Aprimoramentos de segurança no Android foram melhorados em vários setores, o que permitirá usuários terem maior segurança durante o uso.
Proteção de autenticação, ferramentas de recuperação aprimoradas e proteção proativa ativada por padrão.
Cada um desses setores está recebendo novidades e/ou estão sendo liberado para mais pessoas no mundo todo.
Proteções de autenticação estão mais fortes
Para o Android 16 ou mais recente, o Google revelou aprimoramentos na proteção de autenticação dos usuários.

A primeira novidade é nas falhas de autenticação, o Android 15 trouxe o Bloqueio por falha na autenticação, que bloqueia a tela do aparelho depois de muitas tentativas erradas de desbloqueio, agora os usuários ganham a capacidade de ativar ou desativar essa opção quando quiser.
As tentativas de adivinhar o bloqueio da tela também está melhor, agora irá apresentar maior tempo entre os bloqueios, além disso, conta com proteção contra criança, em que senhas idênticas não contam mais no limite de tentativas máximas.
Confirmação de identidade que estreou no Android 15, agora em sua versão mais recente traz suporte para aplicativos bancários, gerenciador de senha do Google e outros terão esse benefício automaticamente, o que aumenta a segurança em geral.
Bloqueio remoto está mais seguro
No Android 10 ou mais recente, os usuários podem a qualquer momento utilizarem o Bloqueio remoto para encontrar e bloquear os seus dispositivos, algo que pode ser feito em outro aparelho ou na internet.
Novidade é a chegada de uma pergunta como forma opcional de confirmar a sua identidade, os usuários podem selecionar a pergunta, colocar a resposta, depois de configurada, basta sempre colocar a resposta certa para conseguir acessar o recurso.
Proteção contra roubo ativada no Brasil por padrão

O Google já tinha sido revelado, mas agora a empresa lembra novamente que a proteção contra roubo no Brasil é ativada por padrão em dispositivos que são ativados, não importa se são novos ou apenas passaram uma restauração de fábrica.
Duas proteções são ativadas por padrão, a primeira é a Bloqueio de detecção de roubo, que utiliza a IA para detectar movimentos que possam ser parecidos com alguém pegando o telefone e saindo correndo, quando isso acontece, a tela é bloqueada automaticamente, assim evita que o ladrão tenha acesso aos seus itens, mesmo se o celular estava desbloqueado no momento do roubo.
O segundo é o Bloqueio remoto está ativado sem precisar fazer nada, então quando for roubado ou furtado, conseguirá encontrar o smartphone a qualquer momento.
Com esses e outros recursos, a proteção do Android começa antes, durante e depois de roubo e furto, aumentando as chances de bloquear o aparelho e não permitir o acesso aos seus aplicativos e dados.
Fonte: Blog Google




Deixe um comentário