terça-feira, julho 14, 2020

Google Maps em breve poderá utilizar câmera e realidade aumentada

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em testes, Google Maps apresenta recursos de realidade aumentada e de utilizar a câmera para um posicionamento de forma mais precisa.

Quando falamos de mapas, o Google Maps é um dos melhores para smartphones, ele possui recursos off-line e permite até mesmo a utilização da rede para funções como trânsito em tempo real, previsão do tempo, radares e muito mais.

Google está revelando duas novidades para o aplicativo que chegarão no futuro, a primeira é que o Google Maps terá realidade aumentada e a segunda é que irá utilizar a câmera para melhorar posicionamento.

Os dois novos recursos ainda estão em fase de teste, por isso, não possuem data oficial para ser lançado para todos e nem confirmação que serão realmente liberados no futuro.

Google Maps Realidade Aumentada

Google Maps com realidade aumentada

Alguns usuários já estão testando a realidade aumentada no Google Maps, o recurso foi liberado para algumas pessoas, por isso, nem todo mundo tem acesso a novidade.

A realidade aumentada no Google Maps parece ser bem interessante, o recurso irá utilizar a câmera para indicar ao usuário o caminho que precisa ser percorrido.

Google Maps com realidade aumentada
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a inicialização de navegação AR (realidade aumentada) os usuários do Google Maps irão enxergar duas parte diferentes na tela, a superior irá mostra o que a câmera vê, indicando o caminho que o usuário precisa percorrer com ajuda de setas e outras informações, já na parte inferior da tela teremos o mapa tradicional que te dará uma visão mais ampla.

Com a realidade aumentada no Google Maps o usuário terá dicas visuais mais diretas, assim ajudando muito se estiver a pé.

Google Maps Câmera para melhorar posicionamento


O novo recurso também começou seus testes há poucos dias, então poucos usuários tem a capacidade de utilizar essa novidade.

Utilizar a câmera para melhorar o posicionamento no Google Maps é praticamente um jogada de mestre do aplicativo, que conseguirá descobrir o local atual do usuário apenas visualizando o ambiente ao redor.

Funciona assim, o usuário está no meio da rua, basta ativar o recurso da câmera para que o Google Maps consiga identificar locais mais conhecidos e melhorar o seu posicionamento.

As imagens são visualizadas pela inteligência artificial, ela irá combinar com as fotos que estão disponíveis no Street View e assim conseguirá um posicionamento mais preciso do usuário.

Resumo

Os dois recursos são bastantes interessantes, eles utilizam a câmera e a realidade aumentada para melhorar a experiência dos usuários, o que no final traz novas possibilidades para todos.

Como falamos, os recursos estão no momento em fase de teste, isso significa que essas duas novidades podem ou não chegar ao Google Maps tradicional, mas tudo irá depender dos resultados alcançados.

Via: Google e WSJ

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Google Meet é um sucesso em vídeochamadas, mais de 100 milhões de downloads

Google Meet conseguiu superar a marca de 100 milhões de download, sendo um sucesso entre os aplicativos de vídeochamadas no sistema Android.

Security, aplicativo de segurança e otimização da Xiaomi chega na Google Play

Xiaomi lançou seu aplicativo Security na loja Google Play, app é para a segurança e otimização do sistema em geral.

Confira as novidades do Google Fotos, Mapas, YouTube e Telefone

Google liberou de uma só vez várias novidades para os aplicativos Fotos, Mapas, YouTube e Telefone no sistema Android.

Netflix para Android agora permite remover itens de continuar assistindo

Netflix atualizou no Android e traz recurso que permite remover filmes e séries de “Continuar assistindo”. Esse novo recurso...

Antivírus Microsoft Defender chega ao sistema Android

Microsoft revelou que o Microsoft Defender, antivírus da empresa, está chegando ao sistema Android, inicialmente em fase de teste e apenas para...

Interessantes para você

Depth API chega e traz mais realismo para a realidade aumentada no Android

Google revelou que Depth API está disponível no Android, novidade chega para trazer mais realismo para a tecnologia de realidade aumentada do...

Confira as novidades do Google Fotos, Mapas, YouTube e Telefone

Google liberou de uma só vez várias novidades para os aplicativos Fotos, Mapas, YouTube e Telefone no sistema Android.

Realidade aumentada chega em mais 21 aparelhos com Android

Google revelou que mais 21 novos aparelhos agora podem utilizar a realidade aumentada no sistema Android. No ano passado...

Google Sodar é a ferramenta RA para ajudar no distanciamento social na rua

Para ajudar no distanciamento social, o Google revela a ferramenta Sodar, que utiliza a tecnologia de realidade aumentada para essa tarefa.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui