A Huawei não quer perder tempo, que mais aplicativos em sua loja e seu sistema pode estar sendo testado pela Xiaomi, Oppo e outras fabricantes chinesas nesse momento.

Sabemos que a Huawei tem um pouco menos que três meses para ficar proibida de fazer comércio com as empresas nos EUA, por isso, a fabricante já está trabalhando em um plano B caso seja necessário.

Loja AppGallery querendo atrair mais desenvolvedores

A primeira parte do seu plano é atrair mais desenvolvedores para a sua loja, conhecida como AppGallery, o aplicativo é uma loja alternativa criada pela própria fabricante.

Se a proibição dos EUA não acabar, o Google terá que impedir a Huawei de utilizar a loja Google Play e outros serviços, então a fabricante já está começando a investir para melhorar a sua própria loja.

Huawei App Gallery

Para se tornar uma verdadeira alternativa a loja Google Play, AppGallery precisa de mais apps e suporte de um número maior de desenvolvedores.

Pensando nisso, a Huawei já está entrando em contato com diversos desenvolvedores, a intenção é convencer que a loja AppGallery é um ótimo lugar para publicar seus jogos e apps.

Como a Huawei é a segunda maior fabricante de telefones do mundo, com certeza é uma ideia excelente para os desenvolvedores colocarem seus apps e games na loja da Huawei e assim conseguirem um pouco a mais de renda.

Assim no futuro, com ou sem o bloqueio dos EUA, a Huawei contará com sua loja AppGallery muito forte, principalmente na China que a loja Google Play não é tão importante e os aparelhos não chegam com ela instalada de fábrica.

Sistema Hongmeng OS

A segunda parte do plano da fabricante é o Hongmeng OS, que pode ser o nome oficial do sistema que a Huawei está desenvolvendo, ele será compatível com o Android e deverá ser o padrão para dispositivos da fabricante na China, mas caso a proibição dos EUA seja para sempre, o Hongmeng OS pode chegar ao restante do mundo com o nome de ARK OS.

De qualquer forma, rumores indicam que a Xiaomi, Oppo e outras fabricantes chinesas estão testando o Hongmeng OS nesse momento, algo que não era esperado por ninguém.

Se for verdade, seria praticamente uma união das fabricantes chinesas apostando apenas em um sistema para a China, o que seria bem eficiente para todos que moram na região, já que as fabricantes não iriam precisar especificamente do Google para liberar atualizações, acrescentar melhorias e modificações.

Huawei Logo

Claro que a Xiaomi, Oppo e outras fabricantes chinesas testando o Hongmeng OS não significa nada nesse momento, mas ele poderia ser um grande desafio para o Google, que encontraria um sistema compatível e concorrente do Android na China, e até quem sabe internacionalmente se ele chegar em aparelhos que são vendidos mundialmente.

Se os rumores estão certos, as fabricantes chinesas testando o Hongmeng OS pode indicar que se as coisas não saírem como esperado entre os EUA e China, a própria China pode banir o sistema Android e obrigar as fabricantes utilizarem o sistema da Huawei ou uma alternativa, claro que isso é somente a nossa opinião e não existe nada que indique que isso acontecerá nesse momento.

Por fim, a história Huawei e EUA só deve ter um final de verdade na conferência do G20, nesse encontro os EUA e China devem anunciar um acordo de comércio o que envolve a Huawei ou simplesmente não terá nenhum acordo e a Huawei terá que prosseguir com seu plano B para não ficar fora do mercado.

Via: Xda e Twitter

Compre smartphones e celulares na Amazon

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here