria menor sem que o usuário nem tenha utilizado o telefone.

Ao utilizar muito o hardware do aparelho, os usuários afetados pelo malware DrainerBot também sofrem com lentidão em muitas tarefas simples.

Todos os aplicativos listrados utilizam TapCore SDK, que é de uma empresa da Holanda que ajuda desenvolvedores a monetizar versões piratas de seus aplicativos. Sem saber o que realmente está acontecendo, a empresa já revelou que está investigando se o malware está sendo enviado diretamente da sua rede sem o seu conhecimento.

Para descobrir se você é afetado pelo DrainerBot é algo muito simples, basta ficar de olho em seu consumo de internet, assim que visualizar alguma aplicação que está consumindo dados demais sem ser utilizado, é uma grande chance que ele tenha o DrainerBot ou outro malware parecido.

De qualquer forma, ainda indicamos que siga nossas dicas de segurança para manter o Android e seus dados mais seguros.

Via: Arstechnica

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Google Maps começará a mostrar lugares acessíveis para cadeirantes

Em sua nova atualização, Google Maps em alguns países começa a mostrar os lugares que estão acessíveis para cadeirantes ou para quem...

Android 11 irá informar melhor qual tipo de rede usuário está utilizando

Para deixar claro que rede o usuário está utilizando, o sistema Android 11 contará com informações mais destacada e eficiente.

Android TV com Chromecast integrado ganha reprodução de música em segundo plano

Nova atualização permite que aparelhos com Android TV que possuam Chromecast integrado possam reproduzir músicas em segundo plano. Para...

OnePlus desativará temporariamente filtro de raio-X no OnePlus 8 Pro

OnePlus revelou que estará desativando filtro de cor de raio-X na câmera do OnePlus 8 Pro, isso acontecerá depois de algumas polêmicas.

MIUI 12 terá recurso na câmera que clona pessoa no mesmo cenário

MIUI 12 em versão de teste já conta com recurso que permite clonar a mesma pessoa em um cenário, algo que será...

Interessantes para você

Xiaomi é acusada de violar privacidade dos usuários em seus telefones e apps

Pesquisadores acusam a Xiaomi de violar a privacidade dos usuários nos telefones e até em alguns apps. Nos últimos...

Cuidado com apps falsos para o Auxílio Emergencial, confira o oficial

Pessoas mal-intencionadas estão criando apps e site falsos do Auxílio Emergencial, confira os oficiais e não passe seus dados para quem não...

Patch de abril 2020 traz desbloqueio com os olhos abertos para Pixel 4 (XL)

A nova atualização de segurança desse mês está trazendo aos Pixel 4 e 4 XL o desbloqueio com os olhos abertos, algo...

Menu Privacidade do Android: Confira tudo o que você pode fazer

O Android 10 conta com um menu exclusivo para privacidade, agora iremos mostrar tudo o que você pode fazer com essa novidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui